Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas SEO Guilherme Coutto

Entendendo a ciranda das pautas no mundo digital

Um dos maiores questionamentos sobre a relevância dos veículos de comunicação digital está na capacidade (ou na falta dela) destes meios pautarem temas socialmente no mundo digital.
Porém, muito mais interessante que responder esta pergunta é entender como os temas são pautados.

Os critérios usados para identificar a relevância de um assunto são os mesmos tanto offline quanto online, e um dos principais deles é a quantidade de gente interessada no assunto.
Este é um dos recursos, por exemplo, utilizados pelo Google Suggest (ou Instant). Quando você digita uma palavra ou expressão no Google e o buscador automaticamente a completa, ele está direcionando sua busca para as questões mais procuradas neste nicho temático, baseando-se, entre outras coisas, no volume de usuários únicos em determinada região que pesquisaram por aqueles termos e na quantidade de veículos digitais que estão pautando aquele tema.

Logo, o Google Suggest é uma opção interessante para saber o que está sendo discutido sobre o assunto que você deseja abordar e pode ajudá-lo a definir o que é imprescindível expor ao tratar sobre determinado tema.

Outra opção interessante é o Yahoo Respostas. Embora essa ferramenta tenha ficado muito conhecida pelas perguntas de conteúdo, digamos “insano”, se você observar as opções do Yahoo Respostas estão sempre na primeira página do Google quando buscamos respostas para determinada questão.
Isso quer dizer que a ferramenta é bastante usada e, por isso, seus indicadores não devem ser ignorados.

Atualmente não se pode deixar de lado as buscas nas mídias sociais, especialmente no Facebook e Twitter, onde costumam surgir inclusive questões que fogem à atenção da chamada imprensa oficial (grandes veículos de comunicação digital), uma vez que uma pauta num veículo desses passa por diversos filtros antes de virar uma matéria.

A importância das redes sociais nos processos de comunicação hoje em dia demanda que tem um blog e pretende obter relevância em seu nicho temático esteja presente nestes canais e participe de comunidades relevantes dentro deles.

Uma opção interessante é ter uma conta de Twitter exclusiva para o blog (independente da sua conta pessoal) e uma fanpage também. Isso permitirá que os sistemas de busca disponíveis nestas duas redes filtrem com mais exatidão aquilo que de fato é relevante no momento à comunidade de indivíduos que se interessam e debatem ativamente sobre determinado assunto.
No Twitter você pode se guiar pelos Trending Topics e no Facebook pelas discussões que se desenrolam nos grupos (além das atualizações de seus contatos, é claro).

A depender da especificidade do seu nicho temático, você pode ainda dispor da análise do que é tendência em redes como o Linkedin, Slideshare ou Youtube, mas para isso, é claro, deve procurar sempre inserir-se em comunidades relevantes capazes de exprimir o que interessa aos formadores de opinião e membros ativos no nicho em que você está inserido.

Seus feeds de notícia também são muito úteis, além do velho hábito de visitar as páginas dos veículos relevantes de sua área e ver que discussões interessantes podem estar rolando nos comentários dos posts.

Cabe lembrar que tão importante quanto o que está sendo dito é abordagem dos temas, o enquadramento que está em voga. Muitas vezes apenas este aspecto é suficiente para “ressuscitar” um tema que já parecia banalizado. Isso também é importante para escolher o conteúdo que você produzirá.
Uma boa estratégia é se inteirar sobre as abordagens mais exploradas e usá-las como gancho para construir um diferencial no seu texto.

Começar com um assunto que está em alta e apresentar um ponto de vista pouco debatido é uma ótima maneira de “prender” o leitor e pode ser um caminho interessante para fidelizar audiência.

Guilherme Coutto é Consultor de SEO e Marketing Digital, formado em Publicidade. É um fanático pela blogosfera. Autor no blog Marketing Digital Dicas.

Sobre o autor | Website

Guilherme Coutto é Consultor de SEO e Marketing Digital, formado em Publicidade. É um fanático pela blogosfera. Autor no blog Marketing Digital Dicas.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

3 Comentários

  1. Matheus disse:

    Olá Vanessa!

    Estou tentando colocar meu texto alinhado com o adsense, porém, meu float não funciona!

    Tentei essa div:

    Porém, não funciona, e já tentei vários outros modos, percebi que seu blog tem e queria saber se não tem dicas de como fazer.

    Sucesso,

    Matheus Valera

  2. Barabara disse:

    Adorooo o blog, me ajuda muito no meu blog!! Se puderem visitem e sigam meu blog: milfaces-br.blogspsot.com

  3. Amo, amo, amo vocês e pronto!!!!!!!!
    Vocês estão proibidos de sumir!!!
    Obrigada por existirem!!!
    Mil beijos e abraços

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.