Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Iniciantes Nova Interface Postagens Vanessa S.

Criando uma Postagem no Blogger – Nova Interface

Para quem está iniciando com blogs agora, e não está muito familiarizado com a plataforma blogger, aprenderá, neste tutorial a criar e publicar seu primeiro artigo.
Acesse seu painel do Blogger e clique no ícone de um “lápis” que aparece dentro do menu de cor laranja (conforme imagem)
Como criar um post no blogger

Na caixa ao lado de onde está escrito “Postagem” é o local onde você digitará o título da sua postagem. É um elemento muito importante, pois é através dos títulos do seu artigo que os mecanismos de busca começam a procurar pelo seu blog. Escreva títulos coerentes e relevantes de acordo com o conteúdo do seu blog. Os títulos são o que aparecem no gadget de “Arquivo” do seu blog.

Se você estiver no modo “html” do editor do textos, verá estas opções:
2

Se estiver no modo “escrever” do editor de textos, verá estas opções, conforme imagem abaixo:

Modo "escrever" do editor de texto
A numeração em laranja servirá de marcação para saber quais elementos estamos tratando aqui para facilitar o entendimento.

1. Para escolher o tipo de fonte do texto marcado;
2. Selecionar o tamanho da fonte;
3. Aqui escolhe o destaque do texto, se é Negrito ou Itálico;
4. Onde é possível mudar a cor da fonte;
5. Onde é possível mudar cor de fundo do texto.
6. Com este ícone que você cria links para outras páginas;
7. É onde você clica para Inserir imagens;
8. É onde você clica para Inserir vídeos;
9. Cortar o texto para o resumo do “Leia Mais padrão do Blogger”;
10. É onde você define a disposição do texto(alinhar à esquerda, ao centro, à direita ou justificado);
11. É onde você cria listas numeradas ou marcadas;
12. Destaque textos de citações;
13. Pode-se remover a formatação de uma área selecionada.
14. Corretor ortográfico;

Ainda no modo “escrever” no editor de textos, é possível escolher o formato para destacar subtítulos dentro do seu post. Veja:

formato-titulo

Estes elementos só aparecerão se você estiver no modo “Escrever” do seu editor de textos.

Ao terminar de digitar e formatar sua postagem, clique em “VISUALIZAR”, para ter uma ideia de como o seu texto está ficando.

[dica] Sempre que você tiver que inserir algum código html no seu post, você deverá usar seu painel de postagem no modo “HTML” e não no “escrever”[/dica]

2. Como Inserir link na postagem:

Para inserir um link em alguma postagem você tem que entrar no editor de textos do seu blog , escrever uma palavra ou uma frase, marcar a palavra ou a frase com o mouse.
Se estiver no modo “HTML” do editor de textos, você deverá clicar no ícone correspondente a LINK e escrever o endereço (url) do site que você quer associar a esta palavra ou frase e pronto!

Veja a imagem:


Caso esteja no modo “escrever” do editor de textos, você também deverá clicar no ícone correspondente a LINK, só que irá abrir uma popup como esta, conforme mostra a imagem abaixo:

5

3. Inserir imagem na postagem:

Clique no ícone correspondente a inserção de imagem (vide item nº 7 na lista acima).
Ao clicar neste ícone, abrirá uma janela para que você carregue uma imagem do seu computador ou de outra página da web:

Inserir imagem na postagem

Clique em “escolher arquivos” e aguarde que a sua imagem seja carregada. Depois basta clicar em “adicionar selecionadas” e aguarde que a imagem aparecerá no seu post.
Feito isso, escolha a posição em que sua imagem deve aparecer (Esquerda, Centralizado, Direita ou Nenhuma) e o tamanho da sua imagem (Pequena, Media ou Grande).

Ajustar tamanho e alinhamento

4. Inserir marcadores na postagem:

O marcador, também conhecido como etiqueta (label em inglês) funciona como uma espécie de classificação(categoria) do artigo que iremos publicar.

