Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Informativos Vanessa S.

Campanha em prol da Originalidade na Blogosfera

Eu encontrei , por acaso, uma campanha super interessante no site Blogosfera Cristã.
Pelo que constei nos comentarios do site citado, esta campanha teve adesão de diversos Blogs, e eu resolvi aderir também, por achar o assunto de suma importância e também para, ajudar que a idéia seja propagada por toda a blogosfera.
Até inclui o banner na coluna lateral do meu blog, (referenciando a página do post original, é claro).
A Campanha é intitulada Campanha pela originalidade na blogosfera brasileira, e é principalmente contra quem copia conteudo sem referenciar as fontes.

Copiar deliberadamente na íntegra um conteúdo de um blog, é crime.
Muitas pessoas na rede, desconhecem a lei e ignoram os direitos autorais e a propriedade intelectual de terceiros.
Por esta razão, é preciso tomar certos cuidados para você não se tornar vítima,ou não errar e com isso, acabar se tornando um criminoso.
Atualmente, existem varias maneiras de se proteger e de denunciar esses tipos de crime.
O próprio Blogger oferece uma plataforma para que os usuarios que forem vítimas, notifiquem infrações desse tipo, para isso a denúncia deve ser enviada atraves
deste Formulário de Denúncia do Blogger.

O Plágio , infelizmente, está se alastrando, parece uma praga, é igual a uma doença que contagia o mundo todo, mas podemos evitar que a doença se espalhe!Cabe a cada um de nós fazer a sua parte.

Devemos ficar sempre atentos em relação a este assunto, para evitar que um simples ato seja tipificado como crime e com isso nos tornarmos criminosos na rede, pois muitas pessoas registram suas obras, imagens ou conteudos, registrado-os como Propriedade Intelectual junto à Biblioteca Nacional.
Alguns protegem seus Direitos Autorais, baseados na Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.

O conteudo que posto no meu blog é público e qualquer um pode usar, desde que dê os devidos créditos. Afinal tudo o que eu disponiblizo aqui, principalmente os tutoriais, são conteudos criados por mim, eu passo as informações de acordo com o que eu sei, com os conhecimentos que eu tenho sobre o assunto.
É certo que muita coisa, em relação a ‘templates’, por exemplo, eu aprendi com a ajuda de alguns sites ou blogs, mas tudo foi na base de muita pesquisa, leitura e testes, eu sempre utilizo passo a passo o que eu estou aprendendo ali no momento.
E se caso ocorrer a necessidade de postar algum conteudo criado originariamente por alguém, eu dou os devidos créditos.
Infelizmente, algumas pessoas não se importam se você passou horas escrevendo e pesquisando algo para postar no seu blog.
Eles simplesmente pegam tudo, copiam na integra tudo o que você escreveu, palavra por palavra, copiam inclusive as imagens que você disponibiliza e isso não é certo, além de ser crime.

Sou completamente a favor de campanhas como esta.
Participe da campanha você também!

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

1 Comentário

  1. Ian Filipe disse:

    Sim.. Essa campanha é bastante importante… Outro tipo de plágio que cresece cada vez mais é o de templates. Copiar códigos do template dos outros pelo código fonte do Mozilla. Li a poucos dias esta postagem do BCreate: http://www.bcreate.net/2010/08/sobre-plagio-de-template.html, você poderia dar uma olhada e divulgar esta campanha do BCreat. Abraço Clau.
    Ian Filipe!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.