Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Redes Sociais Diego Bini

Vantagens e desvantagens das redes sociais

Você conhece as vantagens e desvantagens das redes sociais? É provável que sim. Afinal se você tiver mais de 18 anos, provavelmente já passou algum tempo em pelo menos uma delas.

Na verdade, é possível que tenha passado mais do que só “algum tempo” nelas. Afinal, o Brasil é o segundo país do mundo que passa mais tempo na redes sociais.

Isso significa, claro, que somos um dos países do mundo que mais sente na pele as vantagens e desvantagens das redes sociais. Isso é positivo, claro, mas também tem seu lado negativo.

E aí, quer saber quais são as vantagens e desvantagens das redes sociais? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Quais as principais vantagens e desvantagens das redes sociais?

Para organizar bem este artigo, vamos listar primeiros as vantagens das redes e depois as desvantagens. Para ser justos, pegamos 4 de cada uma e deixamos você fazer sua decisão no fim, ok?

Então veja abaixo!

Vantagens

Começando pelas vantagens das redes sociais, confira uma lista com 4 grandes benefícios delas!

Comunicação rápida

Uma das grandes vantagens de estar nas redes sociais é o benefício de poder interagir quase que instantaneamente com as pessoas. Isso faz com que você não precisa aguardar muito tempo para poder conversar com quem quer falar.

Em situações de risco ou acidentes, por exemplo, isso pode ser muito útil. Basta ver a recente passagem de um ciclone-bomba pelo Sul do país. Com a Internet, as pessoas puderam confirmar sua segurança praticamente em tempo real.

Interação com os amigos

O Facebook tem 127 milhões de usuários ativos no Brasil. Isso significa que mais de metade da população brasileira está lá. Ou seja: as chances de encontrar um amigo é muito alta.

Todos nós sabemos que a vida adulta nos afasta das amizades por causa dos nossos compromissos. É preciso estudar, trabalhar, cuidar dos filhos… eventualmente acaba o tempo para sair com os amigos e colegas.

No entanto, as redes sociais permite algum tipo de interação com as pessoas e você pode voltar a conversar com aqueles amigos de quem sente falta.

Conhecer novas pessoas

Além de rever antigos amigos, as redes sociais permitem que você conheça novas pessoas. Aliás, não só pessoas próximas, mas inclusive gente de outros estados ou países que você nunca conheceria se não fosse pelas redes.

Isso permite que o seu leque de opções de amizade seja muito maior e mais profundo do que antigamente, quando se era “forçado” a fazer amizade com as pessoas mais próximas.

Se manter informado e entretido

Por fim, podemos citar como uma das vantagens das redes sociais o fato de que é possível se manter informado e entretido por elas. Basta ver a força política que as redes ganharam nos últimos anos.

É verdade que há muito material falso (falaremos sobre isso em breve), mas antes as pessoas se importavam muito pouco com política e o estado do país. Hoje, pelo bem ou pelo mal, se importam muito mais pela facilidade do acesso à informação.

Desvantagens

Agora, listaremos 4 desvantagens do uso das redes sociais. Siga para ver!

Procrastinação

O primeiro grande problema das redes sociais é o fato delas estimularem a procrastinação das pessoas. Basicamente, as redes são montadas de modo a manter os usuários nela o tempo todo.

É só olhar para você mesmo: quantas vezes você se viu rodando a tela do feed no Instagram ou Facebook por longos minutos sem perceber?

Por causa disso, a produtividade das pessoas cai drasticamente. Isso tem efeitos negativos no trabalho, mas também na vida pessoal.

Proliferação de notícias falsas

Pergunte para qualquer pessoa, de qualquer lado político ou crença social, qual é o principal problema das redes sociais e há grandes chances dela responder que são as notícias falsas. Afinal, é fato de que elas se proliferam bastante pelas plataformas.

Também é verdade que o Facebook e o Twitter estão se esforçando para mudar isso mas, no momento, os resultados não têm sido animadores.

Aumento do estresse

As redes sociais sempre tiveram um impacto muito grande na nossa percepção pessoal. Afinal, elas são uma espécie de exposição pública de todos nós.

Por isso, é normal que elas aumentem o estresse das pessoas. Estamos constantemente sendo expostos e também tendo de ver a exposição de outros.

Isso mexe com a ansiedade, mas também faz com que tenhamos de nos confrontar com ideias diferentes e isso tudo causa muito estresse.

Falta de privacidade e segurança

Por fim, as redes sociais se destacam negativamente pela falta de privacidade e segurança. Hoje em dia, é normal notícias de invasões de perfis, de pessoas que perseguiram outras na vida real ou de gente que conseguiu clonar o Direct do Instagram do parceiro ou parceira.

Essas são as principais vantagens e desvantagens das redes sociais. Como dá para ver, elas tem sim pontos bem positivos, mas alguns aspectos bem prejudiciais. Por isso, é importante levar tudo isso em consideração antes de decidir participar nelas ou não.

Sentiu que ficou faltando alguma coisa? Então conte pra gente uma desvantagem ou vantagem das redes sociais

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.