Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Informativos Vanessa S.

Conheçam o Blogosfera Legalizada

Blogosfera Legalizada
A questão sobre Plágio e Direitos Autorais, é um assunto muito importante.
Como todos sabem, atualmente, no Brasil, a Lei No. 9.610 de 19/02/98, é que regula os “direitos de autor”.
Mas infelizmente, na blogosfera, isso é um assunto que anda “aterrorizando” muitos blogueiros, o que tem deixado vários blogueiros desapontados e querendo desistir até de blogar para não serem mais plagiados.
De uns tempos para cá, o plágio anda se alastrando de tal maneira, que parece uma praga. Observamos que muitos blogueiros têm sido vítimas de plágio e que por falta de informação acabam não fazendo nada a respeito, deixando assim os criminosos impunes e livres para cometer outros crimes, essa falta de punição aliada a crença de que os crimes na internet não são punidos porque é difícil encontrar os seus autores tem colaborado para que o plágio se torne um mal sem solução.
Só que não é bem assim, existe sanções para infrações deste tipo.

Eu mesma já fui e ando sendo muito vítima de plágio, até clonagem , quem me acompanha no twitter e convive comigo diariamente sabe bem do que estou falando.
Já clonaram meu layout, vivem copiando meus artigos e até os templates gratuitos que eu fiz e disponibilizava aqui para downloads, algumas pessoas simplesmente baixaram meus templates, retiraram os créditos de autoria, e colocavam o link pro blog dela e publicava por ai fingindo que foram criados por eles. Por esta razão eu resolvi retirar todos os templates gratuitos e decidi parar de fazê-los. E decidi assim, porque me recuso a “alimentar trolls”. =)
Mas eu sei os direitos que tenho e corro atrás deles. SEMPRE!
E você? Sabe os direitos que tem? Sabe como se proteger e como defendê-lo?

Muitos blogueiros sequer conhecem os direitos que tem e mal sabem o que fazer, e como proceder em casos de plágio.
Pensando nisso, surgiu a necessidade de criarmos um canal para Conscientizar os blogueiros sobre a importância da segurança dos seus conteúdos, informando-os sobre seus direitos legais.

E assim nasceu o blog Blogosfera Legalizada.
Este blog foi criado exclusivamente para ajudar os blogueiros a se proteger e buscar os seus direitos, na ocorrência de infrações ao Direito Autoral.
Bem como mobilizar blogueiros e leitores no combate e denúncia de crimes de plágio.
Há muito tempo que nos faltava um blog voltado exclusivamente a este tipo de assunto e com este objetivo. Agora não falta mais!

Objetivos do Blogosfera Legalizada são:

– Centralizar e citar informações disponíveis na Web a respeito do tema plágio e segurança digital para blogs.
– Conscientizar os blogueiros sobre a importância da segurança dos seus conteúdos.
– Informar sobre os direitos legais do blogueiro enquanto autor de blog.
– Mobilizar blogueiros e leitores no combate e denúncia de crimes de plágio.
– Apresentar ferramentas, utilitários e soluções para dificultar a cópia não autorizada de conteúdo.
– Relatar experiências de blogueiros que foram vítimas de plágios.
– Informar sobre eventos, campanhas e notícias a respeito de plágio e segurança digital de blogs.

É um blog voltado á publicação de notícias e informações sobre Direitos Autorais, Plágio e Segurança Digital para Blogueiros.

O Blogosfera Legalizada possui um Fórum, que servirá como canal para relatos de ocorrência de plágio ou qualquer infração referente aos direitos autorais do blogueiro.
O Blogosfera Legalizada é um blog coletivo, existem várias pessoas que administram, participam e colaboram, alguns de maneira “invisivel”, outros não.

Convido todos vocês a conhecerem o Blog.
Divulgue o Blogosfera Legalizada, vamos juntos espalhar essa ideia de conscientização coletiva.

