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Guest Post Camila Fiori

Dicas de como escrever conteúdos para profissionais com nível superior

Bons textos são essenciais para atrair clientes, chamar a atenção das pessoas e, sobretudo passar informações de forma eficiente e concreta, mas escrever conteúdo para profissionais com nível superior requer ainda mais cuidados.

Nesse caso, primeiramente é preciso que o texto seja bem escrito, mas ele deve também se adequar ao nível do receptor, que no caso são pessoas com nível de educação superior.

Bons textos se adequam perfeitamente à personalidade e características de quem vai ler, para que ele cumpra os seus principais objetivos: informar, atrair e gerar resultados.

Sendo assim além de haver adequação à linguagem formal, é essencial que esses textos sejam fluidos, contenham grandes quantidades de informações com comprovação científica. Por exemplo, um texto sobre teste de DNA e suas funcionalidades deve ser bem embasado cientificamente. 

Apesar de parecer difícil, existem algumas dicas de como escrever conteúdo para profissionais com nível superior, que podem te ajudar a organizar melhor esse tipo de texto.

 

Dicas de como escrever conteúdos para profissionais com nível superior

Apesar de muitas pessoas não darem importância à forma de escrever, textos bem feitos são como medidores de conhecimento, comprometimento e profissionalismo e, em alguns casos é também um bom termômetro para a credibilidade.

Quando o público alvo são pessoas com nível superior, as exigências com relação a essas características são drasticamente elevadas.

Por isso não basta simplesmente elaborar textos vagos, com informações superficiais. É preciso se aprofundar no assunto, entregar material de qualidade e, sempre que possível se embasar em comprovações científicas.

Existem algumas dicas de ouro para escrever conteúdo de qualidade para profissionais com nível superior.

 

1. Planejamento é essencial

Em qualquer ação o planejamento é essencial e, o mesmo vale para a escrita. Antes de mais nada é necessário determinar a finalidade do texto de você vai escrever. Questione-se sobre:

  • Quem é o público alvo?
  • Qual é a idade e o perfil do meu público?
  • Qual é o ramo de atuação?
  • O texto é informativo ou tem finalidade de marketing
  • Qual é o propósito do meu texto? O que eu pretendo com ele?
  • Onde posso buscar informações confiáveis para escrever?

Respondendo a essas perguntas você será capaz de determinar características importantes que o seu texto deverá ter para cumprir seu papel, para depois então começar a criar o seu esqueleto e dar início à escrita em si.

 

2. Crie subdivisões no seu texto

Primeiramente tente dividir o seu texto em partes, lembrando-se de que ele deve ter um caminho lógico e, por isso deve ser composto por começo, meio e fim.

Dentro dessas três grandes partes você pode incluir mais subdivisões, como parágrafos, por exemplo. Isso vai ajudar muito a manter a coerência, aumentando o nível de formalidade da escrita. Assim inclusive a eficiência na mensagem é bastante elevada.

 

3. Procure criar períodos curtos e bastante claros

Escrever conteúdo para profissionais com nível superior exige um grau mais elevado de formalidade e, por isso as incoerências e ambiguidades não são bem-vindas.

Visando evitar a ocorrência dessas falhas, que podem ser consideradas graves, é aconselhado que você prefira criar frases mais curtas e diretas.

Ficar enrolando para transmitir uma informação é totalmente desaconselhado, pois isso demonstra falta de conhecimento no assunto.

Fazer uma segunda leitura dos textos pode ajudar muito na identificação de trechos problemáticos que possam ser removidos ou simplesmente alterados.

 

4. Não esqueça da vírgula

Se engana quem pensa que a vírgula deve ser colocada onde é preciso fazer uma pausa para a respiração. Apesar de essa dica funcionar em várias situações, é preciso conhecer bem as regras de uso da vírgula ao criar conteúdo para profissionais com nível superior.

Falhas simples podem colocar os seus textos sob julgamento, visto que isso pode ser visto como falta de conhecimento básico.

 

5. Crie um parágrafo para cada ideia

Para que o seu texto não fique confuso, uma boa dica é desenvolver um parágrafo para cada ideia. Procure sempre argumentar muito bem e se aprofundar nas ideias ao longo do mesmo parágrafo, mas é desaconselhado que você misture muito as informações.

Isso porque alternar entre várias ideias muito rapidamente vai deixar o seu texto raso e tornar a sua leitura bastante confusa.

Além disso para escrever conteúdo para profissionais com nível superior é essencial criar um texto fluido e, a melhor forma de obter isso é por meio de conectivos.

 

6. Deixe as gírias de lado

Para escrever conteúdo para profissionais com nível superior é preciso usar uma linguagem culta, deixando de lado as gírias, regionalismos e termos muito coloquiais.

Lembre-se de que um texto desse tipo é algo que deve ser levado a sério e, é bem diferente nas mensagens que você envia aos seus amigos.

Então deixe as gírias para as redes sociais e aplicativos de mensagem.

 

8. Use referências confiáveis

Escrever conteúdo para profissionais com nível superior exige muita paciência para fazer pesquisas e buscar sempre por fontes confiáveis daquele assunto.

Jamais faça um texto desse tipo baseando-se na sua opinião. Sempre que possível use fontes científicas e, cite-as como referência.

Além disso não se esqueça de pesquisar até mesmo as informações mais básicas das quais você não tenha certeza absoluta.

 

9. Crie listas enumeradas sempre que possível

Em diversas situações criar tópicos pode ajudar muito a organizar um raciocínio, contribuindo para que o leitor não se perca em meio às informações do seu texto.

Por isso, sempre que houver essa possibilidade, crie listas enumeradas com informações de forma organizada, visando a simplificação da leitura.

 

10. Após finalizar releia o seu texto

Uma regra de ouro para todos que querem escrever conteúdo para profissionais com nível superior é fazer uma releitura atenta após a finalização do seu texto.

Preferencialmente essa leitura deve ser feita em voz alta, para que ocorra a identificação mais eficiente de problemas de escrita.

Ao ler em voz alta você tem uma noção mais clara também sobre a fluidez do texto. Caso seja necessário, procure incluir mais conectivos para promover uma melhor integração entre os parágrafos.

Dessa forma você vai conseguir escrever conteúdos excelentes e aprofundados para profissionais com nível superior.

 

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

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Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

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