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SEO Monica Godinho

Entenda o que é SEO On e Off page

O SEO é uma estratégia importante, que precisa ser compreendida pelas empresas de qualquer segmento. É ele quem adéqua as páginas de um site para que os motores de busca as qualifiquem como relevantes.

Ele é imprescindível para que um site ou blog tenha mais visibilidade. Possui dois pilares importantes, sendo o SEO on page e o SEO off page.

Essa otimização para sites, blogs ou qualquer página na internet, tem como intuito fazer com que elas alcancem um bom posicionamento no ranking de resultados. 

Isso porque os usuários quase nunca vão para a segunda página de buscas. Eles sabem que os materiais de qualidade são elencados logo nos primeiros resultados. 

Portanto, se o site da sua empresa não está entre eles, é bom começar a se preocupar e conhecer maneiras de mudar esse cenário.

Mais do que importante para colocar um negócio no topo das pesquisas, o SEO melhora a existência da sua empresa na internet, e consequentemente, sua imagem e a expansão da marca.

Para te ajudar, neste artigo, vamos falar sobre o que é SEO on e off page, suas diferenças e a práticas mais comuns para obter os melhores resultados.

O que é SEO on page?

As estratégia do SEO on page são voltadas para a otimização de páginas da internet, adaptando-as às exigências dos motores de busca, para que sejam bem ranqueadas.

Quando bem trabalhado, melhora os tráfegos de busca, impulsiona o posicionamento no ranking e ajuda a marca a se sobressair no meio digital.

Por exemplo, ao aplicá-lo, uma empresa de microfresagem de pavimento otimiza as páginas de seu site, para que elas estejam o mais dentro possível do que os motores de busca, como o Google, classificam como sendo uma página relevante em determinado assunto.

Ele é aplicado em alguns pontos específicos delas, aqueles que precisam de mais atenção. Essa é a chance que uma empresa tem de melhorar seu tráfego e se sobressair no meio digital.

Isso porque o SEO é capaz de apresentar um valor único aos conteúdos, por meio do uso de palavras-chave. Além disso, também se baseia na acessibilidade do site e visa garantir uma boa experiência para o usuário.

Isso é levado em conta mesmo quando o assunto abordado é mais técnico, como dicas para recuperação piso de madeira, por exemplo. Isso porque o foco deve ser sempre voltado para a satisfação do usuário.

O que é SEO off page?

SEO off page é um conjunto de estratégias aplicadas fora de uma página na web. A principal intenção é mostrar que outras páginas veem o site como uma verdadeira referência no mercado.

Isso também melhora o posicionamento do site ou do blog nos mecanismos de busca. O Google não procura apenas encontrar os conteúdos do site de uma empresa, entendê-los e analisar a estrutura das páginas.

Ele também quer saber como esse site ou blog se relaciona com a web como um todo. Por exemplo, se o site de uma empresa de aluguel tenda festa for bastante mencionado por outros sites confiáveis e relevantes, ele passa a ser bem classificado.

Isso acontece porque os proprietários de outros sites e blogs só vão mencionar ou indicar aquilo que eles consideram ter qualidade e relevância. Tal prática é conhecida como link building.

Qualquer medida adotada fora do site conta. Ou seja, a construção de relacionamento com outros sites, mesmo sem backlinks, é algo válido para otimizar. Isso porque o Google vai além e considera as menções à marca e seu site.

SEO on page vs. SEO off page

Até você já entendeu que estes dois pilares do SEO são fundamentais para posicionar melhor uma marca na internet, seja no Google ou em qualquer outro buscador.

Para isso, uma empresa de motoboy terceirizado aplica de maneira eficaz as estratégias on e off page. Isso porque ela compreende as principais diferenças entre eles, que são:

SEO on page

São todas as estratégias aplicadas diretamente na página da empresa, dando atenção para os itens que melhoram o conteúdo do site. Outras ações são escolher um título que contenha uma palavra-chave específica, além de:

Título e subtítulo

Para que o título e o subtítulo ajudem a otimizar a página de um site ou blog, ele precisa conter:

  • Clareza;
  • Palavra-chave;
  • Obedecer uma hierarquia;
  • Deixar claro o tema abordado.

