Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Gerenciamento Vanessa S.

Feeds via Feedburner

Você já deve ter visto em vários blogs as opções “Inscrever Feeds”, e muitas vezes nem sabe o que são ou para que servem. Então para começar vamos entender o que são FEEDs e como o leitor deve proceder para se inscrever em um FEED.

Mas afinal, o que são FEEDS?
FEED, ou RSS FEED são usados para que um usuário possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdos postados por um blog sem que precise visitar o blog em si. Sempre que um novo conteúdo é publicado o “assinante” do feed pode ler imediatamente este artigo, assim ele se mantém informado das atualizações de diversos blogs sem precisar sair visitando um a um.

Como faz para assinar os Feeds dos blogs que eu gosto de ler?
É simples. Quando você visita um blog e vê o ícone do Feed, você clica nele e será direcionado para uma página de feeds,você clica no botão do Google e será direcionado ao “Google Reader”, é só clicar em “inscrever-se”. Feito isso você pode acompanhar as atualizações dos seus blogs favoritos.

O que o Feed pode fazer pelo meu blog?
Para você que pretende acompanhar as analises do seu blog, o Feed traz para você informações mais detalhadas de como eles foram assinados, por quem foram assinados e por quais mecanismos foram assinados.

Meus Feeds via FeedBurner:

O Feed Burner torna a visualização dos feeds mais atraente e mais faceis de serem assinados, e disponibiliza algumas ferramentas bastante uteis para seu blog.

Como configurar o Feed do meu blog pelo Feed Burner?
Primeiro será necessário queimar seu RSS Feed, na página inicial do Feed Burner , e para isto, é só adicionar a URL do seu blog, preencher os formulários para realizar o cadastro e obter a URL do Feed Burner. Será a partir de sua conta no Feed, que você vai personalizar e utilizar as ferramentas disponíveis.
Feito o cadastro , copie a URL(endereço) de seu Feed no FeedBuner, com ela que você irá agregar o seu Feed ao Blogger.
Para isso vá até o painel “configurações”, e clique na aba “Site Feed”.
No campo “permitir feeds do blog”, deixe marcado a opção “completo”, e no campo “URL de redirecionamento de feed” coloque o seu novo endereço de feed e salve suas configurações.

Usando o serviço do FeedBurner
Analisar
É Nessa aba que você acompanha o desenvolvimento de seu feed, quem assinou e de forma assinaram.

Optimizar
Aqui você define como seu feed será visualizado usando a ferramenta ‘BrowserFriendly’ você define quais mecanimos de subscrição aparecerão em sua pagina de feed além de poder deixar uma mensagem pessoal para que seu assinantes possam ver.

Publicar
É lá que você encontra as ferramentas do FeedBurner que você vai publicar no seu blog:
Headline Animator – apresenta os artigos recém publicados em forma de gif, como se fosse um banner.
BuzzBoost – gera um código em HTML para você publicar os artigos recentes de seu blog, nos elementos de páginas, por exemplo.
Email Subscriptions – é lá que você oferece suas atualizações para seus leitores as receberem por email.
PingShot – Você pode deixar que o FeedBurner notifique sobre as suas atualizações a serviços de Diretórios de blogs, como BlogBlogs ou Technorati, por exemplo.

Essas são apenas algumas das ferramentas que Feed Burner pode oferecer, agora cabe a você se cadastrar e conferir melhor as facilidades dos serviços.

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

18 Comentários

  1. Glaysson_Revisor disse:

    Clau, foi de muita valia os seus conhecimentos. Entretanto, ainda estou com um problema e gostaria de compartilhá-lo com vc em busca de solução. Os meus emails inscritos, no 'my feeds', constam lá embaixo na aba 'email subscription' como cadastrados. Porém, na aba inicial 'Analise', consta 'zero assinantes'. Além disso, os emails cadastrados não estão recebendo as atualizações do meu blog, mesmo com todo o processo de inscrição tendo transcorrido de forma bem sucedida. Vc saberia me orientar na resolução desse problema? Agradeço antecipadamente. Grande abraço.

  2. Lukas disse:

    Clau,para eu ter um ìndice em meu blog,devo escolher RSS?

  3. Lukas disse:

    Clau,estou confuso…

    Devo escolher RSS ou Atom?

  4. .:: Clau ::. disse:

    Lucas
    Eu não sei te dizer, pq nunca vi isso antes. Tenta entar em contato com suporte do Feedburner, só eles poderão te ajudar.

