Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Guest Post Autor Convidado

Como adicionar e gerenciar múltiplas contas do Twitter com o TweetDeck

Esse artigo é um Guest Post escrito por Max Martins.

Como todos sabem, a maioria dos blogueiros utilizam-se do Twitter para divulgar conteúdos de seus blogs. Muitos deles optam por usar aplicativos que melhoram a forma de se conectar e enviar seus tweets.
Neste artigo, o Max Martins vos apresenta uma alternativa sofisticada de “tuitar” usando um aplicativo, que na minha opinião, é excelente, o TweetDeck. Eu uso este aplicativo e recomendo!
Neste tutorial, escrito pelo Max, além de conhecer o aplicativo, você aprenderá como adicionar e gerenciar múltiplas contas do Twitter no TweetDeck.

Antes de entrarmos no assunto deste tutorial, gostaria de agradecer à Vanessa pelo convite para escrever esse artigo e dizer que é uma honra poder publicar um texto aqui no Mundo Blogger, visto que sou apenas um seguidor e fã do trabalho dessa mocinha. Dito isso, vamos ao tutorial.

 

O que é o TweetDeck?

 

É um dos mais completos aplicativos para o Twitter. Trata-se de um Aplicativo de Desktop criado para que você possa postar seus tweets sem estar logado na página do Twitter (via web), que é bastante limitada, mesmo com a nova interface (novo Twitter).
Dentre várias funcionalidades deste aplicativo, contamos com o encurtamento de url automático, envio de imagens, RTs etc.
Com o TweetDeck é possível integrar contas de outras redes sociais, como o Facebook, Myspace e Google Buzz. Além de ficar por dentro do que está acontecendo nessas redes, você pode postar suas atualizações a partir desse aplicativo, que distribui o conteúdo de cada uma delas em colunas.

Para usar esse aplicativo é necessário ter o Adobe Air instalado no computador. Se você já tem, o passo seguinte é fazer o Download do TweetDeck.
Na imagem abaixo, você pode ver a página que abrirá ao clicar no link anterior. Na página, basta clicar em “Faça já o download” (Download now, it’s free, se a página estiver em Inglês) e seguir o procedimento de instalação.

TweetDeck

O processo de instalação é simples e rápido. Porém, se quiser saber mais siga esse tutorial da Juliana Sardinha, do Dicas Blogger: Como Instalar o TweetDeck.

 

Adicionar uma nova conta do Twitter

A maior parte dos blogueiros – principalmente os metabloggers – tem duas contas no Twitter: uma para divulgação das publicações do blog e outra pessoal.
Partindo do princípio de que você já é usuário do TweetDeck, basta seguir os passos abaixo para adicionar e gerenciar múltiplas contas do Twitter através do aplicativo.

Abra o TweetDeck e faça login de sua conta. Após fazer o login com a conta que usa normalmente, o aplicativo mostra no canto superior esquerdo quais são as contas integradas. Veja na imagem abaixo.

No retângulo vermelho é possível verificar que integrei Google Buzz, Facebook e minha conta pessoal do Twitter. Para adicionar outra conta do Twitter, basta clicar no retângulo marcado em verde na imagem. Ao clicarmos nele, abre a janela onde gerenciamos as contas (Accounts).

Em Account List (retângulo azul) aparecem as contas que já estão integradas ao aplicativo. Para adicionar uma nova conta clique em Add New Account (1).
Ao clicar nesse botão, abre uma lista de redes que podem ser adicionadas (2). Clique no botão “Twitter” para adicionar uma nova conta.
No meu caso, vou adicionar a conta do CBSaberes. Basta preencher os dados da conta do blog no Twitter (usuário e senha) e clicar no botão Verify Details.

A próxima tela mostrará que a sua nova conta já está integrada na Lista de Contas (Account List). Clique em Save Settings e pronto.

Gerenciar múltiplas contas e enviar mensagens

Na imagem abaixo, você pode perceber que a sua conta nova já está integrada ao aplicativo e pronta para ser utilizada.

Agora, precisamos saber como gerenciar as contas e as mensagens de cada uma delas. Normalmente, o aplicativo destacará a conta que você faz login como conta padrão (Default), mas isso pode ser modificado, como veremos mais adiante.

