Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Acessórios Widget Vanessa S.

Como Ativar Botões de Compartilhamento do Blogger

O novo recurso já está disponível e agora é Oficial!
Alguns usuários, ao logar seu painel no Blogger, já devem ter se deparado com uma caixinha avisando sobre “Novos compartilhamento rápido para leitores” informando a possibilidade de adicionar botões de compartilhamento a cada postagem para que os leitores possam compartilha-la de forma mais rápida.

Ocorre que este recurso já estava disponível no Blogger in Draft, desde maio, mas agora tornou-se oficial a todos os usuários do Blogger.

Para os usuários que utilizam os novos designer do modelo do Blogger, a instalação é simples e fácil, basta apenas ativar o recurso através do painel e não será necessário fazer alterações no código do HTML do seu template, porém, para os usuários que utilizam os templates nativos (antigo minima) ou templates modificados, será necessário ativar o recurso através do painel e fazer uma inclusão de linha de código no HTML do template, e terá que ser de forma manual.
Vou mostrar aqui como ativar o recurso, mas prestem atenção no tutorial, pois se você usa um template já modificado ou antigo, terá que seguir os passos para incluir um código HTML no seu template.

Como ativar os botões de compartilhamento do Blogger:

1º passo:
Entre na aba “Design” >>> Clique em “Editar” na caixa “Postagens no Blog”
Marque a opção “mostrar botões de compartilhamento” e em “organizar itens” escolha o local que você deseja que fiquem os botões de compartilhamento no seu template.
Salve e pronto!
Se você usa os novos templates designer do modelo, basta ativa-lo conforme mostrado acima e pronto.

Atenção:Este recurso não é ativado automaticamente nos templates personalizados. Caso seu template já tenha sido modificado, ou se você ainda usa os antigos templates nativos do Blogger (minima), é necessário que você faça, também, alterações no código e para isso siga as instruções abaixo:

2º passo: Escolha o local onde você quer instalar o botão, se abaixo do título da postagem(post-header-line-1), ou na linha do rodapé (post-footer), veja neste post as opções de locais para você escolher: Escolhendo o local para instalar elementos na área dos artigos.

3º passo: Agora que você já escolheu o local,entre na edição HTML do seu template, clique em “Expandir modelos de widgets” e cole o seguinte código:


<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<div class='post-share-buttons'>
<b:include data='post' name='shareButtons'/>
</div>
</b:if>

Uma dica: caso você tenha conseguido fazer a ativação do recurso, mas não conseguiu posicioná-lo através do painel "opções da página de postagens", eu aconselho que você siga as explicações do 2º e 3º passo, e em seguida faça a movimentação do código dentro do HTML do template.
Para isto, verifique se já consta dentro do seu template, o código postado acima (não esqueça de clicar em "explandir modelos de widgets" para conseguir visualizar").
Se conseguiu localizá-lo, recorte o código(clicando em "recortar") e cole-o no local que você quer que ele fique.

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

18 Comentários

  1. johnny disse:

    estou criando um blog mas no meu template nao tem a linha

    nao consigo adicionar nenhum botao de compartilhamento…

    seja de twitter ou qual for.

    meu ajuda ae ? vlw

    • Vanessa disse:

      Se no seu template está de forma diferente, lamento, mas ou vc fez algo errado ou pode ser algum problema relacionado ao seu template. Não tenho como te ajudar.

  2. Natália disse:

    Oi, gente!

    Então, fiz tudo certinho como estava no tutorial, mas mesmo assim os botões não estavam aparecendo. Procurei e essa página aqui me ajudou: http://www.ferramentasblog.com/2011/03/botoes-de-compartilhamento-do-blogger-esto-sumindo-veja-como-resolver.html

    Depois que coloquei a linha do passo 2, meu problema foi resolvido. Acho que seria bacana adicionar isso a esse post.

    Beijo! =)

  3. Alexsandro disse:

    Não consegui no meu, tá dando erro quando vou salvar!!

  4. .:: Clau ::. disse:

    Chandra
    Vc pode colocar sim querida..eu agradeço pela sua visita e pelo comentário.

  5. Chandra Matt disse:

    Pelos Deuses, Clau! Ainda me mato por kauza da minha ansiedade!!! Akabei de enkontrar o seu banner! Fiko aguardando apenas a sua permissão para koloká-lo no meu humilde blog! Thanks!!!

  6. Chandra Matt disse:

    Dou Graças aos Deuses por me permitir enkontrar pessoas como vc, Clau! Te agradeço de montão as dicas! Estou em absoluto início no mundo Blogger e pessoas como vc dão mais ânimo para pessoas como eu! Vou divulgar seu blog o mais rápido que eu puder! VC tem banner? Posso kolokar o seu no meu? Bjs.

  7. Andrea Winchester disse:

    Obrigada Clau, funcionou direitinho no meu template n_n

  8. ::Clau:: disse:

    @M!riam:
    Pq vc não tenta colar o código ao lado do botão retweet, na linha abaixo do titulo. Faz um teste.

  9. M!riam disse:

    Oi, Clau!

    No meu template apareceu 20 vezes a palavra 'post-footer'! Aff… e como eu não entendo nada de HTML fiquei na dúvida de onde colar o código que tu passou…

    beijooOOO

  10. DuDuCP disse:

    Não deu certo n

  11. Mia Lira disse:

    Infelizmente no meu blog eu não consigo editar nada. Mas no meu outro que é todo personalizado, eu faço qualque coisa. Mas, seu site é muito bom! Parabens!

  12. MaÐ disse:

    Na verdade o Script esta em fase de testes e vou retirá-lo logo mais. Eu não entendo muita coisa de html (praticamente nada) e faço, pra aprender, algumas modificações. Esse mesmo, não funcionou corretamente e não esta contabilizando as informações corretas, fora que em cada navegador ele aparece embolado de maneiras diferentes. Desculpe se a ofendi.

  13. ::Clau:: disse:

    @MaÐ:
    Muito obrigada por ter retirado os créditos do widget Script Contador Twitter+Feed+Posts+Comentários que vc está usando no seu blog.

  14. MaÐ disse:

    Olá Clau
    Acompanho seu trabalho ja a algum tempo e tenho uma dúvida…
    Esse compartilhamento eu ja venho tentando colocar a algum tempo e até agora nada, mesmo adicionando o código que vc disponibilizou na postagem. Uso um layot pouco modificado disponível no Draft Blogger. Como proceder?
    http://artedeplagiar.blogspot.com/

  15. ::Clau:: disse:

    @Avelino:
    Acredita q era exatamente aquilo q vc me falou? era a forma de como estava utilizando a chamada do arquivo..rs Ainda bem q agora tá tudo trank's =P
    Sobre o código,esse não pesa não, vc pode deixar os 2 sim,não acho q dê problema não.

    @Cláudia Charão:
    Esse é bem simples,rápido,descomplicado e fácil né? =]
    Obrigada pelo comentário querida 😉

  16. Cláudia Charão disse:

    Oi! Nossa eu queria usar esse mesmo, sem tem que arrumar todo o template de acordo com os novos designs – Valeu 🙂

  17. Avelino disse:

    Agora está tudo beleza no blog!rsrs

    Eu não sei se só uso este ou deixo só o addthis porque este tem mais opções de envio ou deixo os dois,será que pesa muito…

    Abraços!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.