Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Vanessa S.

E-Book gratuito sobre Plágio: O e-book da blogosfera legalizada

Muito se tem falado sobre plágio, entretanto, sua prática vem aumentando a cada dia.
Infelizmente o tema “Plágio” é algo que tem deixado vários blogueiros desapontados.É um mal que pode ser evitado.

A violação aos Direitos Autorais, mesmo que não levado a um tribunal, é uma atitude condenável! Mas infelizmente, é um pena isso não ser evidente a todos, principalmente na Blogosfera.

Devemos ficar sempre atentos em relação a este assunto, evitar que um simples ato seja tipificado como crime e com isso você se torne um criminoso na rede.

Pensando em informar melhor os blogueiros sobre seus direitos e seus cuidados com relação ao conteúdo de seus blogs, fornecendo-lhes dicas para melhor entendimento sobre o assunto, eu (Vanessa) e o Gustavo Freitas tivemos a ideia de lançar um e-book abordando, exclusivamente, o tema sobre plágio, e com a colaboração de vários blogueiros foi elaborado o E-book ““Plágio: O E-Book da Blogosfera Legalizada”.
O resultado pode ser conferido no final desse artigo no link para download.

Este e-book colaborativo é o resultado do trabalho de uma equipe formada por 13 blogueiros, que contribuíram e colaboraram com excelentes artigos, abordando os principais pontos a respeito do tema plágio, como evitá-lo e como combate-lo.
Segue abaixo a relação de autores, em ordem alfabética:

Sumário do e-book sobre plágio

1. Introdução
1.1 Objetivo do e-book colaborativo
1.2 Apresentação dos autores
1.3 O que é plágio?
1.4. Plágio é crime?
1.5. O que o plágio pode fazer com sua imagem
1.6 Como participar do movimento contra o plágio
1.6.1 Portal Blogosfera Legalizada
1.6.2 Grupo contra o plágio no Facebook
2. Como evitar ser plagiado
2.1. As Licenças Creative Commons
2.2 Termos de uso no blog
2.3 Plugins para evitar o plágio (WordPress)
2.4. Ferramentas e sites para descobrir plágio
3. Como denunciar o plágio
3.1. O papel do governo e da justiça no combate ao plágio
3.2. Plataforma Blogger
3.3 Plataforma WordPress.com
3.4 Plataforma Tumblr
3.5. Sites e blogs com hospedagem própria
4. Como produzir conteúdo de qualidade
4.1 Entenda do assunto que irá abordar em seu blog
4.2 Sites com imagens gratuitas para seus artigos
4.3 Como incentivar seus visitantes a não cometer plágio
4.4 Porque os blogueiros iniciantes cometem tanto plágio
5. Conclusão

Como fazer o download:

Para fazer o download inteiramente grátis do e-book Plágio: O e-book da Blogosfera Legalizada, basta clicar no banner abaixo.

Plágio: O e-book da Blogosfera Legalizada

(Clique no Banner para ser redirecionado)

Caso queira divulgar em suas redes sociais, segue o texto com o link encurtado:

E-book gratuito - Plágio: O e-book da Blogosfera Legalizada http://bit.ly/11NPgpi

Ajude a divulgar o e-book:

Você pode nos ajudar nessa difícil tarefa de acabar com o plágio na blogosfera. Ajude a divulgar o e-book, pra isso você pode utilizar um dos banners em seu blog e até mesmo escrever um artigo como esse divulgando em seu blog o e-book. A única exigência que fazemos é que você não coloque o e-book pra download diretamente em seu blog e sim aponte o link de download para o artigo original no blog Blogosfera Legalizada.

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

| Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

7 Comentários

  1. Orlando disse:

    Não é fácil pois vejo muitos blogs e sites plagiados e vai saber de quem plagiou quem.

  2. Orlando disse:

    Com tantos blogs que são criados, publicados os artigos plagiados de outros blogueiros e divulguados na web que não existe controle eficaz para conter esse grande problema que tem incomodando na blogosfera. Bom artigo.
    Valeu!!!!

  3. Eu baixei esse e-book um tempo atrás e li tudo. Por causa dele eu criei uma licença Creative Commons para me precaver.
    A única questão que me incomoda ainda é a falta de uma regra mais clara com relação às imagens disponíveis no Google imagens. As imagens dos sites de imagens gratuitas são muito escassas e pobres, e eu ainda continuo usando do google.

    Grande abraço,
    Almir Ferreira

  4. gostei desse artigo, não sabia da existência de um site que trata-se desse tipo de assunto, já divulguei o banner do site em vários de meus blogs e estou lendo o e-book também por causa de meu amigo da blogosfera Gustavo Freitas do Gf Soluções e Quero criar um blog e também por você Vanessa do mundo blogger pela qualidade de seus artigos e ajuda com seus valiosos tutoriais, vlw!

  5. Iana Paula disse:

    Olá flor! leio seu blog a muito tempo, acompanho e tudo mais. Hoje meu comentários é sobre uma dúvida, já morri de procurar e ainda não achei. Sabe esse sistema de comentários que você colocou aqui no MB? então eu queria aprender como substituir a caixinha de comentar do blog por uma dessas, se possível sem a parte “e-mail” só o nome e o link do blog, mas claro que queria que eles continuassem sendo aprovados por mim etc.. Será que tem como você explicar isso pra agente? eu ia amar!

    Ah eu já vi em alguns blogs famosos, comentários do twitter, junto com os do blog, mas juntos mesmo, na mesma lista, sem ter que clicar no botão pra ver etc.. Como por exemplo no Depois dos Quinze, você conhece ou sabe um tutorial desses? Obrigada pela atenção. bjs

    • Vanessa disse:

      O sistema de comentários que eu uso aqui é do próprio wordpress. Infelizmente somente para wordpress mesmo, não funciona no blogger.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.