Para incluir o marcador, clique em “Marcadores”, que fica na barra lateral direita do editor de textos do Blogger(Configurações de postagem).
Feito isso basta escrever o nome que você deseja dar a seu marcador na caixa em branco, e clicar em “concluido”.

inserir-marcadores-nos-posts-do-blogger

Uma vez inserido um marcador, o mesmo pode ser usado para futuras postagens que sejam do mesmo tema.

[dica]Os marcadores pode ser editados. Para edita-los, você deve sair do editor de textos de postagens, retornar ao painel inicial do blogger, clicar no menu “postagens” e clicar no menu do topo “todos os marcadores”. Depois é só escolher os posts a serem modificados.[/dica]

Para os marcadores serem reconhecidos por seu blog, você deverá incluir na sidebar a lista dos marcadores, para isso, basta ir no menu “layout”, e clicar em “adicionar um gadget” e escolher a opção “marcadores”.

5. Inserir uma descrição do artigo na postagem:

Ao criar o post, na lateral direita em “Configurações de postagens” você deve clicar em “Descrição de pesquisa” e adicionar uma breve descrição do seu artigo dentro da caixinha que irá se abrir.

adicionar descrição individual na postagem do blogger

Esta descrição deve ser bem feita, pois ela serve como se fosse um resuminho, para chamar a atenção dos seus leitores para que eles se interessem a lerem o restante do artigo que você escreveu.

É esta descrição individual dos seus posts que vai aparecer quando você compartilhar os seu post nas redes sociais como o Facebook ou até mesmo Google Plus.
E ainda, será esta descrição individual que irá aparecer em seus posts nos sites de buscas. Aparecerá logo abaixo do Título do artigo.

Artigo atualizado 24/maio/2013.

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

7 Comentários

  1. .:: Clau ::. disse:

    Fernando Sampaio
    Vc pode imprimir sim, sem problema algum, desde que seja para seu uso próprio e não seja para fins comerciais. Obrigada pelo comentário e desejo boa sorte no seu novo blog.

  2. ftsampa disse:

    Clau
    Parabéns pelo seu Blog, pelo fácil uso do nosso idioma e pela didática dos seus tutoriais.
    Estou querendo fazer um blog para compartilhar notas de livros que li, textos próprios, fotos e fatos que recolhi desde 1996 quando comecei a navegar na Net.
    Entretanto, gostaria que me autorizasse a imprimir alguns dos seus tutoriais para inciantes a fim de facilitar meu estudo do assunto e, emfim, iniciar o trabalho de postagem.
    Tenho 73 anos, meu tempo de vida é curto, daí estar ansioso para começar, se assim me decidir.
    Atenciosamente Fernando Sampaio Salvador-Ba

  3. Totally Girls disse:

    oie linda,akii segue o meu blog amei o seu e ja estou seguindo
    http://totallygirlss.blogspot.com/ muito obrigada

  4. Felipao disse:

    Muito obrigada pela ajuda, resolvi meu problema.

  5. .:: Clau ::. disse:

    Felipao
    Vc pode criar um marcador com o nome do livro e para cada postagem que fizer com capitulos, insira este marcador.

  6. Felipao disse:

    Olá, tenho um blog sobre livros, e como estou escrevendo um, vou disponibilizar no site os capítulos diariamente, mas gostaria de criar um link que direcionasse automaticamente para uma página onde estarão todas as postagens referente a determinado tema,neste caso os capitulos do meu livro.Será que você pode me ensinar?

  7. guaxinin disse:

    BELA AULA ,BEM EXPLICADA VC NASCEU PRA ISSO GAROTA,PARABÉNS..SUCESSO É O QUE TE DESEJO.BJINNNN NO CORE!QUE TAL SE FIZER NO YOU TUBE COMO FAZER TWITERR?
    POIS TEM PESSOAS QUE TEM DIFICULDADES.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.