Junte-se a 22.515 pessoas que
decidiram aprender tudo sobre Criação de Blogs Profissionais e Redes Sociais.

Postagens Vanessa S.

Criando Páginas Estáticas no Blogger

Uma das novidades recentes do Blogger lançadas este mês é a implantação de Páginas Estáticas.
Este recurso, serve para criarmos páginas fixas no blog de forma bem simples.
Com a criação de páginas estáticas, temos a possibilidade de criarmos páginas fixas, sem data,que geralmente são usadas para: “contato”, “sobre”, “parcerias” etc.
Antes era necessário usar de algumas “macetes manuais” e “gambiarras” para criarmos páginas fixas, agora a equipe do Blogger descomplicou, ao lançar este recurso.

A ativação automática deste recurso só está disponível para templates novos (padrões do blogger e que não foram modificados), para ativar este recurso em templates antigos (já modificados) deve-se incluir este recurso manualmente, que você verá o procedimento ao final deste post.

Se quiser implantar páginas estáticas no seu blog, acesse o seu blog, através do painel do Blogger, e clique no menu “Páginas”. Em seguida clique no botão “nova página”.

Clique em “página em branco” para criar sua página estática.
Vai aparecer o editor de texto para que você escreva seu post normalmente.
Em “Configurações da página”, configure se irá ativar a opção de comentários ou não, que por padrão, já vem ativada(eu recomendo que deixe desativada). Após configurado, clique em “concluido” para salvar as alterações.

Após criado seu post, clique em “Publicar“.
Aparecerá uma mensagem “Mostrar páginas como” e ao lado, um botão com a opção de escolha do local que você deseja incluir sua página. Você poderá escolher em qual local o link da sua página ficará e clique em “salvar e publicar” para visualizar sua nova página.

Se você escolher a opção “Guias na parte suprior“, será criado uma linkbar abaixo do cabeçalho, automaticamente.
Se você escolher a opção “Links laterais“, os links da suas sua páginas serão incluídos na sua sidebar.

Se por acaso você instalou algum outro tipo de menu abaixo do cabeçalho, eu recomendo que você escolha “não mostrar“, para vincular sua página manualmente, assim você pode pegar o link da página que você criou e inseri-lo no seu menu.
Para pegar o link da sua nova página criada, com o mouse direito, clique em cima do link da sua página e copie a URL, para depois inseri-la no seu menu.

Caso queira personalizar mais as páginas estáticas do seu blog, ocultando alguns elementos, leia o artigo:
Aplicar estilos às Páginas Estáticas

Como colocar Página Estática em templates antigos/alterados/modificados:

Para aqueles que possuem templates antigos,que já foram alterados ou modificados(não nativos do Blogger), deve-se incluir esta funcionalidade manualmente. Veja como:

No painel do blogger, acesse o menu “modelo” e entre na edição de html do seu blog,marque a caixinha “expandir modelos de widgts” e Procure pela linha:


<b:include data='post' name='post'/>

E cole o código a seguir logo ABAIXO dela:


<b:if cond='data:blog.pageType == &quot;static_page&quot;'>
<b:include data='post' name='comments'/>
</b:if>

Visualize e se estiver tudo certinho, salve!
Pronto, agora seu blog já tem páginas estáticas habilitadas, é só usar a imaginação e criar páginas fixas de acordo com a sua necessidade.

Se você usa algum modelo de template Minima, ou modificado, pode ser que se interesse em saber como instalar um Menu automático para Páginas Estáticas.

Artigo atualizado em 05/2012.

Sobre o autor | Website

Fundadora do Mundo Blogger. Autodidata que adora internet, que se encantou com blogs, seus códigos e templates, desde 2009, e por conta disso começou a "brincar" com web design nas horas vagas, até que resolveu criar o Mundo Blogger para compartilhar o que aprendeu com você através dos tutoriais publicados aqui.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

27 Comentários

  1. 1° como colocar uma pagina estática como pagina inicial do blogger com o link tipo só . blogspot e 2° Ai como eu faço para colocar esses botãozinhos de avançar e recuar na lateral do Blogger?

