Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Wordpress Diego Bini

WordPress vs Blogger: Qual a melhor plataforma para construir um blog

Se a sua intenção é criar um blog, provavelmente você deve estar neste dilema, em qual plataforma vou construir o meu site: WordPress ou Blogger? Qual a melhor? Quais são os benefícios de cada uma?

Está buscando por essas respostas? Então, prepare-se vamos te falar de cada uma e mostrar as vantagens e desvantagens e assim, será  possível definir qual atende melhor sua necessidade.

Já faz algum tempo que o mundo da blogosfera dominou a internet, e vai muito além de uma rede social. No mercado há uma variedade de espaços voltados para diversos nichos, desde de assuntos mais complexos, à blogs com objetivos de gerar vendas.

Independente do seu nicho e do seu objetivo, o seu negócio precisa de um blog, para apresentar o seu produto e conquistar clientes. E no campo profissional você pode utilizar como portfólio e inserir os seus trabalhos, e mostrar para os seus clientes ou futuro empregador suas habilidades com escrita.

No mercado, há uma variedade de plataformas que disponibilizam o serviço de hospedagem e domínio para você construir o seu blog, cada uma apresenta preços variados, e promete inúmeras vantagens.

No entanto, fica difícil mesmo escolher qual é a melhor, afinal todas elas prometem oferecer o melhor serviço, e garantias que ficamos perdidos, mas, no final das contas, o WordPress e o Blogger, são as mais utilizadas e citadas nos mecanismos de busca.

E isso se deve claro a credibilidade que ambas conquistaram no mercado, a facilidade de uso, o gerenciamento, desempenho, segurança e personalização. Mas, quem vai decidir quem ganha esta batalha WordPress vs Blogger é você, até porque eu tenho certeza que uma das duas vai oferecer as vantagens que se encaixa no seu perfil.

Blogger ou WordPress

Algo que agrega muito ao Blogger é o fato dela pertencer ao Google  e possuir uma ferramenta simples que permite o usuário criar o blog em poucos segundos, e já começar a criar posts. A sua configuração pode ser feita em poucos minutos, sem custo algum para o usuário.

O WordPress apresenta um sistema de gerenciamento de conteúdo, e isso é uma vantagem em relação ao Blogger. Ela apresenta duas modalidades que permite a criação de blogs gratuitos e planos premium, chamado de “hosted” com a possibilidade de utilizar ferramentas adicionais para instalar no seu blog.

Se você não quer investir no momento em uma plataforma, o mais recomendado é utilizar o Blogger, uma vez que ele tem a hospedagem gratuita. No entanto, ele é limitado em relação a alguns recursos.

O WordPress é para quem está disposto a fazer um investimento e ter uma hospedagem profissional, e bem mais completa. Nas duas modalidades utilizadas pela plataforma existem várias diferenças que deve ser analisadas. No entanto, a versão gratuita dela (wordpress.com) não é igual a do Google, em razão que ela oferece um serviço bem limitado.

No segundo plano (wordpress.org) o blogueiro iniciante terá que fazer uma conta e precisará de um domínio e hospedagem, e para obter isso será preciso pagar.

Vantagens e desvantagens

Blogger

  • Ele é gratuito;
  • O usuário encontra facilidade para utilizar as ferramentas gratuitas disponíveis para instalar;
  • Não fica sobrecarregado, devido a quantidade de acessos simultâneos;
  • A versão gratuita disponibiliza uma extensão blogspot;
  • Os templates podem ser modificados;
  • Ele tem uma grande vantagem de pertencer ao Google, e está integrado ao Google Adsense.
  • No aspecto de otimização nos mecanismos de busca, essa é outra vantagem que vale pensar;
  • Com a otimização e estar integrado ao Google Adsense, favorece a monetização do blog. E vamos analisar o seguinte, blog gratuito que possa gerar monetização é apenas o Blogger.

Desvantagens

  • Se você por algum motivo apagar um post, pode esquecer ele. Afinal de contas, o Blogger não oferece uma pasta de lixeira, e não consegue recuperar;
  • Os templates são gratuitos, no entanto, são bem limitados e simples, para quem procura um layout mais profissional não vai encontrar.

WordPress

Vantagens

  • Se a sua intenção é criar um blog mais profissional saiba que o serviço wordpress.org é a melhor opção;
  • O WordPress.org oferece várias opções de ferramentas, e isso vai deixar seu blog mais personalizado;
  • Inclusive você pode criar sites mais profissionais, e lojas virtuais dentro da plataforma;
  • É possível escolher entre vários temas recomendados, muitos deles totalmente gratuitos e muito profissionais
  • Lembrando que mesmo com template gratuito, você pode fazer modificações e deixar mais personalizado, não correndo o risco de encontrar outro site com a mesma identidade visual;
  • O usuário sentirá a facilidade para utilizar os plugins;
  • Esse ponto é o que todo blogueiro quer ouvir, ele tem uma excelente otimização;
  • Além dessa vantagem, existe a segurança contra invasão, ou se por algum motivo seu blog sair do ar, rapidamente você consegue resolver o problema.

Desvantagens

  • Para utilizar você precisa contratar uma hospedagem
  • E para você conseguir configurar, encontrará dificuldade, uma vez que ele exige um certo conhecimento técnico, pelo menos básico. Provavelmente você precisará de uma ajuda, caso não domine o assunto;
  • Para muitas funções será necessário instalar plugins e isso pode deixar o seu site pesado.
  • Lembra que citamos que ele pode cair e ficar fora do ar? Sim, isso pode acontecer. Dependendo do plano de hospedagem contratado, o blog não vai aguentar tantas visitas, e isso vai acontecer algumas vezes.

Criar conteúdo não é fácil e escolher a plataforma para construir o seu blog será o seu primeiro passo, antes de qualquer coisa. Logo depois, você vai escolher nome do seu site, definir o seu público e começar a produzir conteúdo.

Nada na vida é fácil, mais a garantia do sucesso do seu blog vai depender do lugar onde você construiu ele. Como mencionamos anteriormente, é preciso analisar, e ver o que você está procurando. Tenho certeza que o Blogger ou WordPress, deve atender às suas necessidades.

E esperamos agora, que você tome a decisão mais assertiva e comece a conquistar o seu espaço dentro da internet, produzindo conteúdos de qualidade. E não se esqueça, de contar para gente, a sua opinião, e diga qual dos dois ganha essa batalha?

Sobre o autor | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.