Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Dicas Vanessa S.

Como criar um subdomínio

Ontem ,um amigo comentou comigo no twitter, a respeito de ter algumas dúvidas ou dificuldades sobre criações de subdomínios. Então resolvi criar este tutorial explicando como criar subdomínios em um domínio já registrado.
É até bom ter esta explicação publicada, porque as vezes até eu mesma esqueço alguns procedimentos, mesmo já tendo feito anteriormente, então este tutorial vai me ajudar também, caso eu acabe me esquecendo algum dia (é gente a titia aqui não tem memória RAM não..rs)
Vale lembrar que este tutorial se aplica apenas aos que registraram domínio próprio no Blog e que utilizam o UOLHOST.
Quem utiliza dominio próprio no blog e está registrado na UolHost, tem uma grande vantagem, que é a de poder criar subdominios ilimitados para partes diferentes do seu blog.

Para fins didáticos: o subdomínio é um endereço ligado a URL do seu blog, ou seja, ele sempre estará ligado ao dominio que você registrou. Por exemplo:
http://clau.mundodarkness.com/

Quando eu criei o meu Personal Web Card, eu não registrei um novo dominio, apenas criei um subdominio para ele utilizando o meu dominio já registrado.
Utilizar subdominios pode ajudar bastante em vários sentidos, principalmente se você possui outros blogs ligados ao seu blog principal, que é o exemplo que citei do meu Personal Web Card.
Você pode, por exemplo, criar um subdominio para um outro blog que você tenha onde publica muitas imagens, ou até mesmo um portfolio etc.
Podemos também utilizar subdominios inclusive para mudar o endereço de um fórum que você criou para o seu blog, ou até mesmo da versão mobile que você oferece aos seu leitores.

Para usar um subdomínio você deve registrar e configurar a DNS do seu domínio próprio.
Cada servidor possui a sua maneira própria de configuração de DNS, mas vou explicar aqui como fazer isso para os usuários da Uolhost.

1. Como Configurar subdomínio no painel do UolHost:

Para começar a configuração do subdominio , você deverá primeiro, fazer login no site do UolHost e clique em “ver meus dominios/mudar autoridade DNS”
Selecione o domínio que você registrou.
Clique no menu “Ações disponíveis” e escolha a opção “Gerenciar Zona DNS”

Na próxima página, selecione novamente o domínio desejado, e no menu “Mais Ações“, escolha a opção “Gerenciar DNS“.

Agora devemos criar um redirecionamento para que o subdomínio funcione, criando uma entrada CNAME para cada subdomínio que desejar criar.
Vou citar abaixo alguns subdominios que você pode criar.

Criando subdominio para outro blog hospedado no Blogger:

Se você possui outro blog relacionado ao seu blog principal e quer alterar a url dele, para que ela fique diretamente ligada á url do seu dominio, veja como proceder.
Preencha os campos da seguinte forma:

Tipo: CNAME
Entrada: Digite o nome do subdomínio desejado (sem espaço,simbolos ou pontos).
Valor: ghs.google.com

(em “entrada” não precisa incluir “www”, inclua somente se você quiser. Eu particularmente prefiro sem o “www” já que se trata de um subdominio, mas ai é com você).

Clique em “criar” e verifique se o subdominio foi criado.

Nas informações acima, no campo “Valor” valem apenas se você estiver configurando um subdominio para um outro blog que seja ligado ao seu blog principal e que esteja hospedado no Blogger.

Uma dica importante: Só crie subdominios para o seu blog se realmente houver necessidade, não se esqueça que ao criar um subdominio você irá redirecionar seus leitores a um outro endereço, em outro local.
Por exemplo, se você gosta de publicar postagens com galerias de imagens e não quer deixar seu blog principal carregado demais. Neste caso é interessante criar um outro blog, usar um template do tipo “galeria” nele e configurar um subdominio para este outro blog, usando o nome e url : http://galeria.seudominio.com/

Agora se o seu interesse é criar um subdominio para personalizar as URLs dos posts no Blogger, para usar nas páginas estáticas, por exemplo, eu recomendo que você acesse o artigo do Compulsivo e siga todos os passos do tutorial publicado por ele e veja como criar URLs personalizadas para páginas no Blogger usando o Free DNS.