  2. Júnior disse:

    Vanessa, excelente o trabalho que você desenvolve!
    Procurei pelo Mundo Blogger e não encontrei, talvez você possa me ajudar se tiver algum tutorial. Gostaria de deixar as páginas estáticas como se fossem de postagens, acredito que seja da mesma forma que você faz aqui, quando acessamos os menus e cada um deles tem vários artigos.
    Não sei se fui claro na minha dúvida, nem mesmo se é possível fazer isso, mas se você tiver algum tutorial neste sentido, agradeço se puder informar.

    Obrigado!

  3. Mari Goncalves disse:

    Olá,ja fiz inumeras pesquisas e não consegui resolver meu problema.Minha pagina inicial estava funcionando muito bem,mais não sei o que aconteceu agora que quando abro meu blog,ela abre com outra pagina.Já fiz as configuraçoes necessárias e nada…Mais pude perceber que lá em layout,''pagina'' tem uma pagina descrita como inicio que não dá opçao de exclusão,quando clico nela abre outra pagina que não é a inicial….Por favor me ajudem!!

    • Vanessa disse:

      Alguns recursos podem variar de template para template. Sendo assim, lamento, mas não tenho como te ajudar, de qualquer forma agradeço pelo comentário.

  4. José Caetano De Souza Junior disse:

    Oi, seu post é muito bom e me ajudou muito….mas estou com um grand problema….é assim:
    eu baixei um template da internet, instalei ele no blog e editei ele a meu gosto…..só que quando eu criei uma pagina nele, ela não fica estatica….ela fica só o post e o header da pagina……tentei esses codigos para ver se os gadgets estavam escondidos, mas nada….vc pode me ajudar pf?? é urgente

  5. .:: Clau ::. disse:

    Diego S.
    Eu não sei te informar pq nunca tentei e nunca vi. Mas é questão de vc dar uma pesquisada no forum oficial do blogger.

    nosso blog
    Que bom que deu certo 😉

  6. nosso blog disse:

    é pq tentei a primeira vez (onde cria as páginas) e a widget foi add na lateral e não onde fica o menu… mais quando mudei ela pra lah deu certo…. vlws ateh ++

  7. Diego S. disse:

    Ola tudo bem?

    Você saberia me dizer se é possivel colocar uma pagina estática do blogger como a inicial? Pq tipo quero que a primeira pagina que apareça seja uma estatica e não a default do blogger(as de postagens).

    eu uso o blogger, dominio uolhost

    Agradeço desde já!

  8. .:: Clau ::. disse:

    nosso blog
    Já tem esta informação no post. Se quiser, tb pode conferir o artigo:
    https://www.mundoblogger.com.br/2010/09/instalar-menu-horizontal-no-designer-de.html
    Veja o item "Incluir Links das páginas estáticas automaticamente".

  9. nosso blog disse:

    OI tudo bom… Gostaria de saber como adiciono todas as paginas automaticamente… sem precisar colocar link por link … ex: no wordpress temos um código no qual cada pagina que criamos ele já adiciona no menu … mais no Blogger eu não tenho ideia de como fazer isso … vc poderia me passar essa explicação até mais….

  10. john disse:

    Ola bem gostaria de colocar uma pagina adicional ao meu blog mas que eu pudesse fazer varias postagens diferentes nela tipow ta la meu menu tem home feeds comunidade e jogos tipow assim

  11. Renatinha disse:

    Muito obriga a sua dica me ajudou muito … OBRIGADO ..

  12. .:: Clau ::. disse:

    @Carlos antonio correia de farias:
    deve ser problema relacionado ao seu template, não tem como te ajudar.

    @SocialLie:
    Existe uma maneira de fazer isso sim, no momento eu não estou lembrada, mas depois eu dou uma verificada pra vc e conforme for publico, prometo.

