Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Camila Fiori

Marketing digital para profissionais liberais

O marketing digital é indicado para todos os tipos de negócios. Em um mundo no qual a maior parte da comunicação com o consumidor acontece de forma virtual, é essencial que o seu negócio esteja presente na internet.

Os profissionais liberais podem e muito usufruir do marketing digital. A mídia offline obviamente tem sua importância, mas para você ser encontrado de maneira mais fácil, deve estar presente nas mídias virtuais: site próprio, Linkedin, Facebook, Instagram, Blog, etc.

Mas como aproveitar os benefícios do marketing?

A verdade é que há muitas estratégias e técnicas que podem alavancar o seu negócio. Você não precisa utilizar todas elas, mas é fundamental que se comprometa a entender mais sobre as melhores formas de marketing, divulgação e publicidade.

Se o seu tempo não permite que você faça isso, invista em um bom profissional da área. Em primeiro lugar, o mais importante de tudo é mostrar o seu trabalho no ambiente virtual. Sem isso, as suas chances de ser encontrado pelos consumidores diminuem drasticamente.

marketing-profissionais-liberais

 

Por que o marketing digital é essencial para profissionais liberais?

Conhecer todas as possibilidades existentes dentro do mundo virtual permite que você vá além. As estratégias são fundamentais para o seu posicionamento no mercado, fidelização do público-alvo e geração de valor do seu produto/serviço.

Existem formas bem distintas de promover os seus serviços e você deve adequá-las para o seu negócio.

Quem é empreendedor, autônomo ou profissional liberal sabe a importância de estar constantemente se atualizando nas tendências atuais. No momento, a presença virtual é essencial.

Uma autoridade bem trabalhada a partir do marketing, faz com que você ganhe credibilidade e respeito do consumidor.

É necessário mudar as suas técnicas com uma certa frequência, pois o consumidor atual não é mais o mesmo e está sempre em busca de novidades.

Envolva-se com o seu público: crie conteúdo importante, responda eles o mais rápido possível (seja por e-mail, Whatsapp, Chat, etc) e mostre que você está focado em solucionar as dores e desejos do seu público.

Não há dúvidas de que um bom marketing atrai resultados a curto prazo. Mas se você quer realmente crescer, precisa ter paciência e criar técnicas eficientes a médio e longo prazo.

Além de estar presente para os seus consumidores, é importante focar no relacionamento profissional com outros trabalhadores da sua área. O Linkedin por exemplo, é uma ótima mídia para você fazer isso.

No Linkedin, você pode colocar toda a sua experiência, habilidades e mostrar um pouco mais sobre o que faz você ser um profissional sério e de respeito.

 

Quais profissionais podem ter sucesso com o marketing digital?

Qualquer pessoa, seja física ou jurídica pode se dar bem se souber utilizar o mundo digital como um ambiente profissional. Seja você nutricionista, psicólogo, organizador de evento, vendedor, contador ou advogado, saiba que há espaço na internet para o seu negócio.

A internet é uma forma de divulgar o seu trabalho e fazem com que os seus clientes cheguem até você.

Cada pessoa pode utilizar a internet de forma diferente para se beneficiar. Mas quando se trata do mundo de negócios, não tem meio termo: o crescimento no ambiente virtual sem estratégias de marketing e divulgação é extremamente lento e não compensa a longo prazo.

Por isso, é fundamental que você faça um estudo do seu próprio caso e crie um plano de marketing (obviamente, um profissional da área pode realizar esse trabalho) para ver quais serão as próximas medidas a serem tomadas.

A concorrência não para de aumentar e para você se destacar, precisa fazer algo diferente.

Não importa a sua profissão ou o que você quer mostrar na internet: o ambiente virtual é a forma de mostrar ao mundo que você existe. Mas para alcançar os resultados esperados, é fundamental que você invista em você mesmo.

Veja como alguns profissionais podem utilizar o marketing digital como uma forma de crescimento no mundo dos negócios.

 

Como advogados podem utilizar o marketing digital

Uma boa estratégia de marketing jurídico deve ter como objetivos principais a geração de conteúdo de valor e um bom relacionamento com o consumidor.

Apesar de ser uma área mais formal, as mídias sociais podem ser grandes aliadas de advogados e outros profissionais do ramo.

Se você trabalha em um escritório de advocacia, por exemplo, pode usar o Instagram como uma ferramenta para fazer posts que respondam as principais dúvidas do público e o seu site para fazer uma apresentação profissional do seu negócio.

O marketing ajuda os profissionais do ramo jurídico a atrair e fidelizar clientes, reforçar a autoridade no mercado, melhorar a reputação e conquistas novas parcerias que podem trazer benefícios. Este advogado de família criou um site, com um blog de família e sucessões e aparentemente a estratégia deu certo, basta ver a quantidade acessos diários que o blog recebe.

