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Guest Post Monica Godinho

Conheça 4 ações de marketing indispensáveis para o seu e-commerce

O e-commerce brasileiro tem proporcionado diversas boas oportunidades para os empreendedores digitais. As vendas online estão crescendo há vários anos seguidos, e os estudos e pesquisas realizados indicam que este crescimento permanecerá se ampliando pelos próximos anos.

Mas engana-se o lojista que pensa que basta ter produtos e uma loja online para colher os frutos desse momento positivo. As oportunidades sempre trazem desafios e concorrentes. É preciso então se movimentar, inovar, investir, comunicar e aparecer para o público.

Um e-commerce que não é visto e não é encontrado com facilidade, certamente vai sucumbir diante das outras centenas ou até milhares de lojas concorrentes. O que fazer para evitar isso?

Investir em ações de marketing! Neste artigo vamos conhecer 4 ações de marketing que são indispensáveis para o seu e-commerce se tornar uma referência e um sucesso de vendas!

1 – Uso ativo das redes sociais

Não tem como falar em ações de marketing digital, principalmente por estarmos falando de e-commerce, que é totalmente online, sem colocarmos as redes sociais em destaque. São milhões e milhões de brasileiros acessando Facebook, Instagram e outras mídias todos os dias, durante várias horas.

Ou seja, grande parte dos seus potenciais clientes está nas redes sociais. Por isso você precisa se fazer presente com um perfil comercial do seu e-commerce. É uma forma de ser visto por muitos dos seus potenciais consumidores, garantindo mais visibilidade para sua loja.

Mas não basta criar o perfil da loja e achar que está tudo resolvido. Ter o perfil é apenas o primeiro de passo de um processo que depois deverá se tornar rotineiro e permanente. Entrar para as redes sociais e não ser ativo é um ‘tiro no próprio pé’.

Interação e engajamento

Você mesmo já deve ter procurado por uma empresa na rede social e quando encontrou se decepcionou com a falta de informações e de atualização, confere? Temos centenas de casos assim todos os dias, e você não pode se tornar mais um deles.

Seja ativo, publique promoções, ofertas, novidades e conteúdos interessantes. Rede social é um espaço propício para a interação, então quanto mais próximo os seguidores se sentem de você, mais identificados com sua marca eles ficarão. Isso gera confiança para uma compra futura.

E tem mais, a interação leva também ao engajamento, e seguidores engajados são potenciais clientes cada vez mais próximos de comprar com você. As redes sociais devem ser tratadas como ferramentas para atrair, captar, capacitar, interagir e engajar consumidores para o seu e-commerce.

2 – Criação de promoções

Um e-commerce precisa contar com promoções e ofertas especiais voltadas para o seu público. Existem diversas datas marcantes ao longo do ano, como Dia do Consumidor, Dia das Mães, Black Friday, Natal, dentre várias outras. E além da simbologia de cada uma, sabe o que impulsiona as vendas online na maioria das lojas?

A criação de promoções! É isso mesmo, sem criar ofertas especiais e sem dar grande destaque para as promoções, você certamente perderá diversos potenciais consumidores para outras lojas concorrentes.

Existem diversas formas de criar e divulgar promoções, como citamos até mesmo no item anterior sobre as redes sociais. E promoção não significa apenas desconto ou queda no preço, você pode ser criativo, pode oferecer brindes em compras acima de um valor X, pode fechar parcerias com serviços relacionados ao seu ramo de negócio e oferecer um desses serviços como bônus para seu consumidor.

Enfim, têm muitas ações que podem ser trabalhadas na realização de promoções que irão movimentar a sua loja!

3 – Programa de benefícios

A criação de um programa de benefícios vai além de uma simples ação de promoção. Aqui você visa fidelizar o cliente, criando atrativos e benefícios para que ele retorne com freqüência para comprar outros produtos do seu e-commerce.

Os programas de benefícios, como um clube de vantagens, por exemplo, já estão sendo muito utilizados. Mas ainda há espaço para ser muito mais bem aplicado e desenvolvido, principalmente quando falamos de lojas virtuais.

Você pode criar um programa para acúmulo de pontos a cada compra, e esses pontos podem depois ser trocados por descontos, produtos, brindes, dentre outras coisas. Já viu aquele cartão fidelidade, muito comum em estabelecimentos de alimentação? Pois é, você pode pensar em algo similar também no mundo online.

O importante no momento de criar um programa de benefícios é ter em mente o que o seu consumidor espera. Pense em vantagens e atrativos reais para o perfil do seu público, pois dessa forma a sua iniciativa provavelmente te ajudará a trazer muitos desses clientes de volta.

 

4 – Campanhas de e-mail marketing

O e-mail é uma forma muito prática e barata de trabalhar com grandes listas de contato. E no e-commerce, onde centenas ou até milhares de pessoas podem passar pelo seu site diariamente, é muito importante que você consiga estabelecer uma forma de contato com essas pessoas.

Primeiro é oferecer na sua loja virtual formas práticas desses visitantes deixarem seus contatos. Partindo da premissa de que isso já está ocorrendo e você possui milhares de leads em sua lista, é hora de pensar em como atingir todos ou a maioria deles.

As campanhas de e-mail marketing serão excelentes para essa finalidade, principalmente se você conseguir filtrar sua lista de leads de acordo com informações de interesse, de localidade, etc.

É uma maneira eficaz de manter contato com seus potenciais consumidores. Faça campanhas de e-mail com promoções, com novos produtos, com ofertas, com conteúdos de qualidade. Quanto mais eles se lembrarem da sua loja e dos produtos que você oferece, mais chance de em algum momento efetivarem uma compra com você.

 

Conclusão

O e-commerce brasileiro é o mais promissor da América Latina. Somente em 2020 são esperados mais de R$100 bilhões de faturamento para o setor, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Mas como vimos no artigo, não basta confiar no potencial das vendas online.

Cada lojista deve colocar em prática em seu e-commerce estratégias de marketing que busquem atrair visitantes, converter leads, gerar vendas, fidelizar clientes e por aí vai. Existem centenas de iniciativas que podem ser aplicadas no dia a dia do seu negócio.

Neste artigo listamos 4 ações que consideramos indispensáveis. Você não deve ficar restrito apenas a elas, mas uma loja virtual de sucesso precisa ter redes sociais, promoções, um programa de benefícios e campanhas de e-mail marketing. São medidas que trazem resultado certo, desde que realizadas da maneira correta.

Faça um planejamento do seu negócio e, caso você ainda não faça nenhuma dessas ações, trace algumas metas, comece aos poucos e torne seu e-commerce cada vez mais bem sucedido!

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