2. Como configurar o subdomínio no painel do Blogger:

Agora você deverá configurar o subdomínio que criou no painel do Blogger.
Você deve seguir o mesmo procedimento que fez ao instalar seu domínio próprio quando fez a Configuração no Painel do Blogger .
Entre no Painel do Blogger, clique em “Configurações” e na aba “Publicação“, escolha “Alternar para domínio personalizado” e em seguida, escolha a opção “ir para configurações avançadas”
Na próxima página, em “seu domínio” escreva o nome do subdomínio que você criou (não coloque o “www” se você tiver criado o subdominio sem o www).
Clique em “Salvar configurações“.

Criando subdominio para a versão mobile:

É obvio que para configurar um subdominio para mudar o endereço da versão mobile do seu blog, requer que você já tenha Configurado o Blog para Versão Móvel, caso contrário, nem adianta continuar seguindo este tutorial.
Vejamos como configurar o subdominio para versões mobile. Preencha os campos da seguinte forma:

Tipo: CNAME
Entrada:mobile
Valor: nomedoseublog.mofuse.mobi

Em “valor” você deve colocar o link fornecido pelo site quando você criou versão mobile,não esqueça,ok?
Olhe a versão móvel que eu criei para o Mundo Blogger e veja como ficou endereço: http://mobile.mundoblogger.com.br/.

Criando subdominio para um fórum:

Se você notou, o meu outro Blog, o Blogosfera Legalizada, possui um fórum,e a url do fórum está ligada á url do blog:
http://forum.blogosferalegal.com/
Eu não registrei outro domínio para o fórum, até porque o fórum faz parte do conteúdo do blog e está ligado diretamente ao blog. O que eu fiz foi criar um subdomínio para este fórum, alterando a url anterior.
Como eu criei o fórum no site Forumeiros.com a url antiga era: http://blogosferalegalizada.forumeiros.com , mas eu resolvi alterar essa url para que ela ficasse ligada diretamente ao endereço do blog, principalmente pelo fato que o endereço ficou enorme,né?
Se você também possui um fórum que faz parte do seu blog, vejamos como configurar o subdominio para ele.
Preencha os campos da seguinte forma:

Tipo: CNAME
Entrada:forum
Valor: link-do-seu-forum-criado

Em “valor” você deve colocar o link fornecido pelo site quando você criou o fórum.

Lembrando que, na UOLHOST, os subdomínios são ilimitados e você poderá criar quantos você quiser.

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

30 Comentários

  1. Well disse:

    Oi! O Uol atualizou o painel e, consequentemente, esse tutorial fico desatualizado… Não consegui fazer, será que daria para verificar!?

    Parabéns pelo blog, está na minha lista de favoritos há anos!

  2. Lucas Lima disse:

    Ótimo, obrigado. Consegui tranquilamente!

  3. Zaraki Scofild disse:

    nao consegui entrar no meu gerenciador de dns , aparece uma mensagem disendo que eu alterei meu cmpj que nao e problema mas nao sei dessa tela

  4. .:: Nessa ::. disse:

    @PIBViçosa
    Já tive problemas parecidos e o problema é com a UOL..mas eles nunca assumem que seus servidores, além de vulneráveis,sempre apresentam problemas…esses e o outros foram os motivos que me levaram a não usar mais nenhum tipo de serviços da Uolhost.

  5. PIBViçosa disse:

    Oi Clau, tudo bom? Vi seu post sobre domínios personalizados e gostei muito. Mas eu gostaria de tirar uma dúvida, talvez vc ou outros blogueiros aqui consigam me ajudar. Tenho um domínio o pibv.com.br no UOL Host configurado no blog pibvicosa.blogspot.com e criei mais 4 subdomínios como vc indica nesse post. Fui tudo muito bem feito. Porém desse dia pra cá, todos os blogs que configurei o redirecionamento com os subdomínios criados ficaram instáveis. Hora ficam acessíveis, hora a página está fora do ar. E o pior, isso tb está acontecendo com o blog principal (o que uso domínio e não subdomínio). Falei com a UOL Host e eles me informaram que todas asconfigurações de DNS estão corretass e que o problema deve ser com o Google, já escrevi no fórum do blogspot mas até agora nada de resposta.

