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Guest Post Camila Fiori

5 vantagens em usar chatbot em sua estratégia de marketing

Você sabia que, no último ano, as empresas de chatbot cresceram cerca de 27% o seu número de vendas? Isso mostra que a tecnologia vem sendo cada vez mais empregada por empresas de todos os tipos e tamanhos.

No entanto, muitos ainda se sentem desmotivados a utilizar o recurso em suas estratégias de atendimento, pois acreditam que não vale a pena investir em um robô ou que a interação com os clientes não será a mais adequada.

Isso não poderia estar mais longe da verdade, claro. Se você é desses que não sabe se deve ou não aplicar um chatbot em sua estratégia de marketing, veja a seguir 5 razões que farão você mudar de ideia!

chatbot

1. Atendimento 24 horas é uma das vantagens do chatbot

Uma das vantagens do uso do chatbot é a possibilidade de atendimento ao cliente 24 horas por dia. Isso é especialmente útil para pequenas empresas e profissionais liberais, que não têm como estar online o dia inteiro para atender aos potenciais consumidores.

Como o robô roda em um servidor online, ele não “dorme” e nem fica fora do ar. Por isso, ele pode atender quantos clientes forem de uma vez, em qualquer horário do dia, sem dificuldades.

Desse modo, sua empresa não deixará de atender nenhuma pessoa, não importa o horário ou o motivo. Você não perderá nenhuma venda, nem deixará seus clientes desamparados em nenhum momento do dia.

 

2. Há economia no atendimento aos clientes

Um dos melhores motivos para o uso de chatbot no seu atendimento, tanto no pré-venda, quanto no pós-venda, é a economia gerada pela empresa. Isso porque o robô consegue fazer muito mais atendimentos por um preço muito menor.

Na prática, a empresa passa a economizar bastante no atendimento ao cliente em todos os momentos, mas sem perder a qualidade do serviço.

Ou seja: a qualidade do atendimento permanece a mesma, mas o custo por cliente diminui bastante. A empresa gasta menos por um serviço da mesma qualidade ou melhor, o que é sinal de um atendimento otimizado.

 

3. O chatbot gera alívio do fluxo de atendimento

Uma das principais razões para o chatbot ser utilizado no atendimento de uma empresa é organizar e aliviar o fluxo de atendimento de uma empresa.

Pense assim: suponha que você tenha uma empresa que produza um software específico para otimizar o funcionamento de um computador. No entanto, muitos usuários têm dificuldade para fazer o programa funcionar.

Por isso, a empresa recebe centenas de mensagens mensais com dúvidas sobre como usar melhor o programa, além de outras centenas de mensagens de possíveis bugs. Um chatbot ajuda a organizar esse fluxo previsível e constante, resolvendo a maior parte das questões e direcionando para o atendimento humanizado apenas os clientes que realmente contam com problemas específicos.

Isso é essencial para garantir uma boa qualidade de atendimento, pois assim os clientes resolvem seus problemas mais rapidamente, enquanto aqueles que têm necessidades profundas são atendidos por humanos.

 

4. O robô pode ser instalado em pontos de atendimentos já usados

Uma das grandes vantagens de utilização de chatbots é que eles podem ser incorporados em pontos de atendimento que já são usados pelas empresas e pelos consumidores.

Normalmente, uma das maiores dificuldades para a adoção de uma nova tecnologia é mover as pessoas de um ponto de utilização para o outro. Veja, por exemplo, o Facebook. Um dos seus méritos foi ser uma rede social que substituiu as outras que tinham públicos locais (o Orkut no Brasil, o MySpace nos EUA, o Hi5 na Europa).

Ou seja: ganhou ao facilitar e juntar todo o público em um único ponto. Novas redes sociais têm dificuldade de entrar no mercado, pois não conseguem “dividir” o público.

Os chatbots se beneficiam do fato de que podem ser incorporados em pontos de atendimento que já são muito usados, como o Facebook, WhatsApp e o próprio site da empresa, além do email também.

Isso torna a sua adoção muito mais fácil, bem como a utilização por parte dos usuários, que não precisam aprender uma tecnologia nova para usar o recurso.

 

5. O chatbot aprende com as interações e evolui no longo prazo

Um dos diferenciais de um chatbot de atendimento é que ele não é fechado em seu estágio natural. Na verdade, é exatamente o oposto: quanto mais ele atende pessoas, melhor fica em seu trabalho.

Isso porque os chatbots são feitos de machine learning (ou aprendizado de máquina) que é uma tecnologia que permite que algoritmos “aprendam” coisas novas. Por isso, o chatbot pode aprender as melhores formas de falar com as pessoas e melhores ajudas para cada situação ao analisar os resultados de seus atendimentos anteriores.

E aí, ficou convencido de que vale a pena usar um chatbot na sua empresa para facilitar o atendimento ao cliente? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

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