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Guest Post Bruna Farias

Google AdWords – 5 etapas para iniciar sua primeira campanha na Rede de Pesquisa

Muito bem, você acabou de lançar o site da sua empresa, certo?

Agora, você deseja gerar tráfego para vender seus produtos ou gerar mais leads com contatos qualificados, não é mesmo?

Para fazer isso, uma das maneiras de aumentar sua visibilidade é lançar uma campanha de publicidade on-line no Google Ads (Adwords).

Mas você não sabe por onde começar?

Eu já perguntei para a Inbounder Marketing, nosso time de especialista em anúncios do Google, como começar ter resultados no Google Adwords?

“Antes de tudo, me parece essencial lembrar que uma campanha do Google Ads gera tráfego qualificado no seu site. Mas para alcançar taxas de conversão que garantam a lucratividade do seu investimento em publicidade, é essencial ter um site de qualidade.” – Inbounder Marketing Digital

Para Inbounder Marketing, um site de qualidade é sinônimo de:

  • Conteúdo convincente,
  • Um design perfeitamente “compatível com dispositivos móveis”, ou seja, adaptável ao dispositivo móvel,
  • Protegido,
  • Tempo de carregamento rápido,
  • Um site claro e prático para o cliente.

Você não terá problemas se usar um CMS como WordPress, Magento, shopify … para publicar o site da sua empresa.

Por outro lado, se você tiver um site personalizado, lembre-se de verificar todos esses pontos antes de lançar uma campanha, independentemente da plataforma de publicidade.

Então a Inbounder me descreveu as cinco etapas principais para realizar suas primeiras campanhas na rede de pesquisa no Google Ads! E agora vou te mostrar 🙂

  1. Crie uma conta do Google Ads

Para forjar sua experiência, sugiro que você comece diretamente criando sua conta do Google Ads.

Preâmbulo  : verifique se você já possui um endereço de e-mail válido do Gmail. 

Preencha as informações da sua empresa

Faça login com seu endereço do Gmail e responda às várias perguntas feitas pelo Google, sobre a sua empresa.

Para iniciar qualquer setor de atividade da sua empresa, sugiro que você selecione o segundo objetivo “Gerar mais vendas ou acessos no site”.

Em seguida, preencha os diferentes formulários que solicitam:

  • O nome da sua empresa,
  • O endereço URL do seu site,
  • A área geográfica de seus clientes, que pretende alcançar.
  • E, finalmente, a descrição de 3 a 5 produtos ou serviços que você oferece.

    Logo em seguida dessas etapas, você passa a criar seu anúncio de fato.

Escreva o seu anúncio

Este passo não é necessariamente óbvio. De fato, você ainda não definiu sua estratégia e ainda não sabe o que irá apresentar nos anúncios.

Meu conselho  : preencha os títulos com o que você já  deseja, de qualquer forma já poderá estar pronto uma pequena parte.

Defina seu orçamento

Depois de concluir seu primeiro anúncio, a página de configuração do orçamento é exibida.

Mais uma vez, coloque o valor de investimento diário que você deseja.

Nota  : não entre em pânico, você não será cobrado até que o anúncio seja transmitido. E eu vou lhe mostrar como colocá-lo para pausar.

Preencha suas informações bancárias

Última etapa na criação de uma conta no Google Ads, insira suas informações bancárias.

Infelizmente, você não pode escapar dessa etapa, pois ela é importante para os dados do faturamento e investimento.

Então por insira suas informações bancárias reais, porque você precisará delas ao criar sua primeira campanha real no Google Ads.

Por fim, valide seus meios de pagamento. E você chega na página principal do Google Ads.

Pausar este anúncio

Como prometido, eis como pausar esta nova campanha:

  • Selecione a campanha
  • Verifique se você está no menu de visão geral 
  • Em seguida, altere seu status de “ativado” para “pausar”.

    Seu anúncio agora está em espera. Sua conta do Google Ads já está em vigor.

    Agora, veremos como realmente definir sua primeira campanha para maximizar sua eficácia.

2. Defina sua estratégia

Antes de começar a criar suas campanhas, você precisa definir o que deseja promover.

De fato, a idéia não é promover todo o site, mas selecionar o que é mais importante para você.

Por exemplo, se você possui um site de comércio eletrônico, determine a categoria de produto mais atraente porque o volume de vendas é substancial ou a margem é grande …

Imagine que você é um gerente de publicidade da equipe por trás do site do Clareador Dental. Você poderá criar uma campanha apenas na sua categoria “Clareamento dental”.