    Gostaria de saber se você tem alguma opinião sobre isso, ou se alguém aqui no blog já teve problema parecido e pode me ajudar a resolver isso.

    Muito obrigado pela atenção de vocês, esse site é muito importante para mim e para a comunidade da igreja lá em Viçosa-MG. Se alguém puder ajudar, ficarei muito agradecido. Um grande abraço, e até mais.

  6. Set Create disse:

    Houve um erro no processo!

    Entrada já existente. Tente novamente.

    Quando clico em "Criar" aparece uma mensagem dizendo isso. O que devo fazer? Aguardo resposta, obrigado!

  7. .:: Clau ::. disse:

    Phoenyx
    Este tutorial se aplica apenas aos que registraram domínio próprio na UOLHOST.
    Recomendo que vc entre em contato com o suporte onde vc registrou seu dominio. Só eles poderão te ajudar.

  8. [_¯?_¯?_¯s_¯?_¯?_¯y_¯x_¯] disse:

    clau, eu configurei um dominio pelo ig dominio e configurei alguns sub dominio entre eles xat, tem um porem se tento acessar a url sem o www. nao acontece o redirecionamento que antes acontecia normalmente, ou seja com o subdominio não consigo acessar a url sem www. você saberia me dizer como resolver isso ?

  9. .:: Clau ::. disse:

    OIA NETWORKS,
    Novidades Ngt

    Que eu saiba, no blogger isso não é possivel.

  10. Novidades Ngt disse:

    Tenho a mesma duvida do @Oia Networks, Clau… há como fazer isso ?

  11. Novidades Ngt disse:

    Olá, sempre passo por aqui.rs

    Seguinte, posso fazer quantos subdominios eu desejar para meu dominio ? tipo seilaoque.meudominio.com.br ? Quantas vezes eu quiser ? Valeu.rs

  12. OIA NETWORKS disse:

    cara , tem como inserir um sub dominio como esse caminho ex : http://www.dominio.com.br/subdomminio , me envia uma resposta no email : portesanto@hotmail.com , muito obrigado

  13. ? Jão Bless ? disse:

    Te AmoOoo Clau
    mais uma vez muito obrigado !!!
    Ótimo Post ;*

  14. ::Clau:: disse:

    Luciana:
    Sobre o wordpress eu já não sei qual o procedimento para essa configuração. Tenta contactar o suporte do seu servidor para esclarecer esta dúvida.

  15. Luciana disse:

    Clau você sempre salva a minha vida!
    Vários dos seus tutoriaias já me ajudaram viu, OBRIGADA!!
    Mas queria fazer uma pergunta… Comprei um dominio no UolHost e queria criar um subdominio para os meus trabalhos de Design, algo como portifólio.
    Que valor eu coloco? Pq meu blog não é mais no Blogger, agora uso o Freehostia e migrei pro WordPress!
    ??????

    Beijos!

  16. ::Clau:: disse:

    @DuDuCP:
    Q eu saiba, esta opção é impossivel no blogger. Mas de qualquer forma obtenha mais informações no fórum do blogger ou diretamente com o seu servidor.

    @Victor S. Gomez:
    Obrigada! =P

  17. Victor S. Gomez disse:

    Essa é uma ótima postagem, me ajudou muito. Abraços

  18. Aline disse:

    Tá bom querida,mesmo assim muito obrigada!
    Vou tentar ligar então.
    Beijos

  19. ::Clau:: disse:

    @Aline:
    É que a criação de subdominios que expliquei no tutorial é apenas para serviços de registro de dominio mesmo. Não tem nada a ver com hospedagens. Sobre oferecer host ou plano de revenda, eu não sei como funciona e não entendi nada tb.
    Tenta fazer contato por telefone com a Uolhost, as vezes por telefone eles explicam bem melhor e mais detalhado..

  20. DuDuCP disse:

    Muito bom vlw!
    eu queria saber como criar um subdominio desse geito

    http://www.meusite.com/forum

    entende?

    depos do dominio principal
    se puder faser o tuto ae eu agradeço!