Quanto as estratégias que devem ser utilizadas, tudo depende do seu conhecimento e do quanto está dispostos a investir. Porém, marketing de conteúdo, links patrocinados e presença nas principais mídias digitais são praticamente requisitos obrigatórios.

Além das formas citadas no parágrafo anterior, outra estratégia que funciona é o SEO Local, principalmente para os advogados que preferem trabalhar com clientes que estão num raio muito próximo do escritório.

O mundo jurídico é muito teórico. Portanto, uma das estratégias de marketing de conteúdo que você pode utilizar, é a criação de artigos sobre a área. Eles fazem com que o seu consumidor se interesse mais pelo seu trabalho e ajudam você a demonstrar conhecimento.

 

Como contadores podem utilizar o marketing digital

Assim como o marketing e a publicidade, a contabilidade evoluiu muito nos últimos anos. Os programas virtuais facilitam muito o trabalho do contador e a comunicação com os clientes.

Você já sabe que estar presente no mundo digital é essencial. Mas como utilizar o marketing contábil? Existem diversas estratégias, técnicas e ferramentas para facilitar o seu serviço e agregar valor ao negócio.

No segmento contábil, os profissionais que utilizam o marketing conseguem atrair e fidelizar clientes com muito mais facilidade.

O avanço tecnológico permite que o seu trabalho seja executado de uma maneira menos complicada, mas também é preciso fazer a sua parte. É bem provável que a sua concorrência já esteja presente no mundo virtual.

Como a maior parte dos serviços contábeis pode ser realizada de forma digital, há diversos concorrentes no setor. Por isso, leve a sério o marketing do seu negócio: se atualize constantemente e conte com a ajuda de profissionais na área de comunicação.

Você pode divulgar seus serviços de contabilidade em folders, cartões e outras estratégias mais tradicionais. Mas é fundamental que você faça isso também no mundo digital.

O mundo digital tem um alcance muito maior e faz com que as campanhas de divulgação sejam mais eficazes e assertivas.

A presença online é o primeiro passo. Se você já tem o seu próprio site, blog e cadastro em outras mídias sociais, você já está um passo a frente.

Mas é preciso atualizar as suas páginas com uma certa frequência.

Não se esqueça de que quanto mais rápido você responder o seu público, mais confiança ele vai sentir em você. Esteja sempre atento aos seus e-mails e mensagens no Whatsapp.

 

Como psicólogos podem utilizar o marketing digital

O mundo da psicologia não é muito familiarizado com o marketing digital. Porém, os profissionais da área tem começado a entender a sua importância e por isso, estão se dedicando cada vez mais a estarem presentes no mundo digital.

Porém, há algumas peculiaridades nesse segmento. Parece óbvio, mas muitos profissionais esquecem de que não podem falar sobre a vida dos seus pacientes nas redes sociais e nem divulgar o preço dos seus serviços.

Uma ótima dica para ter uma alcance maior é produzir cursos e workshops. Eles fazem que você fique mais conhecido e também melhore a sua reputação. Além disso.

No Instagram, por exemplo, você pode fazer vídeos curtos falando sobre auto conhecimento, amor próprio, psicoterapia ou qualquer outro tema que seja relacionado ao seu trabalho.

Há muitas metas que podem ser definidas por meio de técnicas e estratégias. Sempre faça uma análise dos seus objetivos e do que você quer agregar ao seu público.

 

Como crescer no mundo digital

Muitos profissionais já estão cientes do quanto o marketing online pode ajudar nos negócios. Porém, nem todos colocam as suas ideias em prática ou vão atrás de um profissional qualificado.

Estar presente nas principais mídias digitais é importante. Mas também não adianta criar uma página e abandoná-la.

Boa parte das pessoas prefere fazer pesquisas online antes de se deslocar até um estabelecimento físico. Isso significa que é muito importantes manter as suas páginas virtuais na primeira página do Google e outros mecanismos de busca.

Atualize seu site e outras redes sociais com frequência, foque no marketing de conteúdo, trabalhe com SEO local, crie um plano de marketing, invista na identidade visual do seu negócio (muito cuidado com essa parte), tire boas fotos e se possível, use as mídias pagas.

Você já pensou no que faz a sua empresa ser única? Descubra o seu diferencial e utilize ele como uma estratégia de marketing.

Uma das vantagens do mundo digital é que novas ferramentas estão sempre surgindo e por isso, você sempre vai encontrar algo que seja proveitoso para o seu negócio.

Pense no marketing digital como um investimento que vai fazer com que você consiga atrair e manter clientes e obviamente, aumentar suas vendas.

Você é a sua marca. A maneira como você se posiciona faz toda a diferença.

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.