  5. Lucas disse:

    Clau,por favor me ajude!
    Você intende desse assunto e eu não sei nada!!!
    Toda vez que cadastro meu feed aparece a mensagem "O URL não parece fazer referência a um arquivo XML válido. Nós encontramos o seguinte problema: Erro na linha 4: O tipo de elemento de ligação "deve ser denunciado pelo correspondente marca de fim" " o que serà que é isso clau? como devo proceder? Desculpa te amolar è porquê não seu nada disso.!

  6. Lucas Hb disse:

    Olà clau,pode me dar uma ajudinha? quando clico em Queimar feed aparece uma pàgina pra esolher entre RSS e feed. qual devo escolher? obg!

  7. ::Clau:: disse:

    Pepino Assassino:
    O feed é único para cada blog. Não há como criar varios feeds para um blog só.

  8. Marcola disse:

    Queria pergunta como fazer um Feed mais eu ja tenho um entende e não consigo fazer outro pro meu blog

  9. ::Clau:: disse:

    Marcos Eulálio:
    Pelo que eu sei, vc deve ativar o serviço diretamente no site do Feed Burner, basta clicar em "ativar" e pronto. Lá não pede que informemos lista dos sites para este serviço não. Eu não sei o q pode ter acontecido com o seu PingShot para não estar funcionando.

  10. Marcos Eulálio disse:

    Olá, sei que vocês não são da Google, mas gostaria apenas de uma informações de alguém que entende um pouco mais sobre o assunto, procurei no google e até abri uns 3 tópicos no forum de suporte da google, mas NADA…

    Meu feed (burner) funciona perfeitamente, e tenho cadastro no BlogBlogs e queria MUITO utilizar o recurso PINGSHOT, mas ele não funciona de jeito nenhum, ele devia aparecer uma lista pra eu poder selecionar os serviços em que quero pingar o feed, mas não aparece nada!
    O Pingshot pra vocês aparece algo pra selecionar os serviços ? E se aparece, você teve que fazer algo "a mais" pra ele poder funcionar ou já veio funcionando???

    Obrigado desde já =)

  11. ::Clau:: disse:

    @Bruno Sajermann:
    Que bom que conseguiu resolver e valeu pela dica e pela informação. 😉

  12. Bruno Sajermann disse:

    Olá Clau, precisa responder a questão de cima não, e a proposito eu arrumei, se aparecer mais alguem com esse problema agora você ja pode ajudar…

    O problema de 512k, é que minhas postagen são muito extensas (Por ser detonados de jogos), e que tem bastantes imagens, para solucionar esse problema, tem que ir em "CONFIGURAÇÕES>SITE FEED>PERMITIR FEEDS DO BLOG" e colocar em sinopse, ou seja, para ser apenas um trecho de suas postagens….

    Bom fica ai minha pequena ajuda, obrigado pela atenção e parabens pelo site!

  13. Bruno Sajermann disse:

    Beleza, consutei e eles disseram que é por que eu edito meus textos no WORD, tem cabimento uma coisa dessa?

    Sem chance mesmo, paciencia, tem outro site, ou esquema pra mim adicionar os FEEDS ou so esse do Feedburner?

    Caso tenha, só me indique o site, obrigado por toda atenção e ajuda!

  14. ::Clau:: disse:

    @Bruno Sajermann:
    Pelo que entendi diz q seu arquivo possui extensão muito grande, maior q 512K. Agora pq aconteceu isso, não faço a minima ideia…é melhor vc consultar o suporte deles no fórum que eles citaram ai na mensagem…

  15. Bruno Sajermann disse:

    "Seu filesize alimentação é maior do que 512K. Você precisa reduzir o seu tamanho para que o FeedBurner para processá-lo. Dicas para controlar o tamanho do arquivo de alimentação com o Blogger pode ser encontrado em Tech Dicas sobre FeedBurner fóruns, nosso site de suporte."

    Não entendi nada o que quis dizer, tem alguma noção?

    Obrigado!

  16. ::Clau:: disse:

    @Bruno Sajermann:
    Vc tem q traduzir o texto, ver o q significa para poder ver o q aconteceu…(traduz no tradutor do google).

  17. Bruno Sajermann disse:

    Oi Clau, por favor me da uma ajudinha, fui fazer o procedimento acima e quando coloquei meu link aparece a frase:

    "Your feed filesize is larger than 512K. You need to reduce its size in order for FeedBurner to process it. Tips for controlling feed file size with Blogger can be found in Tech Tips on FeedBurner Forums, our support site."

    Me ajuda por favor!

    Não sei o que quer dizer, ou melhor, não sei como agir nesse caso!

    Obrigado!

  18. Tinho disse:

    Mais uma vez obrigado pelos seus tutoriais, não estava conseguindo colocar o feed no meu blog, mas consegui depois de ler este tutorial.
    valeu mesmo!!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.