 

Você pode enviar suas mensagens de duas formas:
1) a partir de uma das contas – basta clicar sobre o ícone da conta que deseja enviar a mensagem. O ícone colorido indica de onde partem as mensagens;

2) simultaneamente – basta marcar as duas contas (pessoal e do blog). Nesse caso, a mensagem enviada será igual para os seguidores dos dois perfis.
Veja o exemplo abaixo:

É possível ver na imagem que enviei a mesma mensagem simultaneamente (verifique os horários). Isso facilita muito e divulga o blog (post ou notícias) para os usuários que não são comuns aos dois perfis. Quando for enviar uma mensagem que não diga respeito ao blog, desmarque o ícone e envie a mensagem normalmente. Se quiser enviar a mesma mensagem para o Facebook e para o Google Buzz, basta marcá-los também.

 

Modificando a conta padrão (Default)

A conta padrão do TweetDeck é a primeira que você registrou quando fez o download do aplicativo e é sempre a primeira opção das mensagens.
Se quisermos tornar padrão a conta recém integrada, basta voltar em Accounts e clicar sobre ela. Ao clicar numa conta que não é padrão, todos os botões à direita da lista ficam disponíveis para que você possa gerenciar. Selecione a conta desejada e clique em Set as Default e depois em Save settings.
Pronto.

Se quiser voltar é só acessar novamente esse painel e repetir o processo, clicando na outra conta.
Se quiser remover uma das contas, basta selecionar e clicar em Remove Account.
Detalhe: somente as contas do Twitter podem ser definidas como contas padrão.

“Espero que vocês tenham gostado do tutorial e, principalmente, que seja útil.
Mais uma vez, de coração, agradeço à Vanessa pelo convite e pela oportunidade de interagir com os leitores do Mundo Blogger.
Max Martins.”

 

Este tutorial foi escrito e criado por Max Martins, para ser publicado EXCLUSIVAMENTE no Mundo Blogger.
selo-guest-post-mundoblogger

Esse artigo foi escrito por um Autor Convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo as informações do(a) autor(a). Quer escrever um Guest Post no Mundo Blogger? Veja como no artigo: Publique seu artigo no Mundo Blogger

Sobre o autor | Website

Esse artigo foi escrito por um Autor Convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo as informações do(a) autor(a). Quer escrever um Guest Post no Mundo Blogger? Veja como no artigo: Publique seu artigo no Mundo Blogger

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

9 Comentários

  1. Vinny disse:

    queria saber se tem como colocar todas as minhas contas do twitter de uma só vez no tweetdeck, pq por 1 por 1 rouba muito tempo

  2. Cláudia disse:

    Boa tarde!!
    Sei que a postagem é antiga, mas estou procurando um modo de usar duas contas no tweet deck, com postagens das duas na tela… Estou procurando como fazer isso e não encontrei!! Se vcs puderem me ajudar, obrigada!

  3. Max Martins disse:

    Oi, Clau

    Eu que te agradeço pelo convite e oportunidade de publicar aqui no MB. É uma honra pra mim.

    Bjs =)

  4. .:: Clau ::. disse:

    Igor, Ana
    Muito obrigada pelos comentários.

    E um agradecimento especial ao Max por ter produzido um tutorial tão magnifico! 🙂

  5. Max Martins disse:

    Oi, Ana

    Obrigado ;D
    Pena que a internet é um caos por aí.
    Tenho certeza que o TD facilitaria muito a tua vida.

    Abraços

  6. Ana Karenina disse:

    oi Clau e Max

    Excelentes dicas mesmo, pena que minha internet não é suficientemente poderosa pra suportar o Twetdeck, mas para os usuários que usam fará um ótimo uso, eu tenho 2 contas e adoraria ter mais controle sobre elas numa mesma ferramenta, quem sabe um dia né? Pelo menos já sei que aqui encontrarei a informação quando precisar.

    bjs

    @anakint

  7. Max Martins disse:

    Igor,

    Muito obrigado!
    Fico feliz que tenha gostado.
    Mesmo não sendo a minha área, escrever esse tutorial foi muito prazeroso. A gente aprende muito vendo as publicações aqui do Mundo Blogger.

    Um forte abraço!

  8. Igor Sousa disse:

    Po, show de bola.

    O artigo ficou muito bem explicado, e apesar de ter achado o TweetDeck um ótimo "recurso", acho que os programas desta categoria são um pouco pesados para a minha máquina – já usei o Seesmic -, quem sabe se um dia eu tiver um MAC né, rsrs.

    Ótimo artigo!
    Parabéns ao Max Martins.

    Abraços.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.