A hierarquia da qual falamos aqui refere-se a H1, H2, H3, e assim por diante. Isso faz com que o conteúdo se torne visualmente mais agradável, além de facilitar para que os robôs do site de busca entendam a relevância de cada componente do texto.

Meta descrição

Aqui é um resumo do conteúdo da página e todas devem ter, respeitando o limite de 160 caracteres. Para fazer isso, uma empresa de balão grande personalizado deve criar um título que instigue o leitor com base nesse pequeno resumo.

URL amigável

É importante alterar a URL criada automaticamente pelo site, quando uma nova página é criada. Isso porque quando ela contém muitos números ou símbolos, complica a identificação para os mecanismos de busca.

Também é importante que a URL contenha a palavra-chave, para facilitar ainda mais a compreensão dos buscadores e para que o usuário decore com facilidade.

SEO off page

Aqui trata-se dos direcionamentos de links para o site de uma empresa, vindos de outras páginas. Ele é tão importante quanto o SEO on page, permitindo que mais pessoas conheçam uma marca.

Isso também influencia no posicionamento dos buscadores, pois esses links aumentam o tráfego, o que ajuda nas estratégias orgânicas.

Para isso, tudo deve ser relacionado, de modo que uma ação complete a outra. Outras estratégias também são:

Parcerias

Parcerias com outros sites também são bem-vindas, pois é isso que vai aumentar a quantidade de linkagem externa. Mas é preciso ter cuidado, pois se um cliente procurar por silk screen preço, por exemplo, ele só vai encontrar as empresas que fizeram boas parcerias.

São outros sites de qualidade que vão garantir links bem contextualizados e relacionados àquilo que é oferecido pela página da empresa.

Comentários

Fazer comentários em outros sites e blogs também é importante para que a marca se mostre como referência no assunto. E claro, é essencial colocar o link do site da empresa ao final do comentário.

Redes sociais

O SEO off page também engloba os compartilhamentos que a empresa faz de suas páginas nas redes sociais. O Facebook e o Instagram podem gerar excelentes taxas de redirecionamento para sites e blogs.

Práticas comuns de SEO on e off page

Existem algumas práticas de otimização de sites que são muito aplicadas por empresas como berçario e creche e muitas outras. Algumas das principais são:

1 – Criação de conteúdo

O conteúdo é fundamental para a relevância de um site ou blog. É por meio dele que a empresa aborda assuntos do interesse do seu público, fazendo o uso de palavras-chave adequadas e assuntos bem fundamentados.

Além de fazer com que o Google classifique melhor aquela página, os conteúdos de qualidade melhoram a imagem da empresa e abrem as portas de outras estratégias para o off page, como o link building.

Link building

Mesmo já tendo sido mencionado, é importante ressaltar a importância do link building, uma vez que ele se configura como a principal estratégia do SEO on page.

Se uma empresa de alugar empilhadeira faz um bom conteúdo, é natural que ela seja mencionada por outros sites, pois eles se sentem seguros em fazer isso. O conteúdo dela é bom e a linkagem será boa para os dois.

Essa parceria reforça para o Google que o site dessa empresa é seguro e oferece bons conteúdos, tanto que merece ser mencionado e linkado em outros sites. 

Portanto, isso vai ajudá-lo a aparecer nas primeiras posições nas buscas.

UX

UX é uma sigla para User Experience, e trata-se ações que visam melhorar a experiência do usuário dentro de um site. Para isso, são realizadas ações que estruturem cada página de modo a facilitar a navegação dos visitantes.

Dessa forma, eles conseguem encontrar com mais facilidade o que procuram, realizam ou suas compras ou qualquer ação que lhes convenha, sem que ocorra algum problema.

Testes A/B

Estes testes têm o objetivo de comparar as variáveis em uma estratégia de Marketing. Com isso, as marcas conseguem identificar qual variável gera os melhores resultados, aumentando a conversão nas páginas e outras métricas.

De forma resumida, tanto o SEO on page quanto o SEO off page são fundamentais e se complementam de muitas maneiras para a otimização das páginas que uma organização mantém na web.

Eles oferecem as melhores ações para se destacar digitalmente e ganhar a atenção de usuários e buscadores, de modo bastante positivo.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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