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SEO Diego Bini

Como usar o SEO para conseguir mais clientes para seu restaurante

Apesar de muitos estabelecimentos gastronômicos focarem mais em estratégias de anúncios, é essencial entender que o SEO para restaurantes também traz resultados muito positivos.

Isso acontece pois é essencial estabelecer uma presença forte nas redes para buscar uma fatia considerável do mais de 100 bilhões de buscas mensais do Google.

No entanto, como exatamente o SEO para restaurantes pode ajudar? É o que veremos a seguir. Por isso, continue lendo!

SEO para restaurantes não tem só a ver com conteúdo

Normalmente, quando falamos de SEO, é normal logo pensar no Marketing de Conteúdo. Afinal, o padrão é pensar na otimização para que os seus artigos e ebooks sejam encontrados no Google.

No entanto, não é bem assim que as coisas funcionam. Na verdade, o SEO para restaurantes pode viver completamente isolado do Marketing de Conteúdo. Até porque são poucas as empresas gastronômicas que fazem essa estratégia e, as que fazem, não são restaurantes.

O SEO para restaurantes consiste em garantir que a sua empresa será encontrada mais facilmente quando o consumidor fizer uma busca procurando por uma opção para almoçar ou jantar.

Isso não significa ter um artigo bem ranqueado em uma palavra-chave específica, mas sim estar com autoridade perante o Google para ser recomendado pela plataforma. E isso envolve um detalhe interessante…

Foco deve ser no SEO local para restaurantes

Se você buscar por “hamburguer delivery” no Google agora mesmo, os primeiros resultados recomendarão lanchonetes próximas de você. No mínimo, na mesma cidade que você e que estejam abertas nesse momento.

Isso acontece por causa de algo chamado SEO local: ou seja, a percepção do Google de que a localização do usuário tem influência direta no resultado da busca.

Quando alguém pesquisa por “pizzaria”, “hamburgueria” ou “restaurante japonês” no Google, não quer saber de um estabelecimento que fica em outra cidade, mas sim de uma opção para comer agora.

Por isso, é essencial realizar ações como:

  • preencher o Google Meu Negócio;
  • estimular avaliações positivas dos moradores da sua cidade e guias locais no Meu Negócio;
  • estar listado em diretórios locais;
  • ser citado, linkado ou recomendado em sites locais.

Ganho de autoridade é importante para ser achado na hora certa

A base de toda estratégia de SEO é o ganho de autoridade. Para entender por que isso é importante, precisamos compreender como funciona a lógica do Google.

Basicamente, o buscador quer que as pessoas o usem mais habitualmente. Para que isso aconteça, é necessário que todo mundo que faça uma pesquisa no Google saia de lá satisfeito.

Por isso, o Google precisa criar mecanismos que garantam que os primeiros lugares nas buscas são os conteúdos mais relevantes. No entanto, a definição de “relevante” muda com base em cada segmento.

Imagine a estratégia de uma agência de marketing digital. Por atender e trabalhar pela Internet, ela pode ter clientes de qualquer lugar do Brasil. Por isso, o elemento local não é importante.

Além disso, a agência tem um ciclo de venda longo: precisa convencer o lead por muito tempo até fechar. Assim, a importância de um bom conteúdo é maior.

No entanto, um restaurante, hamburguer delivery ou pizzaria não contam com esse cenário. Quem busca por um estabelecimento desses quer um lugar bom para comer, não um artigo para ler.

Por isso, a “autoridade” nesse caso tem muito mais a ver com recomendações diretas (boas avaliações no Google Meu Negócio, no Facebook e outros) do que com outras coisas.

Assim, cada vez que você capricha em um prato e pede para um cliente satisfeito deixar uma avaliação no Meu Negócio, você está agindo para melhorar o seu SEO e ganhar 3, 4, 5 clientes no futuro.

Anúncios podem ser complementares na estratégia

Como é claro, a estratégia de SEO para restaurantes não fica limitada a busca orgânica. Pelo contrário: o fluxo de busca paga também contribui.

Lembra que o importante é que o seu restaurante seja visto como “bom” pelo Google? É essencial que o buscador considere que o seu estabelecimento seja uma boa indicação para o seu público.

Por isso, cada vez que você faz um anúncio, gera uma venda e uma avaliação positiva, você está melhorando o seu SEO.

Assim, uma estratégia inteligente de anúncios, focada em conquistar clientes que podem ser estimulados para deixar avaliações, é uma excelente tática de SEO para restaurantes.

Esses são os principais conceitos a se ter em conta quando pensar em SEO para restaurantes. Lembre-se de que o cenário gastronômico oferece características muito próprias e é importante informar sempre ao algoritmo do Google que o seu estabelecimento é de qualidade.

Além disso, por causa dos micro momentos, que são pedaços no dia a dia dos usuários em que eles fazem decisões de compras em poucos segundos, estar em primeiro ou segundo lugar no Google faz uma diferença enorme.

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