Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas SEO Guilherme Coutto

7 erros comuns no SEO On-page para Blogs

7 erros comuns no SEO On-page. Existem alguns erros que são comuns em blogs e é disso que iremos tratar no post de hoje. Se você não cometer esses erros, com certeza, seu blog já deverá ganhar mais alguma relevância no Google.

 
 
 

Problemas com a tag Title.

Começo logo pela tag title que, provavelmente, é a parte mais importante do SEO On-page.

Titles muito longos: o Google até mostra quantos titles longos demais você tem e em quais páginas eles estão você pode encontrar essa informação no Webmaster Tools.

Os títulos de uma página devem ter no máximo 70 caracteres, ou seja, tente não passar muito desse número.

Geralmente este problema com title muito longo está ligado ao próximo item.

SPAM no title: tem gente que pensa assim, “já que o title é a parte mais importante da página, vou por nele todas as palavras que eu quero ser encontrado”, por favor, não faça isso.

Existem blogs que quando você vai ver a tag title ela está com mais de 10 ou 15 palavras-chave uma em sequencia da outra, na boa, não faça isso.

Use a sua palavra-chave dentro de uma frase com contexto e que faça sentido.

Titles duplicados: títulos duplicados também é um problema recorrente, vá ao webmaster tools e veja lá quais páginas você está usando títulos duplicados ( sim o Google dá essa informação facilmente para ti ).

Cada página deve ter um título único, ou seja, não pode haver páginas com títulos iguais as das outras.

Isso é muito comum acontecer com paginas tipo a de “contato”, muitas vezes essas páginas acabam usando o mesmo título da página inicial.

Title pouco relevante: outro equivoco muito corriqueiro ( esse é bem normal mesmo ) é quando um blog usa na tag Title o nome do blog, que nem sempre é a palavra-chave principal do blog.

Digamos que exista um blog chamado “Elefante Azul” que fala sobre arquitetura. Se o Title da página principal for “Elefante Azul” ( ou seja só o nome do blog ) dificilmente esse blog irá aparecer para as buscas para “Arquitetura”, pois o nome do blog não carrega a palavra-chave e nem é autoexplicativo.

O certo seria usar, no mínimo, o titulo assim “Arquitetura | Elefante Azul”, ou seja, palavra-chave + nome do blog.

Palavra-chave à direita: o último exemplo ( do elefante azul ), me fez lembrar de outro equivoco também muito corriqueiro. Quanto mais à esquerda uma palavra-chave estiver no Title mais importante ela é para o Google.

É comum ver blogs usando sua marca primeiro no Title do que sua palavra-chave, por exemplo, o blog fictício “Elefante Azul” poderia ao invés de usar o Title do jeito que falei, palavra-chave + nome do blog ( Arquitetura | Elefante Azul ), usar com o nome do blog primeiro e depois a palavra-chave, dessa forma dando mais relevância para “Elefante Azul” do que a “Arquitetura”.

Problemas nas tags de cabeçalho ( h1, h2, h3 e etc )

H1 invisível para o usuário: a tag H1 também deve conter a palavra-chave da página, mas acontece que muitos ao otimizarem a logo do blog (usando a otimização de imagens) acabam botando a h1 na logo.

Só que está não é uma prática muito bem vista pelo Google, pelo simples fato de que as tags de cabeçalho devem ficar visíveis para o usuário, até porque elas foram feitas para ajudar ao usuário entender melhor a dinâmica do texto.

Problemas na otimização de imagens

Tag alt nas imagens: por fim ( pelo menos para esse post ) eu queria falar sobre o uso da tag alt em imagens, um recurso bem bacana que mexe com a semântica da página.

Não sei por que, mas muitos blogueiros simplesmente ignoram essa tag, sendo assim um bom ponto forte para ser explorado pelos concorrentes.

Na tag alt, tente descrever o que está na imagem, mas também tentando usar sua palavra-chave.

Guilherme Coutto é Consultor de SEO e Marketing Digital, formado em Publicidade. É um fanático pela blogosfera. Autor no blog Marketing Digital Dicas.

Sobre o autor | Website

Guilherme Coutto é Consultor de SEO e Marketing Digital, formado em Publicidade. É um fanático pela blogosfera. Autor no blog Marketing Digital Dicas.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

17 Comentários

  1. jardes farias disse:

    obrigado pelas dicas amigo. Não sabia dessa de colocar a palavra chave mais proxima da esquerda no titulo.. como também não sabia de muitas coisas que tenho aprendido aqui

  2. muito bom este artigo, parabens, eu sou novo neste ramo de blogueiro ja faço todas as dicas listadas em seu artigo e uso agregadores de links para ter uma melhor posição nos buscadores, pois tenho poucas visitas ainda.
    queria saber se isso é normal e se vai melhorar as visitas com o passar do tempo. Agradeço.

  3. Jorge Silva disse:

    Óptimas dicas,

    Uma dessas que eu vejo com frequência e que também acho um erro enorme é a colocação de inúmeras keywords no título! É a pior coisa que se pode fazer.

    Excelente artigo, abraço!

  4. Ótima postagem!

    Realmente inserir inúmeras keywords no título é insanidade. Existem vários modos de se fazer ser achado pelos buscadores como o uso de negrito , itálico , linkagem e etc..

    Abraços!

  5. Roger disse:

    VC Falou tudo! Concordo plenamente com seu assunto! Acho muito maid forte ainda o fato como exemplo da ALT TAG nas imagens! Isso torna o seu SITE super interessante ainda mais pq ele fica send consideravel como amigo para pessoal com problemas de visao que utilizam aparelhos que fazem leitura de SITES!

    Muito chique! gostei!

  6. Cris Prata disse:

    Olá Guilherme, boa tarde
    Tenho um blog bastante visitado, mas acredito que ele poderia estar melhor colocado, você trabalha com consultoria? Como posso entrar em contato com você, pois acredito que meu (s) blogs precisam de uma bela limpeza e arrumação no código.
    Desde já agradeço,

  7. Desisti de usar um blog. Simplesmente me desinteressei é muita informação e poluiu minha mente com tantos isso e aquilo juntos.Cansei sem quase ter iniciado!

    • Que isso, não desista, comece ele da sua forma e aos poucos vá implementando uma coisa ou outra.

      Sério, não desista, se precisar de ajuda eu posso tentar ajudar.

  8. Como sempre, as dicas são ótimas.
    Parabéns pelo trabalho!
    Um grande abraço…

  9. Matheus disse:

    Olá Guilherme,

    Dicas muito úteis. Elas mostram que muitas vezes não é preciso soluções mirabolantes para posicionar bem, basta apenas cuidado em partes básicas do blog.

    Obrigado pelas dicas!

    Abraço!

  10. Seguindo a maioria das dicas no meu Sexy Help Desk, mas ainda tenho Problemas nas tags de cabeçalho h1, h2, h3 e etc… vou ter que parar e gastar um bom tempo para corrigir pq esse é um problema inerente do Blogger… vai dar trabalho, mas fazer o que né.. tem que ser feito… Não sei se vc tem um tutorial sobre isso, mas se não tiver, seria uma boa para quem usa Blogger… Grande abraço do SHD…

  11. guilherme disse:

    Belas dicas, algumas outras coisas como title nos links tambem ajudam, e nomear a imagem, não deixar ela com nome de dsco8i09876.jpg,

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.