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Otimização Diego Bini

Qual a importância de um blog para meu site?

Você já ouviu falar em blog? Aliás, você sabia que ele é fundamental como estratégia de Marketing de Conteúdo para fortalecer a imagem de sua marca? Por mais que você já possua um site e faça publicações em suas redes sociais, o blog permite que você aumente sua autoridade por meio de conteúdo relevante sem exigir altos investimentos, facilitando com que você alcance seus objetivos.

O que é um blog?

O blog é uma página na internet na qual podem ser inseridos diversos formatos de conteúdo, seja ele vídeo, áudio, texto ou imagem. Além de conseguir agradar a todos os gostos, é mais fácil de encontrar um conteúdo que queira absorver.

No começo, o blog era muito utilizado como um diário virtual das pessoas que o dirigiam. Contudo, com o tempo, além de blogs pessoais, as empresas também começaram a enxergar valor nessa ferramenta de marketing. Isso porque, com a mudança no comportamento dos consumidores, que se tornaram cada vez mais participativos e exigentes, elas perceberam que antes da decisão de compra, eram procuradas resenhas e avaliações sobre o produto. Com isso, ao utilizar o blog ativamente, as marcas solucionam as principais dúvidas do público gerando maior autoridade e confiança para o cliente.

Importância

Criar um blog, como falado, possui baixo custo de investimento, já que existem plataformas gratuitas para isso, além de poder adaptar os conteúdos para redes sociais. Com isso, você cria autoridade demonstra confiança, fazendo com que seu potencial cliente realmente feche a compra. Afinal, você entrega conteúdo relevante e gratuito, mostrando para ele que se importa.

Além disso, pense o seguinte: ao construir sua casa, você construiria em um terreno alugado ou próprio? Acredito que a maioria tenha pensado no terreno próprio. A mesma coisa acontece com os blogs e as redes sociais. Ou seja, as redes sociais são terrenos alugados, se elas sumirem seu conteúdo se esvai junto com elas. Já o blog é o seu terreno e quem possui total controle é você. Inclusive, quando ele alcançar números expressivos de visitas diárias, você pode cadastrá-lo na plataforma Adsense e vender espaços em sua página para divulgação de anúncios, gerando assim uma renda extra.

Por fim, mas não menos importante, sua visibilidade também será maior visto que você irá alcançar um maior número de pessoas e consequentemente clientes e seguidores. Isso pode ser feito por meio de redes sociais, anúncios, estratégias orgânicas de SEO, entre outros.

Como utilizar?

Ficou confuso sobre as estratégias orgânicas citadas acima? Não precisa, porque a gente explica! O SEO (otimização de sites para mecanismos de busca) é uma ferramenta que auxilia no posicionamento do site no Google. Ou seja, quando você faz qualquer tipo de pesquisa, os primeiros resultados não estão ali atoa. E por que isso é importante? Entrando na brincadeira, você conhece alguém que vai até a segunda página do Google? Pois é, a maior quantidade de cliques se concentra nos primeiros resultados.

O Google prioriza muito a experiência do usuário e para ele considerar sua empresa confiável é preciso realizar alguns processos e otimizar sua página para que ele entenda e coloque o posicionamento do site nos primeiros resultados.

Além do conteúdo relevante entregue para o usuário, também são necessárias diversas técnicas para otimizar a página, como utilizar palavras-chave de forma moderada, deixar o site responsivo para todos os dispositivos (celular, tablets, notebooks, etc), organização dos títulos dentro do texto, imagens, URL, menções à sua marca, buscas diretas, quantidade, diversidade e contexto de backlinks, etc. Backlinks são links que direcionam para a sua página e para obter um bom posicionamento do site esses links precisam ter origem confiável e ser relacionado com seu conteúdo. Portanto, não ache que qualquer tipo de site que direcione para o seu será considerado algo bom.

Por que utilizar o SEO?

Se você pensa que o SEO é bobagem e apenas manter seu blog sem otimizá-lo já é o suficiente, você está enganado. Além de aumentar seu tráfego por estar bem posicionado no Google, ele possibilita a geração de leads qualificados, visto que seus visitantes encontrarão conteúdo relevante e irão se cadastrar, fazendo com que você aumente suas vendas, gerando lucro para seu negócio.

Além disso, pensar que apenas o Google Ads será o responsável pelas vendas é irreal, visto que os indivíduos são mais propensos a comprarem em sites que aparecem em resultados orgânicos do que patrocinados. Lembra da confiança?

Por fim, ao alcançar boas posições de ranqueamento no Google, a reputação da sua marca irá aumentar significativamente, afinal, como falado, os primeiros resultados não aparecem atoa e as pessoas confiam na avaliação do Google para isso.

Concluindo, é importante deixar claro que o blog é fundamental para fortalecer sua marca. Contudo, ele deve andar lado a lado com o SEO para maximizar os resultados, fazendo com que seu público veja valor em seu conteúdo e entenda a importância de seu produto sem que você precise mencioná-lo.

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