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Guest Post Monica Godinho

Marketing de defensores: o que é

O marketing de defensores está ligado à geração de fãs para o seu negócio. Mas, você sabe se sua marca tem defensores e quais são eles? Aqui você entenderá o que é essa estratégia e como ela é importante para os negócios!

O comportamento de compra dos consumidores mudou muito nos últimos anos e montar loja virtual se tornou prioridade para muitas empresas que estão se adaptando às mudanças. 

Além de estarem mais ativos na internet, os clientes também estão mais exigentes e querem ter certeza que estão comprando um bom produto ou serviço de uma empresa que tenha valores parecidos com os seus.

A elaboração de plano de fidelização de clientes é um assunto antigo e faz parte da estratégia de vendas de empresas, seja de forma online ou presencial em pontos físicos. O foco sempre deve ser o cliente e o marketing deve ser aplicado justamente para aproximar, conquistar e fidelizar consumidores.

Pode acontecer que algum dia a sua marca se depare com comentários e avaliações negativas. Isso faz parte e é importante que você tente entender o problema e resolvê-lo. Porém, você poderá ter uma ajuda extra para contornar uma situação negativa: a dos defensores.

O marketing de defensores é uma estratégia com foco na conquista e fidelização de consumidores da sua empresa. Os clientes divulgadores da sua marca são aqueles ativos e que interagem em seus canais de comunicação, como as redes sociais, por exemplo.  

Quer saber mais sobre o marketing de defensores e como ele funciona? Continue a leitura e confira!

 

Como reconhecer defensores de uma marca?  

Os defensores são aqueles clientes engajados, que defendem uma marca, divulgam o seu conteúdo, interagem nas redes sociais e sempre estão dispostos a indicá-la para outras pessoas.

Esses consumidores fazem isso porque tiveram uma ou várias experiências satisfatórias de compras, seja devido a um bom atendimento, um produto ou serviço de alta qualidade, ou a combinação de diferentes fatores.

Além da satisfação, esses clientes costumam se identificar com a marca, por causa do seu estilo ou pela postura que ela tem em relação a alguns assuntos, como causas sociais, por exemplo.  

Com isso, eles ajudam a marca a conseguir bons resultados, já que as recomendações e comentários positivos costumam conquistar e ser um fator decisivo de compra para algumas pessoas.

No entanto, as marcas possuem um desafio quando se trata de marketing de defensores, que é incentivar que existam recomendações de forma online, que é onde os consumidores estão cada vez mais presentes.

 

Qual é a real importância do Marketing de Defensores?

Hoje, mais do que nunca, os consumidores não estão apenas em busca de produtos, eles estão interessados em valor agregado. Ou seja, não basta apenas oferecer um bom produto ou serviço, é essencial proporcionar algo a mais.

Isso pode ser feito com uma boa comunicação sobre os valores da empresa, proporcionando experiências – um bom exemplo são as marcas que patrocinam festivais de música e oferecem experiências durante o evento -, um atendimento ao cliente personalizado, entre outras estratégias.

O importante é que a marca ofereça uma diferença para o consumidor e a faça se destacar no mercado. Uma vez que sua marca possui seus defensores, ela precisa dar voz para que eles se expressem. É aí que entra o marketing de defensores.

A estratégia possui o objetivo de dar voz aos defensores da marca para que eles consigam compartilhar suas experiências positivas. Esses clientes serão uma forma de publicidade online que passa credibilidade para o seu público-alvo.

 

Dicas para realizar o Marketing de Defensores

Quando se trata de marketing de defensores, uma das melhores formas para conquistar seus clientes é criando um programa que ofereça benefícios tanto para ele, quanto para a sua marca. 

Você pode pensar nisso como uma forma de incentivo para que seus consumidores se tornem mais engajados e próximos do seu negócio. Eles precisam se sentir à vontade em compartilhar suas experiências, portanto não deve ser algo “forçado”. 

Aqui está algumas dicas para você começar a planejar sua estratégia de marketing de defensores. 

Defina seus objetivos 

Para fazer isso, antes de tudo, é importante que você faça um bom planejamento e defina quais são seus objetivos. Você quer incentivar os novos consumidores? Ou os antigos? 

Conheça seus defensores

Saber quem são seus defensores é fundamental para você entender como eles agem, quais são suas preferências e o que eles esperam da sua marca. 

Envolva seus defensores

Para que você consiga ter sucesso com a estratégia é necessário que sua marca crie uma boa conexão com os defensores. Portanto, os envolva e faça com que eles sintam-se especiais.

Conclusão sobre o que é Marketing de Defensores

Uma marca com defensores é a representação da satisfação dos clientes com o negócio. Isso é importante para qualquer tipo de empresa, afinal, é um resultado positivo de todo o seu esforço e trabalho. 

Porém, os defensores são muito mais do que isso. Eles são uma oportunidade de fazer com que sua marca ganhe destaque no mercado e conquiste muitos outros consumidores. 

Ao definir boas estratégias para aproximar e incentivar que esses defensores falem sobre suas experiências, suas chances de conquistar novas vendas serão muito maiores, já que consumidores tendem a sentir-se mais seguros ao conferir boas avaliações. 

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e comece agora mesmo a aplicar o marketing de defensores para alcançar grandes resultados para sua marca! 

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