Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Ferramentas SEO Gustavo Freitas

6 dicas para melhorar o SEO do blog de maneira simples

6 dicas para melhorar o SEO do blog.

Um blogueiro precisa saber pelo menos o mínimo sobre SEO. Você não precisa ser um expert, um analista de SEO, mas precisa saber o mínimo para que seus artigos fiquem bem indexados nos mecanismos de pesquisa.

A frase “conteúdo é rei” é muito ouvida e utilizada por blogueiros, querendo com isso mostrar que tendo conteúdo de qualidade o resto não importa muito. Isso não é verdade. O conteúdo de qualidade é importante, mas não é a única preocupação do blogueiro atualmente. Hoje você, além de produzir conteúdo de qualidade, precisa ter seu texto otimizado para os mecanismos de pesquisa.

6 dicas para melhorar o SEO do blog

Nesse artigo vou dar uma ideia do que seria o básico que o blogueiro precisa aprender sobre SEO e no final apresentar uma nova ferramenta SEO grátis que vai lhe ajudar a solidificar esses e outros conhecimentos simples em SEO. Vamos então as 6 dicas para melhorar o SEO do blog.

1- Defina uma palavra chave

Quando for escrever um artigo, é necessário eleger uma palavra chave (ou termo) apropriado para o texto. O que você quer é que essa palavra chave ou termo, ao ser procurado no Google, retorne seu artigo entre os primeiros. Pra isso é necessário utilizar essa palavra chave algumas vezes no texto.

Nesse artigo a palavra chave poderia ser SEO, mas esse termo é muito genérico e dificilmente eu conseguiria ficar entre os primeiros para essa pesquisa. Então vou trabalhar com um termo, ou uma palavra chave long tail. Vou trabalhar esse artigo pra tentar ranquear para o termo “dicas para melhorar o SEO do blog”. Vou utilizar esse termo algumas vezes, mas sem exageros.

2- Utilize essa palavra chave no título do artigo

Agora que já defini minha palavra chave, vou utiliza-la no título do artigo. Essa etapa é muito importante e certamente o ajudará a ranquear melhor nos mecanismos de pesquisa. A maioria dos sistemas de blogs que utilizamos (WordPress, Blogger) utilizamo o título do artigo pra criar a url do artigo, o que conta mais um ponto na tarefa de ranquear melhor.

Confira que tenho no meu título a palavra chave dicas para melhorar o SEO do blog, intercalada com outras palavras pra formar um título atraente e otimizado para SEO.

3- Utilize essa palavra chave em tags H2

É necessário também utilizar tags de cabeçalho (H2, H3) nos seus artigos. Nesse artigo estou usando a palavra chave “dicas para melhorar o SEO do blog” num cabeçalho H2. Faça isso sempre, pois também o ajudará na tarefa de ficar bem colocado nos resultados de pesquisa. Se ainda não sabe ou não entende o que são as tags de cabeçalho sugiro que pesquise um pouco sobre o assunto.

4- Utilize essa palavra chave no corpo do texto

Você precisa utilizar a sua palavra chave ao longo do texto. Principalmente no primeiro parágrafo (veja que tenho uma técnica pra isso, repito o título em Itálico logo na primeira linha). Mas tome cuidado, existe um limite máximo e mínimo pra isso. O seu texto precisa ter entre 1 e 4,5% de ocorrências da palavra chave. Menos que isso não fará efeito e mais que isso pode ligar a luz de alerta dos mecanismos de pesquisa e seu texto ser considerado spam.

A minha palavra chave dicas para melhorar o SEO do blog está aparecendo 1% do texto.

5- Escreva artigos com mais de 300 palavras

Artigos com menos de 300 palavras tem pouca chance de ficar entre os primeiros resultados nos mecanismos de pesquisa. Claro que você conseguirá ranquear para várias palavras chave menos procuradas e expressivas com um texto menor que 300 palavras, mas para palavras mais concorridas e que trarão um número maior de visitas, será praticamente impossível.

Escreva artigos com mais de 300 palavras sempre (esse artigo tem 855 palavras). Não é difícil quando você realmente entende do assunto que está falando.

6- Utilize a ferramenta SEO Blog

Algumas das dicas passadas acima, apesar de simples, são difíceis de serem verificadas, como por exemplo a quantidade das palavras chave no texto, em porcentagem. Você não vai ficar escrevendo um artigo com uma calculadora na mão!

Pra resolver esse e outros problemas e lhe ajudar a treinar a escrever textos de qualidade voltados para os mecanismos de pesquisa também, criei a ferramenta SEO Blog. Com ela você pode analisar seu texto, receber recomendações e assim melhorar seus textos e as visitas de seu blog.

Pra utilizar é muito simples, basta preencher os dados solicitados e depois copiar seu artigo (que está escrevendo ou que já está publicado), acessar o Ferramenta SEO Blog e preencher os campos solicitados. Depois clique em OK (botão verde) e analise os resultados.

Estou testando na ferramenta esse artigo, com a palavra chave “dicas para melhorar o SEO do blog” e o resultado está abaixo.

dicas para melhorar o seo do blog

Conclusão

Como pode ver, com algumas técnicas simples de SEO você já pode melhorar e muito as visitas de seu blog oriundas dos mecanismos de pesquisa. Espero que tenha gostado das 6 dicas para melhorar o SEO do blog e principalmente da Ferramenta SEO Blog.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Problogger, consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs, criador do curso prático Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet e professor universitário.

Sobre o autor | Website

Problogger, consultor para desenvolvimento e monetização de sites e blogs, criador do curso prático Como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet e professor universitário.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

28 Comentários

  1. Estou partindo do nada. Tenho um excelente blog, muito visitado e nada funcional. conhecendo agora e tudo isso pra mim é novidade. Espero aprender mas confesso que algumas informações é muito dificil de entender.