Nos ajude , divulgando no seu blog, em suas redes sociais, divulgue aos amigos. Nos ajude a informar e colaborar com você blogueiro(a) para que juntos possamos modificar este cenário e impedir que bons blogs se acabem em virtude do plágio.

Participem do Fórum do Blog Blogosfera Legalizada. Façam seu cadastro, deem sugestões, ajude a melhorar o blog. Ele foi criado para VOCÊ!

Vamos nos unir e juntos lutar por uma blogosfera legalizada!

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

10 Comentários

  1. .:: Clau ::. disse:

    Raquel Amaral
    Tenta reportar esse seu problema no fórum de ajuda do Blogger, acho que lá poderão te ajudar em relação a isso, pq eu não sei te informar o que possa ter ocorrido. Obrigada pelo comentário.

  2. Raquel Amaral disse:

    Oi Clau, vim te parabenizar pelo grande trabalho que vc vem desenvolvendo no site, e estou divulgando sobre o Blogsfera Legalizada no meu blog, bjos

    OBS.: não consegui deixar a URL do meu blog pq está dando uma mensagem de erro no OpenID, tem como me ajudar?

  3. pointofanimes disse:

    Muito bom o blog e também seu conteúdo com orientações e talz

  4. ::Clau:: disse:

    Obrigada a todos vcs pela visita, pelo comentário e principalmente: pelo apoio!

    @Giane:
    Lá no Blogosfera Legalizada teremos um FAQ e lá vamos esclarecer esse tipo de dúvida que vc citou, inclusive esclarecer o q é plagio e o q não é…pq muitas vezes, nem tudo é plágio.

  5. Pedro Martins Santana disse:

    boa iniciativa manolo

  6. Torres-sys disse:

    Cara Ana.

    Comecei um blog a pouco tempo, e seu texto muito me ajudou! Acessei os links e fui ver os outros posts, vou procurar ter mais cuidado quando escrever e seguir suas dicas. visite meu blog também gostaria(blogdotorresdf.blogspot.com) os seus comentários podem me ajudar! Fiz o blog como matéria curricular do meu curso de sistemas e acabei pegando gosto! Agora sei onde acertei e onde errei, graças ao seu post!!!
    Valeu….

  7. Giane disse:

    Olá!

    Gostei muito da iniciativa, mas sempre procuro ao usar textos de outras pessoas ou imagens, colocar o link e autoria. Será que estou plagiando ao fazer isso? Em alguns casos consigo autorização de uso do dono do texto e da imagem, mas fico em dúvida quando, mesmo identificando o autor, se não estou fazendo algo errado…

    Bjos mil!!!

  8. Jorge G. Goncalves disse:

    Minha Amiga
    Já coloquei o banner da blogoesfera no meu blog e já me registei.
    No entanto, nenhuma lei, nem os legisladores estão certos no que se refere ao plágio. Eu por exemplo, tiro muitas imagens da wikipédia, mas tenho o cuidado de verificar se os direitos autoriais estão livres. Tudo depende da consciência e boa formação cívica de quem escreve. O plágio quando fere os direitos morais, intelectuais, pessoais e materiais é um crime grosseiro, repugnante. Por outro lado, devemos-no debruçar sobre a publicidade enganadora e maldosa que prolifera na Internet. Se me dão por exemplo uma foto e ainda colocam à minha disposição ferramentas para eu me servir, pode ser um embuste, um engodo. Juridicamente em casos de pouco significado. juridicamente um caso de plágio é sempre muito complicado. Podemos afirmar que a vitima é sempre o lesado.
    Com muita Amizade
    Jorge G. Goncalves

  9. Deze disse:

    Oi Clau!
    Adorei a iniciativa, vou seguir o blog também!
    Pra saber melhor sobre o plágio na internet.
    Porque eu sou meio leiga, até você que tentou me ajudar quando roubaram minha foto no orkut hehe

    Beijos

  10. AnneKira™ disse:

    Gostei da iniciativa, vou participar e ajudar o/
    ;-**

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.