Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Guest Post Autor Convidado

Leia blogs para ter inspiração para escrever

Esse artigo é um Guest Post escrito por Ana Karenina.

Neste artigo, Ana trata sobre um problema bem comum que atinge muitos os blogueiros, (sejam experientes ou iniciantes): a falta de inspiração para escrever.

Ela nos dá algumas dicas de como conseguir superar este problema. Espero que todos aproveitem o artigo.

 

Leia blogs para ter inspiração

Já sabemos o quanto é difícil acabar com o bloqueio criativo que de vez em quando nos paralisa das atividades blogueiras, são muitos os fatores que acabam com a inspiração para escrever, um dos maiores problemas apresentados pelos blogueiros é a falta de assunto para escrever, mas este problema tem solução e é disso que vamos falar aqui.

 

Mas para que se consiga vencer esta dificuldade é necessário ter disciplina. É importante combater a preguiça, o comodismo, a procrastinação e outras dificuldades que se apresentam no nosso caminho que nos impede de fazermos o que queremos na hora que queremos. Se este é seu caso não perca este artigo.

 

inspiração

 

Depois de decidido e disposto a escrever, onde buscar inspiração para escrever? Busque inspiração nos blogs. Um blog pode trazer ideias para escrever bons posts.

 

Como usar a leitura de blogs para ter ideias:

Selecione os blogs com temas que te interesse e também os que sejam do mesmo nicho que o seu pra ler.
Se o blogueiro curte o tema filmes por exemplo nada mais natural que ele leia blogs que abordem este tema, pois além de se informar sobre o tema que gosta, estas leituras poderão trazer ideias para escrever sobre filmes ou ampliar mais o tema abordado em determinado blog.

1. Assine o feed dos blogs selecionados:

Para ler com mais frequência e comodidade os blogs que mais interessa o ideal é escolher uma forma de acompanhamento destes blogs, tais como assinatura por e-mail (que é a opção de receber os textos por e-mail) ou assinatura de feed (que é a opção de receber os posts dos blogs num agregador de feeds específico, o mais conhecido e utilizado é o google reader.
Leituras recomendadas:
assinar os Feeds dos blogs que eu gosto de ler

2. Tenha um twitter, se cadastre nas redes sociais:

Muitos textos interessantes de blogs hoje são divulgados no Twitter, a chance de encontrar excelentes textos por lá é enorme porque os blogueiros além de divulgar posts atuais, divulgam também posts antigos, há artigos muitos bons também que são antigos e podem trazer ótimas reflexões e ideias pra novas postagens.

3. Salve os textos e links que chamaram mais sua atenção:

Depois de ler os textos e links o ideal é você selecionar e guardar os textos que mais gostou para ler com mais calma depois ou para lembrar de cita-lo em algum novo post, veja abaixo algumas dicas de como fazer isso:

No Google Reader – marque com estrela e depois pesquisar quando precisar só os itens marcados.
No Navegador – Pode-se criar pastas ou tags e adicionar nos favoritos os links mais interessantes, todos os navegadores hoje tem essa opção.
No E-mail – Quando receber os posts dos blogs que curte, selecione os textos que mais gosta com: estrela, tags especificas, criando pastas para organiza-los melhor.
No Twitter – Se achou algum link interessante pode clicar na estrela ao lado do tweet que ele será salvo em favorites, dessa forma não se perde nenhum link interessante.

4. Leia os comentários dos textos de blogs que você mais gostou:

Quando for ler os textos publicados nos blogs leia também os comentários deles, pois as vezes há ideias que complementam o post e que podem trazer uma ideia nova para o que foi tratado no texto.
Acompanhe os comentários no blogger e no wordpress

5. Rascunhe ideias:

Se após a leitura de blogs surgiu alguma ideia pra post, escreva, tome nota mesmo que frases ou tópicos, não deixe a ideia escapar, possa ser que em outro momento se terá mais tempo para aprimorar mais a ideia, o ideal é escrever sempre mesmo que não possa finalizar o texto todo na hora, quanto mais se escreve mais fácil fica a produção de textos. Para quem tem hábito, escrever se torna um ato natural.
A prolixidade e a inspiração para escrever

6. Pesquise mais sobre o que você leu e gostou:

Alguns temas precisam ser embasados e construídos a partir de pesquisas, pesquise textos e imagens que possam auxiliar na construção de um texto que seja útil para o leitor, ofereça opções para ele se aprofundar melhor em cada tópico, assim como estou fazendo neste texto, isso enriquece seu post além de manter as pessoas bem informadas e atentas ao tema. Os blogs são uma ótima opção pra fazer isso, a maioria tem marcadores de assunto, índice e/ou barra de pesquisa, mas pode-se pesquisar nos sites de busca como o google, se o blog não tiver estas opções uma dica é pesquisar o tema com o nome do blog do lado, assim aparecerá todos os posts publicados naquele blog sobre aquele assunto, pelo menos os mais relevantes.

