Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

SEO Diego Bini

Ferramentas SEO em 2020: conheça as melhores opções

Você planeja utilizar ferramentas SEO em 2020? Se não, então é melhor começar a planejar inserir algumas na sua estratégia de otimização. Afinal, a perspectiva é que o SEO se torne ainda mais importante neste ano.

Além da implementação do Bert, novo algoritmo do Google, alguns especialistas especulam que a empresa realizou uma enorme mudança nos seus códigos em fevereiro de 2020, embora as mudanças em si ainda sejam um segredo.

Por isso, é essencial usar ferramentas SEO em 2020 para garantir que suas estratégias se adaptarão facilmente às novidades do Google.

Confira abaixo quais as melhores opções para você utilizar!

As 5 melhores ferramentas SEO em 2020

1. Ahrefs

A Ahrefs é uma das principais plataformas para o trabalho de SEO no mundo inteiro, sendo utilizada pelas principais empresas da Internet como a Netflix, Facebook, LinkedIn e TripAdvisor.

A ferramenta é extremamente completa, disponível em português e permite uma série de funções importantes para uma estratégia completa de SEO.

Pela Ahrefs, é possível pesquisar palavras-chave, obter seus volume de busca, destacar os principais resultados de cada KW e entender a dificuldade de ranqueamento de cada uma.

Além disso, é possível olhar para o próprio site e fazer uma análise completa de onde é possível melhorar o desempenho, que áreas ou seções poderiam ser melhor otimizadas e outros cuidados importantes.

Por fim, a Ahrefs ainda permite analisar e determinar todos os backlinks dos sites concorrentes, de modo a permitir que os usuários possam traçar suas próprias estratégias de link building com base nisso.

2. SEMRush

Uma das principais ferramentas SEO em 2020 é o SEMRush, utilizada por grandes agências de marketing do mundo inteiro e grande rival da Ahrefs no mercado.

A plataforma conta com mais ou menos as mesmas funções que a Ahrefs. Permite analisar as palavras-chaves mais importantes de um negócio, fluxo de pesquisas em cada uma e quais os conteúdos mais bem ranqueados nessas keywords.

Além disso, também permite analisar os backlinks obtidos por uma página e os sites de concorrentes, de modo a poder traçar uma boa estratégia de link building para aumentar a autoridade da sua página.

Para completar, o SEMRush oferece integração natural com ferramentas do Google que citaremos a seguir, como o Search Console e o Analytics.

Uma das vantagens do SEMRush em relação a outras ferramentas SEO em 2020 é o fato de que a plataforma possui uma versão gratuita. Como é óbvio, essa versão é bem reduzida em funcionalidade, mas é o suficiente para testar o poder da ferramenta e, caso haja a necessidade, migrar para um plano pago mais completo.

3. Pacote do Google

Quando o assunto é SEO, o Google é a principal autoridade no assunto. Afinal, a empresa é dona dos dois maiores buscadores online do planeta e responsável por ditar as tendências de estratégias de otimização de todos os sites.

Para ajudar quem trabalha na Internet, o Google disponibilizou um pacote de ferramentas SEO para serem usadas gratuitamente. Os dois principais itens deste pacote é o Analytics e o Search Console.

O Analytics é uma plataforma que monitora várias métricas de acessos e de tráfego do seu site. Com ele, é possível saber quem entra na sua página, de onde vem, o que faz, qual o tempo médio de visita, quantas páginas cada visitante vê e tantas outras informações úteis para otimizar a sua estratégia.

Já o Search Console é uma ferramenta que permite monitorar a presença de um site nos resultados de busca do Google. O  sistema ajuda a indicar os elementos mais importantes do processo de SEO, que ajudarão a indexar as páginas mais facilmente.

4. Moz

Uma das ferramentas SEO mais utilizadas pelos especialistas internacionais é o Moz. A plataforma conta com as mesmas funções citadas anteriormente e algumas outras, pois é uma das ferramentas mais completas do mercado.

Além de todas as funções que são usadas pelos utilizadores, o Moz ainda acompanha as mudanças de algoritmo do Google, o que ajuda muito a quem está cuidando de páginas de alto desempenho, brigando por palavras-chave de alta concorrência, em cenários onde qualquer mudança pequena no algoritmo pode decidir quem é o líder ou não daquele termo.

5. Ubersuggest

O Ubersuggest é uma plataforma desenvolvida por Neil Patel, um dos principais especialistas em Marketing Digital do mundo. Uma das suas principais vantagens em relação aos concorrentes é que ela é totalmente gratuita, pedindo apenas por um cadastro com o e-mail.

O Ubersuggest apresenta o volume de busca de cada palavra-chave importante para o seu negócio, bem como apresenta um relatório sobre os seus concorrentes.

Uma das vantagens do Ubersuggest é que ele apresenta o nível de dificuldade de cada palavra-chave em termos de anúncios e de posicionamento orgânico também.

Agora que você já conhece as principais ferramentas SEO em 2020, poderá utilizá-las para obter mais tráfego orgânico neste ano. No entanto, não esqueça que anunciar no Google também pode trazer resultados positivos para o seu negócio.

E aí, gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre essas ferramentas!

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.