Obviamente, com um orçamento um pouco maior, é mais fácil segmentar suas campanhas com mais precisão.

Evite usar categorias muito amplas para não gastar muito dinheiro e  ter poucos resultados.

Depois de selecionar o produto ou serviço para o qual você deseja promover, observe o endereço da URL com atenção, para verificar se realmente ela está certa.

Agora, é preciso encontrar as palavras-chave certas  que exibirão seus anúncios.

3. Procure as palavras corretas

As palavras-chave são, portanto, as palavras mais usadas pelos seus clientes em potencial para encontrar os produtos (ou serviços) que você deseja divulgar.

Estas são as palavras que as pessoas usam quando pesquisam no Google.

Mais especificamente, tenha cuidado para encontrar as palavras-chave cuja principal intenção é comprar.

Na verdade, você deseja conquistar novos clientes com esta primeira campanha, certo?

Mas como fazer isso ?

Identificar a intenção da pesquisa

Você verá que não é tão complicado.

Vamos dar o exemplo de em uma categoria de palavra-chave: intercâmbio Irlanda

Uma palavra-chave óbvia para definir este exemplo é simplesmente a palavra: “intercâmbio irlanda”.

Problema  : com a palavra-chave “irlanda”, você atrairá:

  • Adolescentes recém formados
  • Pessoas que desejam aprender Inglês e com direito a trabalhar
  • E até usuários da Internet procurando informações sobre intercâmbio…

Conseqüentemente, você pode estar também direcionando muitos usuários da Internet que não estão no seu alvo. Isso é prejudicial se você estiver tentando controlar seus custos … como eu imagino.

Para fazer uma boa pesquisa de palavras-chave, coloque-se no lugar de seus possíveis clientes-alvo:

  • O que eles estão procurando ?
  • Como eles pensam?
  • Quais palavras-chave eles usam?

A diferença entre a palavra-chave “irlanda” e “intercâmbio na Irlanda” é a intenção por trás dessas palavras .

Pela simplicidade :

  • Com “irlanda”, o usuário geralmente quer saber sobre a Irlanda,
  • Com o “intercâmbio na irlanda”, você segmenta pessoas que sabem exatamente o produto que estão procurando.

Portanto, é o último tipo de palavras-chave que você deve identificar. Não se preocupe, o Google ajuda você com seu planejador de palavras-chave.

Use o planejador de palavras-chave

 

Para acessar o planejador de palavras – chave  :

  • No menu na parte superior do Google Ads, clique em “ferramenta e parâmetro” 
  • Em seguida, na primeira coluna “planejamento” à esquerda do submenu, selecione “ferramenta de planejamento de palavras-chave”

    Você verá, portanto, o menu Planejador de palavras-chave, no qual selecione “encontrar novas palavras-chave”.

Então nada poderia ser mais simples.

Defina a área geográfica em que você deseja realizar sua primeira pesquisa, bem como o idioma também.

Em seguida, escolha um termo para “explorar” 

No nosso caso, vamos dar o exemplo novamente com “intercâmbio na irlanda”.

Na primeira coluna de nossos, o Google oferece todos os termos associados.

Você vê que a palavra “intercâmbio irlanda” é o primeiro resultado de nossa pesquisa. Normal, pois é a nossa referência.

Mas, rolando um pouco para baixo, você encontra o termo “intercâmbio Irlanda Dublin”, a diferença entre essas duas palavras-chave é visível nas colunas da direita.

  • A palavra-chave “irlanda” registra um volume mensal entre 10.000 e 100.000 pesquisas. É muito, mas, como visto acima, todos esses usuários da Internet não são possíveis clientes em potencial,
  • Por outro lado, o “intercâmbio irlanda” possui apenas 1.000 a 10.000 pesquisas mensais (veja 4). Mas esse termo de pesquisa é muito mais interessante.

Obviamente, poderíamos avançar ainda mais na análise, procurando por “pacote de intercâmbio irlanda dublin” para descobrir seu volume de pesquisa.

Mas para sua primeira campanha, um volume entre 1.000 e 10.000 é mais que suficiente.

Nas outras colunas, o planejador de palavras-chave exibe:

  • Um indicador da competição  por essa palavra-chave que varia entre baixa, média ou alta
  • E o custo  mínimo (veja 5) e máximo (veja 6) por clique .

Como lembrete, o Google Ads é baseado em um sistema de leilão.

