Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Guest Post Guilherme Coutto

Dicas de como ser visto na blogosfera

Esse artigo é um guest post escrito por Guilherme Couto.

 

Como ser visto na blogosfera. Diferente da fixidez dos sites, de conteúdo geralmente oficial e isolado (não priorizam a construção de redes de comunicação), os blogs são espaços virtuais nos quais a interação é fundamental. Desde sempre foram feitos para serem lidos e comentados, para que comunidades se organizassem ao redor de determinados temas e fossem geridas a partir do interesse de uma coletividade interessada por eles.

 

Dicas de como ser visto na blogosfera

Faça aliados, ao invés de concorrentes

Como estamos falando aqui numa comunidade, para se destacar na blogosfera é necessário entrar em ação e conhecer seus vizinhos para poder conquistar a “simpatia” deles. É fundamental descobrir quem são seus vizinhos mais relevantes. Quero dizer: quais blogs que tratam sobre tema semelhante ao seu e se destacam mais? Que diferencial apresentam?
Descoberto o que funciona no nicho da blogosfera em que pretende entrar, procure produzir conteúdo de qualidade, relevante, dentro do que observa ser tendência. Ofereça algo que as pessoas se interessem em ler e saber. O passo seguinte, e talvez mais importante, é ser visto. De que adianta tanto esmero se não há público para apreciá-lo? E é aí que você começa de fato a conviver com sua comunidade. Como? Interaja com ela!
Como dissemos, blogs foram feitos para serem comentados e cabe a você, na condição de “novo vizinho”, apresentar-se e esforçar-se em participar da comunidade, comentando em outros blogs do seu nicho. Para adquirir mais visibilidade, insira seu blog em redes sociais: para começar, faça um perfil no Twitter e outro no Facebook (as duas redes mais populares), e procure por lá pelos canais dos blogs vizinhos de tema. Curta e compartilhe posts interessantes, retweet informações relevantes, faça-se presente.
Além de tornar seu blog mais visível na blogosfera, as mídias sociais de relacionamento também ajudam a aumentar sua audiência, aspecto fundamental para agregar valor ao seu blog na comunidade e razão pela qual você certamente criou o blog: para ser lido!
E se você pudesse ter o link do seu blog em vizinhos relevantes? O trabalho de formiguinha de fazer-se ver pode ser agilizado com algumas estratégias, uma delas é o guest post. Muitos blogs abrem espaço para que escritores convidados (daí o nome guest post) publiquem.

Este é outro fator que torna a qualidade do seu conteúdo fundamental, afinal, mostrar que é capaz de produzir textos interessantes pode ser o primeiro passo de convencimento para ser um escritor convidado num blog relevante e ter seu trabalho divulgado por lá.

 

Parcerias também valem

E se você já tem uma audiência razoável, pode também oferecer a blogs de relevância semelhante à sua uma parceria de divulgação com exibição de link do parceiro na home, por exemplo, mas sempre lembrando que é bom que esses links sejam “nofollow”. Isso ajudará ambos a ampliarem seus canais de divulgação na internet ao disseminar na rede seus links.
Outra estratégia importante é ao cadastro em diretórios de blogs e associações. Com uma pesquisa rápida em sites de busca você encontra diretórios onde pode cadastrar seu blog e que ajudam a aumentar sua presença online. Alguns nichos temáticos são mais organizados e possuem associações que listam e ajudam a divulgar os blogs mais relevantes sobre determinado o tema, além de promover espaços de comunicação entre os blogueiros que ajudam a promover parcerias produtivas. Vale à pena conferir se isto se aplica a seu caso.
No mais, lembre-se sempre de otimizar os conteúdos que produz com as palavras-chave que melhor o identificam para facilitar a visibilidade de seu blog nos buscadores e também não esqueça de interagir sempre: o segredo do sucesso em toda comunidade é o bom convívio.

 
Esse artigo é um guest post escrito por Guilherme Coutto.Para saber mais sobre ele, leia as informações na caixa de autor logo abaixo.
selo-guest-post-mundoblogger

Guilherme Coutto é Consultor de SEO e Marketing Digital, formado em Publicidade. É um fanático pela blogosfera. Autor no blog Marketing Digital Dicas.

Sobre o autor | Website

Guilherme Coutto é Consultor de SEO e Marketing Digital, formado em Publicidade. É um fanático pela blogosfera. Autor no blog Marketing Digital Dicas.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

5 Comentários

  1. Gian disse:

    Legal.

  2. Andreia disse:

    Dicas sensacionais para quem, como eu, tenta ser visto no universo dos blogueiros!
    Obrigada!
    Andreia

  3. Muitos Parabéns, tens um blog fantástico, tem me ajudado muito a entender o mundo dos blogs ao qual sou novo.
    Obrigado por todas as dicas aqui publicadas!!!!

  4. Paulo Santos disse:

    Muito bom artigo,na verdade excelente pois são dicas valiosas e tenho anotado todas essas e outras informações em um caderno para estudar e aplicar em meu blog,todas otimizações acredito serem mesmo necessárias!Abraço e sucessos a todos do site!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.