  2. Leonardo disse:

    parabens! excelente artigo, me ajudou muito! Estou começando agora com blogs.

  3. Thiarles disse:

    excelente! na verdade o mais difícil mesmo seja criar um conteúdo com qualidade, posts que interagem e intriguem o leitor a querer mais, com isto o leitor “vicia” no blog e seu conteúdo procurando ver mais

  4. Marc Ferr disse:

    Olá. Queremos agradecer pelas dicas. Estamos tentando melhorar e divulgar o [link removido]
    Qualquer dica será bem vinda.
    Gratos

  5. Muito bom artigo, vai me ajudar bastante na divulgação do meu blog.

  6. Juarez disse:

    Muito boas as suas dicas.

  7. Macedo disse:

    Muito boa as dicas Acessa meu blog e me diz o que vc acha [link removido]

  8. Bruno Zacher disse:

    Muito interessante, estou começando agora na Blogosfera, e aprendi um pouco com este post. Vou tentar colocar em prática. Abraço.

  9. Guilherme disse:

    Estou começando agora e o site vem me ajudando muito.

  10. Edson disse:

    É mais uma das ferramentas que eu precisava e nem sabia que existia.
    Mão na roda!

  11. Muito boa aa dicaa. Um pouco difícil de seguir

  12. Taciano disse:

    Vlw pela a dica isso vai me ajuda muito

  13. Thiago Wendel disse:

    Realmente Muito Util! Gostei das dicas e conserteza irei por em pratica! Realmente o que todo blogueiro precisa é de ferramentas eficientes como essa que você disponibilizou! E as dicas são Maravilhosas! Eu sou fã do seu Blog pela simplicidade! Dicas super Efetivas.. Aprendi muito, e já apliquei muitas das dicas que aprendi aqui no meu Blog! Obrigado por compartilhar conosco!

    Obs: Creio que faltou uma letrinha na dica 2 .. em uma das palavras,

    neste trechinho … “utilizamo o título …) Seria Utilizamos ?

  14. wilian mendes disse:

    3- Utilize essa palavra chave em tags H2

    Para quem não entende e, busca algumas ifnormações a respeito – penso que já deveria ter um direcionamento no item 3. ficaria mais completa a postagem.

    Abraços

  15. Marcos disse:

    Se colocarmos muito dessas palavras chave no artigo, mais que 5% li em outros blogs que os motores de busca podem não ranquear seu artigo.

  16. Excelentes dicas algumas coisas ja vou aplicar imediatamente em meu site pessoal e da empresa, muito obrigado por compartilhar este artigo.

  17. franceco disse:

    Valeu Gustavo Freitas! Dicas muito importantes para quem esta no inicio da carreira como eu, e a ferramenta é show obrigado por compartilha-la conosco. Forte abraço

  18. Vivendo e aprendendo estou começando um blog agora e apesar de blogueiro muito tempo, dicas como esta são bem vindas, obrigado!

  19. Jorge Silva disse:

    Excelentes dicas de SEO para os nossos blogs! Actualmente todos se limitam a fazer SPAM para conseguir as desejadas visitas para os seus blogs, mas as coisas têm de ser feitas corretamente, tal como explica no seu fantástico artigo.

    Abraço!

  20. Como é que eu faço para utilizar as h2 h3 no blogspot

  21. alezandri disse:

    Em minha opinião, quando o artigo é escrito com criatividade e brio, a palavra chave também acaba sempre por ser reescrita algumas vezes.

    Assim como o texto com mais de 300 palavras…

    Se bem que vou lhe confidenciar que ando um pouco desanimado com o leitor atual e das gerações mais recentes, eles lá terão as razões deles, mas os textos longos são amplamente rejeitados para leitura, e se não houver imagem, nem vale a pena comentar 😉

    Mas o que desanima mesmo é constatar que os artigos mais acessados são os que são compostos por um simples video sem conteúdo e vazio de conhecimento… não sei se estou a conseguir expor a minha ideia… mas por vezes desanima.

    Por outro lado, esta pode ser também a oportunidade que fideliza o leitor que realmente se interessa pelo que você escreve, isto é, só faz falta quem aparece 😉

    Excelentes dicas de SEO!

    Todos os dias há um SEO novo para implementar 🙂

    Apesar de ter o meu blogue já estruturado… ou quase… vou virar este seu espaço à cata de novidades para mim 😉

    Obrigado pelas partilhas.

  22. Gun disse:

    adorei vou por em prática!!

  23. Abhi Santos disse:

    Muito bom, dicas importantes para quem está iniciando com SEO.

  24. Guilherme disse:

    Olá, no blogger as tags h1, h2, h3 vem todas zuadas, essas semama varias blogs fizeram tutoriais para arrumar isso, deixando um h1 por pagina, tirando a h2 da sidebar, e colocando os titulos da home em h2, tudo funciona, mas o css foi para o espaço, as cores dos titulos ficaram todoas modificadas, no seu blog tem algum tutorial sobre isso?

    Obrigado

  25. Cris Prata disse:

    Gostei muito! Estou com um blog novo e essa sua ferramenta vai me ajudar muito com certeza! Obrigada!

  26. Muito bom artigo, a ferramenta é bem completa.
    Em breve irei testá-la.

    Abraço.

  27. filipeivo disse:

    Sera que um plugin do wordpress não resolve isso não?

    • Se você utiliza o WordPress, o plugin WordPress SEO by Yoast resolve. E para quem não utiliza? A Ferramenta SEO Blog resolve.
      Abraço.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.