E o custo por clique, portanto, oscilará entre seus 2 valores, dependendo de:

  • Desde a época do ano, o número de anunciantes,
  • Mas também a hora do dia e a qualidade dos seus anúncios, seu site …

4. Crie seus anúncios

Então, como você cria seus anúncios?

Qualquer anúncio no Google Ads está estruturado em seis campos:

  • 3 títulos com no máximo 30 caracteres
  • 2 descrições de no máximo 90 caracteres 
  • 1 URL que direciona para a página na qual os produtos / serviços 

A URL, você já o possui, agora basta deixar sua criatividade falar para escrever os títulos e descrições.

Minha dica  : falta de inspiração? Inspire-se com os anúncios de seus concorrentes … rsrs…

5. Crie sua primeira campanha

É isso, a criação da sua primeira campanha é iminente.

No menu Google Ads, selecione:

  • “Campanhas na rede de pesquisa” 
  • Em seguida, “campanhas” 
  • E finalmente o círculo azul e “Nova campanha”

Você definirá seu objetivo.

Para fazer isso, selecione “campanha na rede de pesquisa” e continue (não é necessário marcar as caixas).

Em seguida, nomeie sua campanha como desejar (esse nome será conhecido apenas por você).

Se necessário, mostre seus anúncios nas redes que você considera relevantes (além do mecanismo de pesquisa do Google).

Defina a área de segmentação geográfica, o idioma. No entanto, definir audiências não é útil se você estiver começando.

Em seguida, defina seu orçamento diário (Coloque um limite por dia).

Para a estratégia de lances, mude de “conversão” para “clique” e selecione “Você também pode selecionar uma estratégia de lances diretamente (não recomendado)”.

Então você tem controle total sobre seu orçamento.

Isso é especialmente útil quando você está iniciando. Assim, você pode alterar a estratégia de lances assim que começar a ter interações nos seus anúncios.

De fato, como sempre no Marketing Digital, você tem acesso a todos os dados para possivelmente corrigir a situação após uma primeira tentativa.

Clique em “Maximizar cliques” – Isso te ajudará no ínicio.

Em seguida, selecione “Lance de CPC manual” (consulte 2), desmarque a caixa “CPC otimizado”.

Com essa estratégia de leilão, primeiro, verifique se seu orçamento diário é respeitado.

De fato, pode variar dependendo do dia e da demanda. Portanto, é simplesmente uma pequena medida de segurança adicional.

Criar grupo de anúncios

 

O grupo de anúncios é uma pasta na qual todos os seus anúncios estão agrupados.

Mais uma vez, você pode nomear como achar melhor

Para leitura legível, em nosso exemplo, eu o chamo de “Intercâmbio Irlanda”.

Defina uma estratégia de lances padrão. Aconselho que você coloque 10% do seu orçamento diário.

Em seguida, insira suas palavras-chave na tabela, uma abaixo da outra.

E, finalmente, o URL do seu site

Salve e continue.

Crie o seu anúncio

Leve os elementos de cada um dos seus anúncios que você criou na etapa 4!

  • O URL da sua página de destino
  • Seus 3 títulos 
  • Suas 2 descrições 
  • E depois valide

    Parabéns, você acabou de criar sua campanha!

Conclusão sobre as 5 etapas da criação de uma campanha do Google Ads na rede de pesquisa

Concluindo, acabamos de ver como criar uma campanha na rede de pesquisa em 5 etapas.

Ainda existem algumas outras coisas para obter os resultados desejados.

O Google Ads é uma ferramenta que possui muitas opções, o que o torna rico, mas também complexo.

Resumir em 3 perguntas

Por que criar campanhas na rede de pesquisa?

Sem hesitar, o principal produto do Google é seu mecanismo de pesquisa. E as campanhas da rede de pesquisa permitem que você exiba seus anúncios na frente de pessoas que procuram seus produtos ou serviços. É bastante interessante gerar tráfego qualificado no seu site e, assim, aumentar suas vendas.

O que são estratégias de lances?

Esse é o objetivo que você deseja atribuir aos algoritmos que gerenciarão sua campanha. Obviamente, cada estratégia de leilão tem suas especificidades que afetarão o sucesso de suas campanhas do Google Ads.

Qual é o orçamento ideal?

Esta é uma pergunta bastante difícil de responder. Depende do custo por clique do seu setor, do seu orçamento diário, das suas metas e da qualidade dos seus anúncios.

 

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