Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Plugins Rafael Avelino

Artigos relacionados com o plugin WordPress Related Posts

Instale o Plugin wordpress related posts. Para quem visita sites constantemente já deve ter notado que é, ou sempre foi, um padrão ter artigos relacionados no final de cada texto/post.

Essa pratica ajuda a melhorar a interação do leitor com seu site por meio de artigos que são relevantes e relacionados com o post que o visitante acabou de ler, e também otimiza seu site para as ferramentas de buscas, como o Google, Bing, etc.

Para implementar no seu site/blog é relativamente simples.

Para o blogger já temos dois artigos publicados por aqui:
Lista de Artigos Relacionados no Rodapé do Post
Artigos Relacionados com Imagem no final dos posts

Para Wordpress eu vou apresentar algumas configurações do plugin WordPress Related Posts.

Artigos relacionados com o plugin WordPress Related Posts

Como de costume existem algumas maneiras de instalar o plugin no seu blog que podem ser por FTP, pelo próprio painel de administração. Vou escolher a opção de instalar diretamente pelo painel.

Dentro do painel do seu site ou blog, vá em Plugins>>Adicionar Novo e digite WordPress Related Posts e clique em Pesquisar plugins.

WordPress-Related-Posts-instalacao

No site oficial do plugin Related Posts também tem um tutorial de como instalar no wordpress

Vão aparecer vários resultados e o primeiro é o plugin que pesquisamos (confirme se é o mesmo nome), clique em Instalar agora e após a instalação ative o plugin.

Aparecerá outra opção na área de administração de seu blog com o nome Related Post, clique nessa opção.

As configurações são poucas, mas bem eficientes, vamos aprender como é fácil configura-las.

Configurando o plugin WordPress Related Posts

Basic Settings. Você escolhe o que aparecerá como título dos artigos relacionados,quantidade de artigos e se é para incluir todos os artigos do site ou só de 1,3,12 meses atrás.

Theme Settings. Permite configurar qual modelo disponível você quer que apareça,ao lado você pode ver uma pré visualização de como ficará em seu blog.Clicando em Customize você escolhe se quer imagens nos posts relacionados e também mostrar o numero de comentários,data da publicação,quantidade de caracteres nos artigos que serão exibidos,sem contar que é possível personalizar o CSS.

WordPress-Related-Posts-configuracao-1

Mobile Phones você pode fazer o mesmo que foi descrito acima para ser exibido na versão móbile do seu site ou blog.

Onde está escrito “For posts without images, a default image Will be show” você escolhe uma imagem como padrão para ser exibida caso o respectivo artigo não tenha nenhuma.

Other Settings. É disponibilizado a opção de excluir alguma categoria que você não queira que apareça nos artigos relacionados.

Auto Insert Related Posts você inseri automaticamente no final do artigo ou caso queira pode usar o código em php, dentro dos parênteses, para adicionar diretamente no código fonte de seu template.

Display Related Posts in Feed mostra os posts relacionados em seu feed.

Turn statistics on* exibe as estatísticas diretamente neste painel do plugin.

Support us você escolhe em mostrar o link/logo do criador do plugin

WordPress-Related-Posts-configuracao-2

Esses foram as principais configurações que podem ser feitas no plugin, não esqueça de após ter feito alguma alteração clicar em Save changes.

Gostou da dica do plugin? Deixe um comentário contando o que achou ou até para indicar algum outro plugin que faça o mesmo que este.

Até Breve!

Entusiasta na área da informática, enxerga na internet uma eterna escola no qual sempre aprende algo de útil, compartilhando sempre que possível.

Sobre o autor | Website

Entusiasta na área da informática, enxerga na internet uma eterna escola no qual sempre aprende algo de útil, compartilhando sempre que possível.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

27 Comentários

  1. jorgetereflp disse:

    Estou tentando adicionar o plugin no meu site, mas ainda estou com dificuldades em fazer, teria uma versão mais atualizada?

  2. Fabio Fernandes disse:

    Olá, Rafael!
    É bem pratico mesmo. Só uma duvida, eu selecionei 8 posts a serem exibidos, mas como ainda minhas categorias não disponibiliza esse numero de posts, é comum ele direcionar a outros posts de outras categorias para suprir aqueles 8 escolhidos?