  21. Aline disse:

    Clau,em relação a pergunta que te fiz anteriormente:
    Eu fiz essa pergunta no site do Uol Host e obtive a seguinte resposta:

    Prezado Cliente,

    No plano de hospedagem do UOLHOST, você pode criar subdomínios ilimitados para um determinado domínio, contudo, você terá que disponibilizar acesso de sua hospedagem ao seu cliente, onde sua hospedagem contem apenas um usuário de FTP, e conseqüentemente seu cliente ter acesso a todos os arquivos de sua hospedagem.

    Para o tipo de solução no qual deseja, orientamos o plano de revenda, onde em um plano de hospedagem você pode criar quantos usuários de FTP desejar e cada usuário, tem acesso a uma determinada pasta da hospedagem.

    http://www.uolhost.com.br/revenda-de-hospedagem.html

    Mas não entendi!
    Não tem como eu mesma configurar os subdomínios no painel?
    Se vc entendeu,por favor me ajuda?!
    Beijos

  22. Aline disse:

    Posso oferecer hosts com esse sistema?
    E se puder,é ilimitado?
    Beijos

  23. Janaina Barreto disse:

    Ah, entendi, Clau!
    Obrigada pela paciência ^-^

  24. ::Clau:: disse:

    @alinestar.com:
    Obrigada querida! Volte sempre que precisar.

    @Jana Barreto:
    Todos os subdominios devem estar ligados ao dominio, mas não precisam ser para a mesma página.
    Vc pode criar um blog: blogdafulana.blogspot.com e apontar e configurar um subdominio para ele, que ficaria: blogdafulana.seudominio.com
    Vc pode criar quantos blogs quiser e configurar um subdominio diferente para cada um deles.

  25. Janaina Barreto disse:

    Clau, uma coisa que eu perguntei na página de ajuda do Uol Host mas não entendi… Você disse que posso criar quantos subdomínios eu quiser, mas é só se todos eles apontares pro dominio? Tipo pra mesma página?
    Ou é pra qualquer página? Tipo: blogdafulana.dominio.com e eu posso fazer outro blogdofulano.com. Quantos eu quiser, pra blogs diferentes?

    Ainda tô meio perdida com isso, espero que vc entenda o que eu tentei dizer ^-^

    Beijão =*

  26. alinestar.com disse:

    Muito obrigada pela ajuda Clau!
    Vou indicar seu site para minhas amigas,você merece reconhecimento!
    Já vou add seu site nos meus créditos tbm!
    Beijão

  27. B.Sajermann disse:

    Então, no caso não tem como criar sub-dominio para paginas estaticas?

    Que pena, Me matei pra fazer "Sobre o Autor" em uma pagina estatica…

    #Odio

    Ma obrigado Clau…

    #FicaADica

  28. ::Clau:: disse:

    @Bruno Sajermann:
    Eu apenas criei um outro blog e depois criei um subdominio pra ele.

    @Aline:
    Vc não precisa ter hospedagem paga, pode criar um outro blog no blogger e depois é só vc usar o procedimento que está no tutorial em "Criando subdominio para outro blog hospedado no Blogger"

  29. Aline disse:

    Olá Clau!Primeiramente quero dizer que seu site é o mais completo sobre blogger que eu já conheci!
    Quero te parabenizar,vc é ótima no que faz!
    Bom,agora em relação ao tutorial,eu estava justamente com essa dúvida,pois eu queria criar um subdomínio para os extras do meu blog.
    Por exemplo,queria criar um redirecionamento,para outra página,com outro layout,outra aparência,diferente do meu blog,para http://extras.meudomínio.com
    É possível?
    Eu registrei meu domínio no UOLHOST,mas não paguei por uma hospedagem,hospedei no blogger.
    Me ajuda Clau,faz tempo que quero fazer isso,mas não sei como!
    Beijão!
    Aguardo sua resposta!

  30. Bruno Sajermann disse:

    Muito legal esse tutorial, mas como você criou uma pagina só pro seu WebCard?

    No caso da pagina CONTATOS, tem o site Wufoo, e no caso do seu WebCard?

    Obrigado!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.