Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Widget Vanessa S.

Widget de Artigos Aleatórios

Muitas vezes um leitor entra na sua página a procura de determinado artigo, mas as vezes não se importa em ler outros artigos independentes.
Há várias formas de atrair seus leitores a ponto de deixá-los mais interessados na leitura de outros artigos, mesmo que não tenham relação alguma com aquele que eles estejam lendo no momento e uma delas é exibir uma listagem aleatória com títulos de artigos publicados.
Encontrei uma boa maneira de fazer isso, inserir uma lista com artigos aleatórios na sidebar do blog, que funciona a base de um script.
Com este script, a cada carregamento de página aparecerá uma lista aleatória de artigos publicados na sidebar, independente da data de publicação, e esta lista se renovará a cada atualização de página.

Se quiser incluir em seu blog, vá até ‘design’ ? ‘Elementos de página’ ? Clique em ‘Adicionar um elemento de página’? Escolha tipo ‘HTML/Javascript’.

Copie e cole o código abaixo:


<script type="text/javascript">
var randarray = new Array();var l=0;var flag;
var numofpost=6;function randomposts(json){
var total = parseInt(json.feed.openSearch$totalResults.$t,10);
for(i=0;i < numofpost;){flag=0;randarray.length=numofpost;l=Math.floor(Math.random()*total);for(j in randarray){if(l==randarray[j]){ flag=1;}}
if(flag==0&&l!=0){randarray[i++]=l;}}document.write('<ul>');
for(n in randarray){ var p=randarray[n];var entry=json.feed.entry[p-1];
for(k=0; k < entry.link.length; k++){if(entry.link[k].rel=='alternate'){var item = "<li>" + "<a href=" + entry.link[k].href + ">" + entry.title.$t + "</a> </li>";
document.write(item);}}
}document.write('</ul>');}
</script>
<script src="/feeds/posts/default?alt=json-in-script&start-index=1&max-results=1000&callback=randomposts" type="text/javascript"></script>


Agora salve o gadget!

O código acima está configurado para que apareça na lista 6 títulos de artigos, mas caso queira modificar a quantidade de títulos de artigos a serem exibidos, altere a quantidade em:
numofpost=6

Veja o resultado e boa sorte!

ATENÇÃO:

Lembre-se a funcionalidade deste script pode variar de acordo com o template.Caso este script não funcione em seu blog, faça uma avaliação de quais realmente são mais necessários. Para melhor entendimento, leia este artigo: Por que alguns scripts não funcionam no meu blog.

Referência: BloggerStop

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

14 Comentários

  1. Buenas amiga, eu fiz um sistema assim com PHP. Realmente não sabia que teria como processar essas informações via javascript.

    brunodasilva.com.br/2012/09/php-pegar-linksposts-aleatorios-em.html

    Essa “randômidade” sua é por secção aleatória, ou também é artigo por artigo aleatório?

    Abraços e parabéns pelo belo blog.

  2. Jvcr disse:

    E no webnode como posso fazer ?

    • Vanessa disse:

      Cris, este tutorial se aplica apenas para plataforma Blogger. Não sei se funcionará em outra plataforma.

  3. playerpromo disse:

    Boas me ajudo muito.. muito obg…

  4. Santiago Régis disse:

    Clau, esse Widget era quase tudo que eu precisa para um trabalho.. me diz uma coisa… é possível implementar este código para que apareça uma thumburl da imagem do post, não apenas o link da postagem?

    de qualquer forma agradeço sua atenção
    obrigado 🙂

  5. Raphael disse:

    Muito obrigado pela dica! Era o que eu estava procurando! ;D

  6. .:: Clau ::. disse:

    Evandro
    Sobre parcerias, peço que vc leia a nossa Politica de Parcerias para obter tais informações.
    Qto a deixar url do seu blog, basta comentar usando a opção OpenID.
    Leia a caixa de aviso que está bem acima do formulário de comentário, pois já disponibilizei ali todas essas informações.

  7. Evandro disse:

    obrigado Clau mas eu consegui ^^. Demorei mas consegui rs. Melhor fazer com o feed padrão. O Feedburner está dando problema (pelo menos comigo).

    Eu queria passar o endereço do meu blog pra vc dar uma olhada. É sobre rock. Mas não é divulgação rs. É pra vc ver que tirei bastante coisa daqui. E se possível fazer parceria com algum dos seus blogs *_*. Mas não vou colocar o link aqui. Queria saber como eu posso fazer?

  8. .:: Clau ::. disse:

    Evandro
    Ah é verdade, vc tem razão..me desculpe, eu que nem me liguei que tem relação com o assunto mesmo..rs
    Se ainda não conseguiu resolver o problema do Feed procura o forum oficial do FeedBurner, lá eles poderão te ajudar melhor.

  9. Evandro disse:

    rs desculpa Clau. Mas o pior é que tem a ver (O.o). É que para que funcione esse Widget que vc passou nessa página é necessario aquele negocio do Feed que eu não consigo ativar no meu blog…

    Mas enfim, obrigado de qualquer jeito. Ainda toh apanhando tentando arrumar.

  10. .:: Clau ::. disse:

    Evandro
    Eu sugiro que vc envie sua dúvida diretamente ao Forum Oficial do Blogger ou no Forum do FeedBurner. Não tenho como ajudar.
    Uma pequena observação: Procure deixar seus comentários nos posts sobre o assunto referente ao seu comentário, pois para seu comentário ser aceito aqui, ele deve ter relação com o assunto do post. Mais informações, leia os Termos de Uso do Blog.

  11. Evandro disse:

    Não consigo cadastrar meu blog no feedburner.

    Aparece um erro! "The URL does not appear to reference a valid XML file. We encountered the following problem: Error on line 4: The element type "link" must be terminated by the matching end-tag "/link"."

    Que é mais ou menos isso:

    A URL não aparece para fazer referência a um arquivo XML válido. Nós encontramos o seguinte problema: Erro na linha 4: O elemento do tipo "link" deve ser terminado no "/ link" tag final.

    O detalhe é que o template que utilizo é retirado do Blogger. O que será que está acontecendo? Eu preciso cadastrar esse feed mas ele não aceita. Será que não tem outra forma?

  12. ::Clau:: disse:

    @Neto Cruz:
    Eu quem agradeço seu comentário e sua presença..volte sempre aqui viu?;)

  13. Neto Cruz disse:

    Olá! Acabo de usar o código Javascript no meu blog, e funcionou perfeitamente (mudei para 7 posts aleatórios).

    Obrigado pela informação! Este blog tem sempre coisas úteis!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.