  13. SocialLie disse:

    Queria que minhas paginas abrissem em outra aba, como posso fazer isso?

  14. Carlos antonio correia de farias disse:

    como faço para post nas paginas criadas, naum consigo elas ficam só na inicial…..

  15. ::Clau:: disse:

    Vanessa Pereira:
    Deve ser problema no seu template. Vc pode tentar visualizar suas páginas internas através do editor do blogger. Vai na aba "Postagens" >> "exibir páginas", lá você poderá ter todo o acesso as suas páginas.
    Espero que ajude.
    Obrigada pela visita.

  16. Vanessa Pereira disse:

    Eu to com um problema! Quando crio uma página estática não aparece essas opçoes tipo "Guias do blog", "nenhum gadget"… Então eu não consigo criar um menu acrescentando os links das minhas páginas estáticas!! Por exemplo, pra eu colocar meu orkut no menu, eu tive que criar uma página estática com um link pro orkut e um sistema de redirecionamento automático! Eu não sei o q eu faço!! Me ajudaa!!!

  17. ::Clau:: disse:

    @Mauri Marquardt:
    Pelo visto vc não acompanhou as postagens recentes no blog, pois já existe um tutorial publicado que explica como resolver este problema:
    Retirar o "Leia Mais" das Páginas Estaticas.

  18. Mauri Marquardt disse:

    Tenho o mesmo problema que o B. sajermann

    Adoraria resolver esse problema, se alguem souber a solução, ou onde estamos errando, eu agradeço

  19. kynhaa disse:

    Olá, muito bom o bloger, eu criei o meu faz um tempo mas nunca realmente usei e de uns dias pra cá que voltei a usa-lo, a questão é o seguinte: Criei as páginas internas e elas já estão funcionando, mas queria saber como faço para o conteúdo da página principal ir para as páginas internas, eu jjá tentei e não consigo. :S
    meu blog é esse:http://crazyforbooksandcoffee.blogspot.com/

    Obrigada desde de já por tirar as duvidas.
    bjs

  20. B.Sajermann disse:

    Olá, no caso segui os passos direitinho, mas o template do meu blog é o goth red dark, ou seja, ele tem um resumo de postagem, portanto quando eu crio a pagina estatica ela fica resumida, e quando eu clico em "leia mais" ele não abre, e nem clicando no nome do post, que no caso do meu seria: "Sobre"..

    Tem como me ajudar nessa situação?

    Obrigado!!!

  21. ::Clau:: disse:

    @Max Darcival:
    As páginas estáticas que são criadas possuem o tamanho que foi estipulado no seu template, ou seja, todas elas terão as mesmas medidas que vc estipulou para a área de postagens.
    A única diferença é que as páginas estáticas não aparecem a data, o que facilita ao usuários, já que a maioria, antes da ativação deste recurso, tinha que criar um post e fazer um macete colocando uma data bem antiga.

  22. Max Darcival disse:

    Obrigado pelo tutorial.
    Mas apesar de ter tentado por 3 vezes passo-a-passo não consegui que a vizualização ficasse em página inteira nemqueavacatussa (http://naenfermagem.blogspot.com/p/apresentacao-do-autor.html). Talvez por causa do Template que divide a página principal em quatro.
    Se puder dar uma luz onde está havendo o erro eu agradeço de coração pois quem sabe outra dúvida de um outro usuário inexperiente em webdesign também não seja solucionada.
    Ademais, parabéns pelo trabalho do site.

  23. ::Clau:: disse:

    @AnneKira™:
    Acesse seu blog pelo Blogger in Draft, vai na aba "Postagens" >> "exibir páginas", lá você poderá ter todo o acesso as suas páginas, podendo editar as páginas,ver os links de endereço(clicando em Visualizar) e até excluir as já criadas.

  24. AnneKira™ disse:

    Apesar de eu ter inserido o código no template do meu blog ele não funcionou.

    Não consigo visualizar a página inteira por que ela se oculta

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.