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Tutoriais Blogger Monica Godinho

Como aumentar o tráfego do blog com canais de divulgação

O blog é um canal de comunicação que permite a atualização periódica de conteúdos de todos os temas, sejam empresariais, ou pessoais.

Com os blogs, empresas ou pessoas podem se comunicar com o seu público com conteúdos direcionados a eles.

Esse canal é muito utilizado pelas empresas. Segundo a Hubspot, 60% dos mercadólogos dizem que o conteúdo para blog é uma prioridade do Marketing Digital.

Porém, muitas empresas têm dificuldades em aumentar o tráfego dos blogs, devido a enorme concorrência no mercado.

Mas é possível ter mais tráfego do site por meio da divulgação dos conteúdos do blog em outros canais na internet.

Para ajudar o seu blog a ter mais acessos, preparamos dicas valiosas para aumentar a visibilidade com divulgação na rede.


A importância do Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é um processo de criação de conteúdos educativos para o seu público, a fim de solucionar os seus problemas.

Segundo 96% dos profissionais que utilizam Marketing de Conteúdo, o público enxerga consideram que o público vê a empresa como confiável após produzir conteúdos.

Com a produção de conteúdo é possível aumentar o engajamento do seu público-alvo, por meio de materiais de alto valor e relevância.

Isso é fundamental para os blogs, pois nesses canais a equipe pode produzir um conteúdo completo e detalhado sobre determinado tema.

E o resultado do uso do marketing de conteúdo é o maior número de acessos, aumentando em até 2,2 vezes mais visitas nas empresas que o adotam.

Além disso, o marketing de conteúdo educa o seu público, a fim de transformar leitores em clientes com materiais detalhados sobre o tema.


Dicas de divulgação para blogs

Você dedica horas do seu dia para produzir conteúdo, faz pesquisa, escreve, revisa a escrita e o conteúdo, mas ele não tem resultados, por que?

Esse problema é comum principalmente para quem está começando a publicar, devido ao blog não ter visibilidade na internet.

Entretanto, a empresa vai conseguir ter mais acessos no blog por meio da divulgação em canais como:


1 – E-mail

O E-mail Marketing é uma estratégia altamente eficiente na divulgação de conteúdos de blog.

De acordo com pesquisa da Ascend2, 54% dos entrevistados, o E-mail é utilizado para aumentar o engajamento do seu público.

Por esse canal de divulgação é possível enviar mensagens para a sua base de leads (potenciais clientes).

Nele, você pode não só divulgar conteúdos para todos os usuários, como promover conteúdos exclusivos para essa base de e-mails, em troca da assinatura um formulário.

Com a assinatura do blog a empresa consegue ter acesso às informações do cliente, podendo direcionar a produção do conteúdo com mais eficiência.

Além disso, existem ferramentas de automação de e-mails que preveem a taxa de leitura e rejeição das mensagens, podendo reenviar o e-mail até todos lerem o artigo.


2 – Produza conteúdos em diferentes formatos

Na hora de publicar em blogs, produza conteúdos em diversos formatos para atingir diferentes públicos e canais de divulgação.

Além dos outros locais de divulgação, você pode divulgar os conteúdos entre si por meio da complementaridade.

Nos blogs, produza um artigo sobre determinado tema e complemente o seu conteúdo em e-books, infográficos e vídeos.

Assim, os seus seguidores vão seguir cada um dos seus conteúdos, podendo acompanhar e até compartilhar para mais pessoas. 


3 – Invista em anúncios

O marketing de conteúdo em diferentes plataformas é altamente eficiente, principalmente para iniciar e manter um relacionamento próximo com o cliente.

Entretanto, os primeiros resultados vão aparecer após algum tempo, devido ao posicionamento do seu blog nos buscadores.

Mas, os links patrocinados podem ser a solução para aumentar o tráfego do blog rapidamente.

Existem ferramentas de anúncios na internet como o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads.

Para investir em anúncios na internet você precisa ter alguns cuidados no título e descrição do link.

Em primeiro lugar, o anúncio precisa ter um título que chame a atenção dos leitores imediatamente. 

Já na descrição, você deve resumir rapidamente o conteúdo para atrair o leitor até o seu blog.

Com um bom título e meta description, mais usuários ficarão interessados em acessar o seu conteúdo, resultando em aumento do tráfego.


4 – Faça comentários em outros blogs

Outra forma de aumentar o número de acessos do seu blog é fazendo comentários em blogs diferentes.

Isso é possível de diferentes formas: ou você faz um comentário pertinente sobre o conteúdo, ou responda comentários de outros leitores.

Existe outra maneira de comentar em outros blogs, é elogiar o autor e também o conteúdo produzido.

Lembre-se de todo comentário feito você deverá adicionar um link na publicação, preferencialmente de um conteúdo que complemente o tema abordado.


5 – Divulgue nas redes sociais

Divulgar o seu blog nas redes sociais pode ser uma alternativa para ter mais tráfego e autoridade na internet.

Isso porque você consegue aumentar o número de acessos com a divulgação do link direcionando para o blog.

Assim que o conteúdo for postado, os leitores poderão ver no feed, ou receber uma notificação do post na rede social.

Para fazer uma boa publicação, faça um pequeno resumo, ou coloque um trecho do artigo na postagem na rede social, colocando o link para ver o artigo completo.

Outro fator que chama a atenção é a imagem. Coloque uma imagem bonita e que converse com o texto, isso vai atrair os leitores para acessar o conteúdo.

Além da divulgação do conteúdo, a rede social é um espaço de interação com os leitores, possibilitando feedbacks e sugestões de conteúdo.

Dessa forma, você consegue manter um relacionamento mais próximo com os seus leitores, além de ter mais conteúdos para produzir a partir de temas sugeridos pelos seguidores.


Divulgue o seu blog na internet

Os blogs são eficientes canais de comunicação para produzir conteúdos relevantes para o seu público.

Por meio dos blogs é possível focar em como vender produtos falando sobre o tema, por meio de conteúdos educativos e informativos diretamente ao seu público.

Para conseguir mais acessos rapidamente é preciso divulgar o seu conteúdo em diferentes canais de divulgação na internet.

Divulgando os conteúdos na internet, o seu blog terá mais visibilidade e acessos de diversos públicos, dividindo aqueles que são leitores dos possíveis clientes.

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.

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