  3. Caio Eduardo disse:

    Olá, muito obrigado, este plugin me ajudou bastante, coloquei em meu site e ficou como eu queria…

  4. Alex Lima disse:

    Parabéns, desde de hoje de manhã que eu to rodando atrás de um plugin bom pra fazer esse relacionamento com as postagens mais uma vez, parabéns

  5. felipe disse:

    obg

  6. Katia Raynier disse:

    Achei legal as dicas mas nao resolve meu caso
    quero colocar os relacionados em meu blog
    gratuito wordpress, mas nao sei nada dessas dicas de “fichero” php e outras editar achar tal aquivo e meu site naoi tem arquivo no painel com plugins
    mas gostaria de uma ajuda nesse sentido pois todos que eu pergunto escorregam e nada fazem sao meio bitolados em padroes,e tutoriais prontos e repetitivos
    Quero fazer nesse meu blog atual

  7. Uma ótima dica tá de parabéns sucesso!!

  8. Paula disse:

    Este plugin suja TODO banco de dados e cria inumeras imagens dentro da pasta de uplaods carregando seu site, este plugin é um lixo!

    • @Paula acredito que dependa também do tema,host,e outros plugins que você esteja usando, pois eu uso e não tenho problemas.

      Abraço!

  9. Vanessa Muito bom esse plugin, recomendo sua utilização, seu tutorialé de muita valia, parabéns pelo seu trabalho e blog! abçs

  10. Sara Martins disse:

    Fiquei um bom tempo procurando este tipo de plugin que era bem mais fácil de encontrar e instalar no blogger! Estou numa trabalheira só para fazer o blog no wordpress ter a mesma qualidade que tinha no blogger!

    • @Sara com o tempo você se acostuma, também migrei do blogspot para o WP e com o tempo fui pegando o jeito de como funciona essa plataforma.

      Abraço!

  11. Juci Santos disse:

    Estava procurando justamente isso para incluir em meu Blog do WordPress, excelente artigo, bem detalhado e de fácil compreensão. Parabéns!

  12. Jorge Silva disse:

    Excelente plugin, faço ideias de o utilizar num dos meus blogs WordPress!

    Abraço!

  13. Matheus disse:

    ola Vanessa! gostaria de saber se tem algum tutorial aqui falando sobre conversão de template wordpress pra blog
    pesquisei e não encontrei tal assunto

    se é que existe a probabilidade de converter um template do wordpress pra blog

    vi em outros lugares que é possível sim e outros contra dizem
    se possível tem como você fazer um tutorial detalhadamente do inicio ao fim de como converter um template wordpress pra blog (blogger – Blogspot)

    desde já agradeço por sua atenção

    • Rodrigo disse:

      Matheus infelizmente não existe nenhum mecanismo que simplesmente converta um template Blogger para WordPress.org, é necessário contratar um profissional para realizar a “migração” do tema.

      Caso tenha algum interesse em migrar um tema Blogger para WP entre em contato comigo, estou disponível para realizar o serviço. (:

      Obrigado!

  14. Olá vanessa!
    Bom eu queria escrever um guest post para cá mas tem uns problemas, 1° porque eu n sei se você vai aceitar, 2º que eu não tenho familiaridade com o adsense, então não daria para eu colocar anúncios (a não ser se for do meu próprio blog hehe). Tem que ser mesmo do adsense? Eu quero ficar conhecido por isso já escrevi guest posts em 2 blogs, mas nem adiantou porque eles eram bem pequenos =/

    • Vanessa disse:

      Oi Caio,
      Sobre o adsense, não é obrigatório incluir banners do adsense no guest post. Você também pode optar, por colocar um banner de seu blog e conseguir mais visitas através de seus artigos, fica a seu critério.

  15. Olá Mundo Blogger, Aqui é Dyego Sylva e estou, muito a procura de como colocar este sistema de comentários, igual a este do seu blogger, se tiver como me avisar como colocar ou coisa tau, me mande uma mensagem la para o site ficarei muito grato…
    obg…

  16. OUSHE mais que sentido tem nisso? o nome do Blog não é Mundo BLOGGER?

    • Rafael Avelino disse:

      Olá Caio!

      Sim, se reparar no começo do artigo eu cito outros posts que explicam como fazer para o blogger,porém como agora este site está usando o wordpress você sempre verá tutoriais e dicas para esse CMS.

      Assim como outros metablogs ,que tem no nome do domínio a palavra blogger, também dão dicas para outras plataformas como tumblr,wordpress,etc.

      Abraço!

    • Mayko disse:

      Ajudou muito xD

    • Alex Oliveira disse:

      Então né?

    • Vanessa disse:

      Sim, é. E o nicho principal sempre será plataforma Blogger, mas nada impede que de vez em qdo, abordemos algum tutorial relacionado a wordpress, da mesma forma que já cansei de abordar tutoriais sobre facebook, twitter. As vezes é bom “expandir horizontes” neah? 🙂
      Obrigada pelo comentário.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.