7. Aprenda a citar e linkar textos:

Se o texto de algum blog te inspira a escrever um texto é muito legal que se coloque o link do texto e diga pro leitor como, quando e porque se chegou naquela ideia, se for o caso, pois assim o leitor terá oportunidade de conhecer textos que pode auxilia-lo e também terá mais facilidade de compreender o assunto do texto publicado sabendo que ele surgiu a partir de uma determinada ideia. Mas para fazer a citação é importante estar atento para não cometer plágio, veja nos links abaixo alguns artigos que podem lhe ajudar nisso.
Citar é muito diferente de plagiar

 

Gostaria de agradecer a Vanessa por esta oportunidade de escrever neste blog que gosto tanto, espero que os leitores curtam o artigo! Ana Karenina.

 

Este artigo foi escrito e criado por Ana Karenina, para ser publicado EXCLUSIVAMENTE no Mundo Blogger.
selo-guest-post-mundoblogger

Esse artigo foi escrito por um Autor Convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo as informações do(a) autor(a). Quer escrever um Guest Post no Mundo Blogger? Veja como no artigo: Publique seu artigo no Mundo Blogger

| Website

Esse artigo foi escrito por um Autor Convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo as informações do(a) autor(a). Quer escrever um Guest Post no Mundo Blogger? Veja como no artigo: Publique seu artigo no Mundo Blogger

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

7 Comentários

  1. Zacky disse:

    Você foi inclível nessa postagem,estou querendo voltar a utilizar essa ferramente que acho que ajuda muito tanto nas redações de escola como na escrita . Parabéns pelo maravilhoso post e me inspirou muito com as palavras .

  2. Vanessa disse:

    Ana
    Exageram nada..vc q é modesta..rs
    E aproveito para dizer q faço minha as palavras do Gustavo viu? As portas do MB estarão sempre abertas para vc! 😉

  3. Vanessa disse:

    Quero agradecê-la por esta maravilhosa contribuição de informações, e espero que ajude bastante mesmo a todos que passarem por este tipo de problema um dia!

    Obrigada tb ao Gustavo e ao Max pelos comentários 😉
    Beijos

  4. Ana Karenina disse:

    MAX MARTINS Olá, muito obrigada pelo carinho, eu quis mostrar justamente a possibilidade de usar os blogs como ferramenta para inspirar nessas fases de bloqueio criativo.

    Clau Olá, fico feliz que você tenha curtido clau, sempre acho que as pessoas exageram um pouquinho, rs

    Beijos a todos!

  5. Ana Karenina disse:

    QUERO CRIAR UM BLOG Olá Gustavo, muito obrigada pelas suas palavras sempre gentis, fico muito feliz de conseguir tocar as pessoas com minhas ideias, terei maior prazer de participar dos seus blogs assim que for possível, mas eu não pude resistir o convite da Vanessa que tem tido tanto carinho comigo e merece.

    Espero que os leitores realmente gostem do artigo e façam bom proveito dos blogs para ter ideias para publicar.

    Um abraço

    @anakint

  6. Max Martins disse:

    Oi, Ana
    Muito bom o seu texto. Para quem escreve, nunca é demais saber sobre formas de manter ou buscar inspiração. Suas dicas são excelentes. Parabéns!

    Ótima escolha mesmo. Textos assim agregam valor ao blog.

    Bjs pra vocês.

  7. querocriarumblog.com.br disse:

    Ana,
    parabéns por mais um Guest Post de sucesso. Não se esqueça, as portas do GF Soluções e de qualquer outro blog que tenho estão abertas (escancaradas, na verdade!) para você e seu talento. Quando quiser repetir a dose é só falar…rs.
    Nessa,
    parabéns pela escolha da autora. Ficou ao nível do blog.
    Quanto ao assunto reforço um ponto que você tocou, e complemento – Não confundam inspiração com plágio, por favor! Então sigam as orientações da Ana, mas não plageiem os textos e as ideias de ninguém. Se foram inspirados por um texto, façam com ela disse, citem a fonte, deem o crédito, dividam a glória!…
    abraço.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.