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Guest Post Monica Godinho

5 dicas de como melhorar a imagem da sua empresa na internet

Não basta uma empresa oferecer bons produtos e um serviço de qualidade, mas também é muito importante a imagem dela no mercado, para os seus concorrentes e, principalmente, para o seu público!

Por esse motivo, cada vez mais as empresas têm investido em diferentes estratégias de marketing, para garantir a estruturação da marca, assim como a maneira que eles se apresentam nas redes.

Para isso, é muito importante que as empresas conheçam mais sobre as estratégias de marketing, assim como as suas vertentes, como o marketing de conteúdo e o inbound marketing.

Entenda mais sobre como melhorar a imagem da sua empresa com as dicas a seguir.


Invista nas redes sociais

Atualmente, o brasileiro gasta cerca de 3 horas por dia em diferentes redes sociais, como o Facebook, o Instagram, o Twitter e tantas outras que temos por aí.

Por esse motivo, é muito importante que a sua empresa também esteja nesses locais, como uma maneira de garantir que a sua marca será vista pelo seu público e, mais do que isso, para que ela seja lembrada!

Esse é um dos principais pontos de qualquer estratégia de marketing: fazer com que a sua marca seja a primeira a ser pensada, antes mesmo do indivíduo saber que precisa dela.

Por isso, estar inserido nas principais redes sociais em que o seu público-alvo interage é muito importante, para que você esteja presente no mesmo ambiente que eles.

Além disso, através das redes sociais é possível promover os seus produtos e divulgar as suas ações, como uma maneira de criar uma relação mais pessoal com o seu cliente.

Para isso, é muito importante contar com uma equipe especializada para realizar todo o gerenciamento nas redes sociais da sua empresa.

O primeiro passo é estabelecer quais serão as estratégias adotadas, assim como em quais redes sociais a sua empresa deve estar, para chegar até o seu público-alvo. 


Interaja com o seu público

É essencial que a sua empresa entenda quais são as necessidades do seu público, o que eles buscam e qual a melhor maneira de atraí-los.

Por exemplo, se a sua persona está interessada em marketing b2b, não tem porque apresentar para ela, cases de sucesso sobre a aplicação de outras estratégias utilizadas, não é mesmo?

Para isso, temos o inbound marketing. Dessa forma, além de conseguir fidelizar o seu cliente, você também pode estabelecer um canal de comunicação entre vocês.

Isso porque todas as ações de marketing precisam ter em mente o seu o público-alvo e, mais do que isso, o seu buyer persona

Vender pela internet e engajar com o seu público não precisa ser tão difícil como você imagina. 

Através das estratégias de inbound marketing, é possível garantir que os seus clientes cheguem até você, pois essa estratégia também é conhecida como Marketing de Atração.

As redes sociais são uma das principais ferramentas para garantir esse contato com o seu público, de uma maneira pessoal, respondendo as principais dúvidas sobre o seu produto ou seu serviço e garantindo um contato humanizado.

Isso é muito importante! Ninguém quer relacionar-se com máquinas e robôs. 

Por esse motivo, ter alguém especializado na interação com o outro principalmente com o seu público-alvo é essencial para garantir o sucesso da sua marca e a maneira que ela é vista.


Pr
oduza conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias e pilares dentro do marketing, para garantir que serão produzidos conteúdos de relevância para o seu público.

Basicamente, ele envolve três conceitos básicos principais:

  • Persona: são personagens fictícios criados para representar os diferentes possíveis compradores. Confundindo muitas vezes com o público-alvo, que é mais genérico, a persona é estabelecida através de pesquisas especializadas, para que o conteúdo seja produzido para as pessoas certas;
  • Funil de vendas: tem como objetivo encontrar a pessoa no momento certo da sua busca. É dividido em três, o topo do funil, que é o local da descoberta, quando o indivíduo ainda não sabe sobre o problema que tem. Já no meio de funil é a etapa de consideração. O foco, nesse momento, deve ser apresentar as soluções para o possível problema. Já no fundo de funil é o momento da decisão da compra;
  • SEO: também conhecido como Search Engine Optimization ou otimização dos mecanismos de busca, leva em consideração a relevância do conteúdo, a experiência do usuário, as palavras-chave e o link building, para que a página tenha um melhor posicionamento nas buscas.

Toda empresa precisa ter bem determinado qual é a sua persona, para que os conteúdos sejam produzidos com qualidade, além de conter técnicas de SEO, visando o bom posicionamento orgânico nas principais redes de busca.

Além disso, é essencial que sejam produzidos conteúdos em todas as etapas do funil, pois é a maneira mais eficiente de garantir que gere um fluxo de nutrição desses leads, para que ele desça no funil até chegar na etapa da compra.


Participe de iniciativas sociais

Como podemos perceber nos últimos anos, há uma grande preocupação em relação às empresas que se preocupam com questões sociais e ambientes. 

Muito mais do que se preocupar sobre como ganhar uma renda extra, as pessoas estão interessadas em quais causas a empresa está engajada.

Por conta disso, é muito importante estar engajado nas causas certas para a empresa, assim como para o seu público.

Dessa forma, é possível garantir que os indivíduos se sentirão mais confortáveis em realizar compras dos produtos na sua empresa, assim como procurar pelos seus serviços.

A percepção de que as empresas têm atividades que visam apenas o econômico está ultrapassada!

Atualmente, é muito importante para o seu público, assim como para os próprios colaboradores da empresa que a sua marca esteja envolvida em questões da comunidade que está inserida.

Não à toa, podemos observar que todo esse pensamento deu origem ao conceito de Responsabilidade Social Empresarial. 

Esses são conjuntos de práticas que mostram o comprometimento da empresa através de comportamentos éticos e transparentes. 

Todo o seu objetivo está voltado à comunidade que existe em torno do empreendimento, desde a preservação do meio ambiente, como também o respeito à diversidade e diminuição das desigualdades sociais.


Aprimore sua identidade visual

Investir na identidade visual da sua empresa é uma das principais formas de fazer com que a sua marca seja lembrada.

Afinal, muito mais do que palavras, o que o nosso cérebro retém de maior informação são imagens e, mais do que isso, a maneira que está representada.

Ou seja, um site, por mais que tenha um bom conteúdo e que leve em consideração as estratégias de inbound marketing, não vai fidelizar os seus clientes caso a identidade visual da empresa não seja boa.

Isso mostra como marketing digital e design andam juntos. Por isso, é muito importante ter uma equipe preparada para responder a todas essas questões da sua empresa, como uma maneira de garantir que a imagem da sua empresa estará bem representada na internet.

Essas são as principais dicas sobre como garantir que a imagem da sua empresa, assim como da sua marca, sejam bem vistas na internet. Pronto para colocá-las em prática?

Conteúdo produzido por Letícia Eleutério | Redatora na Ideal Marketing

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