Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Guest Post Autor Convidado

Valores éticos e Controle de Qualidade na Blogosfera

Esse artigo é um Guest Post escrito por Alberis Luís.
Neste artigo, Alberis Luís faz uma reflexão sobre a ética e a qualidade na blogosfera.
Este texto poderá ajudar bastante na reflexão sobre o assunto àqueles que estão inciando uma jornada como blogueiro(a).
Espero que todos aproveitem o artigo.

 

Valores éticos e Controle de Qualidade na Blogosfera.

Estando nesse meio virtual,especialmente em blogs pude sentir o quanto é difícil ser original e manter a qualidade do mesmo. Há quem pense que é apenas criar uma conta e publicar meros textos e assim ficar, venhamos e convenhamos,não é assim que a banda toca, nesse meio bloguístico a muito mais a descobrir do que a gente pensa. A qualidade da blogosfera depende muito de quem a comanda,porém, existe valores éticos que devem ser respeitados para que haja uma blogosfera mais limpa e qualificada.

 
blogosfera
A internet sendo livre não significa que não há regras a se cumprir,não mesmo meu amigo, a casa da mãe joana é em outro lugar. Existe uma palavra que aqui deve ser cumprida: Ética.
Do grego ethos,significa modo de ser, caráter, comportamento. Essas três palavras são mais que se significativas para quem pretende entrar nessa massa e pra todos aqueles que já fazem parte,tudo que fazemos seja na vida pessoal ou virtual tem sua regra e seu valor,é isso que quero passar aqui pra vocês.

 

Blogueiros responsáveis devem reconhecer que eles estão publicando as palavras ao público e, portanto, têm determinadas obrigações éticas para os seus leitores, as pessoas que escrevem, e a sociedade em geral.

 

Valores éticos:

1. Blogueiros devem ser honestos e justos na recolha, elaboração de relatórios e interpretação da informação.
2. Nunca plagiar.
3. Identificar as fontes dos links e imagens. O público tem direito a informação sobre a confiabilidade das fontes.
4. Nunca distorcer o conteúdo das fotos sem revelar o que foi alterado.
5. Nunca divulgar informações que sejam imprecisas.
6. Ser honestos. Escrevendo sobre o que acredita.
7. Confiar nos seus leitores para formar os seus próprios juízos e conclusões.
8. Ser social.
9. Ter conhecimento do que vai falar.
10. Respeitar as normas gramaticais.

 

Esses dias vi uma frase num site que dizia que “No Brasil, quem tem ética parece anormal.”( Mário Covas )

Pois é,caros leitores é assim que a sociedade enxerga seu comportamente: ANORMAL.
É preciso mais motivos para explicar a ignorância de nosso querídissimo País? O que somos lá fora somos aqui também, assim dizia minha avó, costume de casa vai à praça.

A blogosfera precisa de pessoas normais que saibam fazer o melhor sem prejudicar ninguém, esses são pequenos valores éticos para uma blogosfera de qualidade,não é pedir muito, é fazer o que é certo.

Quero terminar esse artigo com frase:

Para mim, nós, blogueiros somos tipos de pessoas motivados pela “partilha da informação, pela construção de uma reputação e pela expressão livre da opinião pessoal”.
(Fábio Malini em: o que nós, blogueiros, somos?)

 

E o que nos funda é a ligação, é a relação com o outro, é o link, a referência. Blogueiro linka blogueiro, eis a nossa fundação ética no campo da informação.

 

 

Este artigo é um guest post, escrito por Alberis Luis.
selo-guest-post-mundoblogger

Esse artigo foi escrito por um Autor Convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo as informações do(a) autor(a). Quer escrever um Guest Post no Mundo Blogger? Veja como no artigo: Publique seu artigo no Mundo Blogger

Sobre o autor | Website

Esse artigo foi escrito por um Autor Convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo as informações do(a) autor(a). Quer escrever um Guest Post no Mundo Blogger? Veja como no artigo: Publique seu artigo no Mundo Blogger

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

5 Comentários

  1. pointofanimes disse:

    Concordo com todos o valores descritos. Não é porque um pessoa tem um site ou blog que ela pode fazer tudo que queira, bem ela pode sim mas, se tiver pelo menos bom senso!

  2. ::Clau:: disse:

    @Design Metaly:
    Eu quem agradeço pelo comentário e pela visita.
    Este artigo não foi escrito por mim, e sim pelo Alberis Luis, mas o assunto realmente é muito relevante e seria bom que todos os blogueiros se interassem bem sobre o assunto para evitar cometer certos erros.
    Fico feliz que tenha gostado, e aproveito para lhe desejar as "boas vindas á blogosfera".
    E deixo aqui um convite, caso tenha interesse em saber mais sobre esse assunto, visite o Blogosfera Legalizada, lá vc vai encontrar muita informação sobre direitos autorais, plágio e segurança digital para blogueiros.
    E volte viu?

  3. ED disse:

    Ae, muito bom o seu blog, voce está de parabéns. Eu estava mesmo precisando de dicas e instruções para a criação do meu blog. Seus artigos e tutoriais são muito bem feitos e explicativos, com um estilo profissional mesmo. E ainda por cima o template do seu blog é num estilo todo especial, muito bom mesmo.

    Sobre o seu artigo "Guest Post", gostei muito dele. Ele é um boa informação a ser tratada. Ainda mais por quem está entrando agora nesse mundo blog, como eu. Gostaria de fazer apenas um comentário pessoal sobre os 'Valores éticos' n°10: "Respeitar as normas gramaticais se possível." Acredito que todas as pessoas que postam artigos em blogs deveriam mesmo respeitar as normas gramaticais 'sempre'. É muito chato ter de ler uma publicação com vários erros de gramática.

    Enfim, desejo que seu blog sempre cresça. Um abraço!

  4. ::Clau:: disse:

    @Ana Karenina:
    Já corrigi o artigo do Alberis incluindo um link para o post original onde foi publicada a frase.
    Obrigada por avisar.
    E vê se volta mais vezes aqui né? =)

  5. Ana Karenina disse:

    Olá Alberis e Clau

    Excelente artigo, adorei essa ideia do guest post pois é uma forma de compartilhar muitas informações.

    Uma coisa que foi citada na qual concordo é que realmente se as pessoas são antiéticas e desonestas na Web certamente o são fora dela e vice-versa. Então não é que os blogs e a blogosfera sejam ruins, nós (humanos) é que não estamos tendo posturas muito adequadas perante eles o que ocasiona esse cenário problemático que estamos vendo.

    Dessa forma, uma ferramenta como o blog que nasce com uma filosfia de disseminação de informação e interação social acaba se disvirtuando e se tornando muitas vezes um instrumento de poder e exibição de arrogância e bossalidade.

    Sempre é tempo de repensar e rever nossas atitudes enquanto blogueiros…

    Ps: Só uma correção: o trecho citado não foi eu que disse, eu apenas citei no meu blog, o autor dessa frase é o Fábio Malini no seu post "o que nós, blogueiros, somos?" (link aqui: http://fabiomalini.wordpress.com/2009/01/21/o-que-nos-blogueiros-somos/) é importante corrigir pra evitar equívocos

    Parabens pela iniciativa!

    Um Abraço 🙂

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.