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SEO Diego Bini

Como pesquisar palavras-chave de cauda longa e aumentar as chances de ranqueamento nos buscadores

Toda pequena ou média empresa precisa aprender como pesquisar palavras-chave de cauda longa para poder ter mais sucesso em sua estratégia de marketing digital.

Isso acontece porque a competição pelas principais palavras-chave é enorme, incluindo com muita gente pagando por anúncios para ter o melhor posicionamento.

Dessa forma, para quem tem pouco dinheiro para investir, saber como pesquisar palavras-chave de cauda longa pode ser a melhor estratégia para usar a força da Internet a seu favor.

Quer aprender como fazer isso? Então siga a leitura do artigo abaixo!

O que são palavras-chave de cauda longa?

Para entender a importância do conhecimento que vamos passar, é essencial entender o que são palavras-chave de cauda longa.

Basicamente, existem dois tipos de palavras-chave: as de cauda curta e as de cauda longa.

As de cauda curta são aquelas que possuem poucas palavras, mas um altíssimo volume de busca. Por exemplo, “futebol”, “filmes”, “contabilidade”, “Direito Civil” ou “pneus”.

São todas palavras com dezenas de milhares de buscas mensais e que são extremamente amplas. Por isso, são muito competitivas e difíceis de ranquear na primeira página, além de atrair um público que não é necessariamente qualificado para fazer a compra que você quer.

Já palavras-chave de cauda longa são aquelas que possuem mais palavras, mas menos buscas, pois são mais específicas. Por exemplo: “curso de técnico de futebol”, “assistir futebol ao vivo” ou “jogo de futebol para android”.

Repare que a pessoa que busca por “jogo de futebol para android” não tem interesse em “curso de técnico de futebol”. Por isso, é um público muito menor, mas mais qualificado. A própria palavra-chave indica muito mais a intenção da pessoa.

A vantagem de produzir artigos e landing pages com palavras-chave de cauda longa é que elas possuem menos competição e atraem um público muito mais maduro para comprar do que as de cauda curta, ainda que traga menos tráfego.

Assim, em vez de ter 50 mil ou 100 mil visitas por mês, você terá apenas 500, 700, talvez 1000. No entanto, 50% dessas pessoas estarão prontas para comprar com você.

Além disso, os termos de cauda longa ajudam na busca por público local também. Por exemplo, em vez de tentar ranquear em “agência de SEO”, que pode atrair leads de todos os países com lingua portugesa, é possível focar em “agência de SEO em Portugal”, o que atrai um público mais próximo do que você quer.

Como pesquisar palavras-chave de cauda longa?

Agora que já entendemos a importância delas, é hora de aprender como pesquisar palavras-chave de cauda longa.

Para isso, é importante ter em mente o processo de compras do seu cliente. Por exemplo, suponha que a sua empresa venda cursos para técnicos de futebol. O que o seu cliente quer e como ele procuraria por isso?

De cara, podemos pensar em algumas palavras-chave de cauda longa, que representam a necessidade do cliente em estágios avançados no processo de compra:

  • Como ser técnico de futebol?
  • Como aprender sobre táticas de futebol?
  • Quais os passos necessários para ser um técnico?
  • Quero ser um técnico de clube de futebol;
  • Formação para treinador de futebol.

Essas palavras-chave foram pensadas apenas considerando o que a persona que compra um curso do tipo provavelmente buscaria no Google. No entanto, não adianta apenas pensar como as pessoas buscariam: é importante saber se elas realmente usam ou não esses termos.

Afinal, se ninguém usar “Como aprender sobre táticas de futebol”, então o conteúdo criado não será encontrado por ninguém.

O próximo passo, portanto, é pesquisar o volume de buscas desses termos no Google. Isso pode ser feito com a ajuda de várias ferramentas, algumas gratuitas e outras pagas.

Por exemplo, usando a Ubersuggest podemos chegar aos números abaixo:

  • Como ser técnico de futebol: 480 buscas mensais;
  • Aprender táticas de futebol: 10 buscas mensais;
  • Quais os passos necessários para ser um técnico: 0 buscas mensais;
  • Quero ser técnico de futebol: 10 buscas mensais;
  • Formação para treinador de futebol: 0 buscas.

A ferramenta já nos ajudou a descartar pelo menos duas das palavras-chave que tínhamos planejado, justamente as duas sem nenhuma busca.

Além disso, como ela apresenta algumas sugestões de termos, podemos aprender que “Curso para treinador de futebol” é melhor que “Formação para treinador de futebol”, pois conta com 320 buscas mensais.

Ou seja: devemos usar mais o termo “curso” do que “formação”.

Quais ferramentas utilizar no processo?

Para fazer a pesquisa dos termos e volumes de busca acima, nós usamos o Ubersuggest, mas apenas porque é uma ferramenta gratuita e fácil de usar.

No entanto, existem muitas outras com diversos níveis de qualidade para você usar. Por exemplo, o Google Keyword Planner é uma ferramenta útil e gratuita para isso.

O SEMRush é uma ferramenta paga que também dá o volume mensal de buscas, mas também sugere alternativas com outros termos, o que ajuda a entender qual a melhor opção para você.

Já o Long Tail Pro é uma ferramenta especializada em termos de cauda longa pois usa algoritmos para buscar combinações de palavras e verificar se elas são buscadas pelo público.

E aí, aprendeu como pesquisar palavras-chave de cauda longa? Agora você já pode produzir conteúdo qualificado e com maiores chances de ranqueamento.

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