Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Camila Fiori

5 dicas para comprar um negócio virtual

Para quem deseja empreender, buscar por empresas a venda já existentes pode ser, por diversos motivos, uma alternativa excelente ao invés de iniciar uma empresa do zero. 

Redução dos custos iniciais de abertura, estruturas operacionais e financeiras já consolidadas e uma cartela inicial de clientes. Estes são só alguns dos pontos positivos ao optar por comprar uma empresa já estabelecida.

Nesse sentido, dentre os negócios a venda, as empresas virtuais merecem um especial destaque para quem analisa esta possibilidade. Além dos prós de se comprar uma empresa tradicional, os negócios online trazem diversas facilidades extra:

  • Possuem menos despesas gerais;
  • Maior possibilidade de alcance de público alvo;
  • Permitem uma maior flexibilidade de trabalho;
  • Estão sempre atualizadas com as demandas dos consumidores hoje, que exigem cada vez mais rapidez e praticidade em suas compras.

Por isso, ao se tratar de comprar empresas à venda, em especial, negócios virtuais, existem certos pontos que devem ser analisados antes de optar por comprar um determinado negócio. 

 

5 dicas para considerar ao comprar um negócio à venda

1. Conheça os diferentes tipos de negócio

Existe uma infinidade de tipos de empresas on-line, como lojas virtuais (e-commerce), blogs ou sites especializados. Além disso, aplicativos, cursos on-line, consultoria on-line, entre tantos outros estão bastante em alta. 

Diante de tantas opções disponíveis, é essencial se dar ao tempo de pesquisar a fundo as possibilidades existentes, a fim de tomar uma decisão consciente e coerente com suas motivações ao comprar este negócio.

Além de uma análise de prospecção de mercado, é importante se perguntar sobre as demandas de determinada empresa. Também, entender se este negócio está alinhado com seus pontos fortes.

Ou seja, analise suas habilidades e afinidades com o setor em questão, afinal há demandas e responsabilidades diferentes em cada tipo de negócio. É aconselhável escolher um nicho no qual você já possui algum conhecimento ou experiência, tornando o caminho para o sucesso mais fácil.

 

2. Escolha a área de atuação

Após todo processo de pesquisa de mercado e análise das opções de negócios à venda, você estará apto a escolher a área de atuação que melhor se encaixa com seu perfil e necessidades. Então é hora de focar toda a sua energia em dominar este nicho. 

Os passos para chegar lá incluem:

  • Adquirir conhecimento;
  • Analisar o potencial de expansão no setor;
  • Estudar o público alvo, fornecedores e concorrentes.

Não se trata de um processo simples, mas uma vez que se tenha clareza sobre a sua área de trabalho ideal, fica muito mais fácil encontrar o negócio certo. Consequentemente, você estará adquirindo um negócio que combine uma área rentável com perspectivas de expansão, e algo com que você se identifique.

 

3. Conheça a empresa que está comprando

Com clareza sobre o tipo de negócio que se está buscando, é hora de fazer uma análise minuciosa da empresa em potencial, em todos os seus aspectos. 

É importante verificar alguns aspectos práticos sobre a sua situação financeira, como análise de qual retorno do capital investido é esperado, análise do fluxo de caixa, sobre a situação legal, entre outros. 

E ao mesmo tempo, entender qual a percepção externa da empresa frente ao seu público-alvo. Para isso, você pode se basear em comentários nas redes sociais ou outras fontes confiáveis de avaliações de usuários.

 

4. Converse com o proprietário da empresa

Além da análise de todos os aspectos mencionados no item anterior, procure ter uma conversa franca com o atual proprietário do negócio. O objetivo será entender por qual motivo ele está vendendo a empresa – se está querendo se aposentar, mudar de ramo, se está passando por problemas financeiros, etc.

 

5. Auxílio profissional

A fim de analisar com propriedade tudo o que envolve uma empresa à venda, bem como de elaborar um bom contrato de compra e venda, o auxílio de um advogado qualificado é imprescindível. 

Um contador também pode ajudar com a avaliação financeira da empresa. Este processo de análise é fundamental e evita complicações inesperadas no pós-venda.

 

A compra de um negócio virtual requer dedicação

Considerando as dicas que abordamos, é possível perceber que é fundamental uma análise adequada sobre as diversas opções de negócios online à venda. Sempre mantendo o objetivo de encontrar aquele que melhor se adapta às particularidades e objetivos de cada comprador. 

Com isso em mente, será mais fácil chegar até a compra da empresa ideal, aproveitando ao máximo os benefícios deste tipo de negócio.

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing. Também escreve no seu blog Afiliados na web.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.